Reserva Biológica Huilo Huilo tem muitas atrações para quem combinar conforto e aventura na região mais sustentável do Chile

O Chile acaba de vencer a 22ª edição do World Travel Awards, que premia os melhores do mundo todos os anos, como melhor destino de aventura. Famoso pela lista de opções para os aventureiros de plantão, o país é uma ótima escolha para os que querem praticar atividades diferentes e curtir bons momentos de adrenalina.

Quem planeja conhecer o Chile com um perfil único tem destino certo, a Reserva Biológica Huilo Huilo, uma reserva biológica privada localizada em pleno coração da selva da Patagônia chilena. A 860 km de Santiago, 176 km de Temuco, 120 km de Pucón e próxima ao vilarejo de Neltume, Huilo Huilo é um lugar mágico com mais de 100 mil hectares. A reserva, que está aos pés do vulcão Mocho-Choshuenco com 2.430 metros de altura, se preocupa com a conservação da floresta temperada que abrange diversos ecossistemas com grande riqueza de espécies nativas animais e vegetais: no local existem cerca de 95 espécies de aves, 12 tipos de mamíferos e 328 espécies de flores.

vulcão Mocho-Choshuenco

Vulcão Mocho-Choshuenco

Huilo Huilo significa na língua dos mapuche, os índios nativos da região, “grande fenda na terra”. A reserva de Huilo Huilo é vizinha à Reserva Nacional Mocho-Choshuenco, que abriga os vulcões de mesmo nome e é considerada uma área de conservação prioritária pela importância de seus sistema de rios e lagos quase intocados, interligando-se com a área do Corredor Costa Andes.

Tendo o ecoturismo como principal atividade, Huilo Huilo oferece grande variedade de esportes de aventura. Durante o verão é possível fazer atividades como trekking, mountain bike, rafting, tirolesa, cavalgada, pesca e passeio de caiaque. Conheça mais detalhes sobre as atividades que lhe esperam nesse pedaço do mundo que todo mundo precisa conhecer:

Tirolesas

Huilo Huilo oferece diversos tipos de tirolesa para seus hóspedes que, durante o verão, permitem a visão das lindas paisagens da região. Há a tirolesa infantil com 40 metros de comprimento e 2 metros de altura, a tirolesa Huilo Huilo com 35 metros de altura e 180 metros de comprimento e a tirolesa XL, considerada uma das mais radicais da América do Sul com 90 metros de altura e 500 metros de comprimento.

Cavalgadas

Uma das atividades mais populares de Huilo Huilo é a cavalgada, onde o hóspede pode passear entre montanhas, bosques primários e conhecer diversas espécies de pássaros e rios da Patagônia.

Rotas educativas         

Esses tours levam os turistas para o meio do bosque da Patagônia chilena e ensinam sobre as pequenas formas de vida que existem na área. Com a ajuda de lupas, os viajantes podem observar os minúsculos cogumelos (existem mais de 160 tipos deles na região) e a linda flora e fauna do bosque.

Termas do Lago

Visita fotográfica às termas, que de acordo com as crenças locais têm poderes curativos. Uma vez cruzado o lago, há cais e plataformas de madeira elevadas sobre o bosque. As piscinas são troncos ocos separados uns dos outros em quase 10 metros, onde a água se mantém entre 35º e 40ºC.

Salto Huilo Huilo e Salto O Puma

O Salto Huilo Huilo é um trekking onde é possível visitar diferentes mirantes, que oferecem vistas espetaculares para cachoeiras e observação da rica flora existente dentro da Reserva. A trilha acompanha o curso do Rio Fuy e passa pelo Salto Huilo Huilo, uma formosa cachoeira com 40 metros de altura. Mais à frente, chega-se ao Salto O Puma, com aproximadamente 30 metros de altura, que oferece uma maravilhosa vista do rio e exuberante vegetação.

Salto Huilo Huilo

Salto Huilo Huilo

Vida Selvagem

Existe algo melhor que respirar ar puro, ouvir o cantarolar dos pássaros e apreciar a diversidade animal? Se existe alguém que responderia sim a essas perguntas, Huilo Huilo é o lugar ideal para fazê-lo mudar de ideia. Caminhar em meio a uma das poucas florestas de clima temperado que ainda restam no mundo é encantador. Os 100 mil hectares de floresta proporcionam tranquilidade e bem-estar, além do fato de conter um riquíssimo ecossistema. Em Huilo Huilo existe, ainda, o Centro de Conservação do Huemul, cervo sul andino, símbolo nacional, que está ameaçado de extinção. 

Cervo Huemul

Cervo Huemul

Trilhas variadas

Com opções variadas de trilha, a região abriga diversos mirantes com paisagens deslumbrantes, cachoeiras com até 40 metros de altura, lagos, Vulcão e outras maravilhas naturais. 

Atividades aquáticas 

Dentro da reserva de Huilo Huilo existem atrações náuticas, desde atividades bem tranquilas, como banhar-se nas termas, que, segundo crenças locais possuem poderes curativos, até atividades mais radicais, como navegar no Lago Pirehueico e praticar rafting no Rio Fuy.   

Rio Fuy

Rio Fuy

Atividades na neve

O fato de ter uma geleira a partir dos 2.200 metros de altitude possibilita a prática de atividades de neve, inclusive no verão.

Mountain Bike

Com trilhas de diferentes graus de dificuldade, a reserva dispõe de toda infraestrutura necessária para que você possa desafiar a Patagônia de bike. Huilo Huilo, inclusive, faz parte do circuito de Mountain Bike de diversos campeonatos da modalidade, como a TransAndes Challenge. 

Bosque Nevado

Além de todas essa atividades para o visitante que vai à reserva durante o verão, Huilo Huilo tem um Bosque Nevado que fica aberto apenas no inverno, entre os meses de julho e setembro. No entanto, por ter neve quase o ano todo, há atividades típicas do frio, mas que também podem ser feitas no verão, como trekking no vulcão Mocho-Choshuenco, ski randonee e caminhadas em raquetes de neve.

Gastronomia

Em Huilo Huilo há ótimos restaurantes. Os três hotéis do complexo oferecem o melhor em termos de alimentação, atendendo até os mais exigentes paladares. Além disto, a reserva conta ainda com uma cervejaria própria, a Petermann, bares e cafeterias espalhadas entre a área hoteleira. 

Para os amantes de uma boa cerveja, dentro da Reserva funciona a Cervejaria Petermann, onde é possível conhecer o processo cervejeiro e provar os quatro sabores produzidos no local. As bebidas são encorpadas, sem aditivos e elaboradas com 100% malte. Arrume as malas e corra para o lugar mais mágico do mundo!

Cultura 

Saber um pouco sobre o local que se está visitando é sempre bom, né? Em Huilo Huilo há um museu dedicado aos vulcões chilenos, o Museo de los Volcanes, que destaca a importância dessas estruturas geológicas, sobretudo o Mocho Choshuenco, localizado dentro da Reserva. 

A rota cultural por Neltume e Puerto Fuy – uma excursão de carro que para em lugares como a casa e ateliê do artista Dragomir, que esculpe em madeira reaproveitada – faz com que o visitante entenda um pouco da história do povo e como eles se adaptaram à mudança do trabalho extrativista florestal para o turismo sustentável.

Relaxe no Spa

Se você está querendo relaxar mesmo, se recuperar da árdua rotina, o Lawenko Spa é essencial. Diferenciado, o Lawenko se destaca por tratar não só o corpo, mas a mente e o espírito, além de estar totalmente em meio à natureza. Entre os serviços oferecidos estão oito tipos de massagens, tratamentos de beleza facial e corporal, além de tratamentos de hidroterapia, com opções de banhos à base de flores e ervas naturais.

Hospedagem diferenciada

Huilo Huilo conta, ainda, com diversos tipos de alojamentos, desde campings e chalés, até hotéis de luxo. Porém, o grande destaque fica por conta de três hotéis com design diferenciado e formato surrealista: o Montaña Mágica Lodge, que imita o formato de um vulcão, o Nothofagus Hotel, que foi construído em volta de uma árvore, e o Reino Fungi Lodge, que se assemelha à forma de um cogumelo.

Como chegar

O acesso mais fácil até a reserva é pelo aeroporto de Temuco, que possui em média 5 voos diários partindo de Santiago. A partir daí, o trajeto até Huilo Huilo pode ser feito por transfer em um percurso que dura, em média, 3 horas (190 Km), cheio de belas paisagens.

Ainda é possível alugar um carro em Pucón (122 Km de Huilo Huilo), lugar estratégico para fazer uma paradinha e aproveitar para conhecer um pouco dos parques nacionais e o vulcão da cidade.

Outra opção, para quem está na Argentina, é pegar um transporte saindo de San Martin de Los Andes (próximo a Bariloche), cidade que fica a 86 Km de distância, onde a reserva também mantém um hotel. No caminho da Argentina até a reserva é preciso fazer a travessia pelo Lago Pirihueico, que dura aproximadamente uma hora e meia, o que torna a viagem ainda mais bela.

Onde ficar

Huilo Huilo Nawelpi Lodge: Localizado as margens do Rio Fuy em meio à floresta patagônica, o hotel de categoria luxo tem acomodação com banheiro privativo e hidromassagem, terraço privado, minibar, lareira e módulo de serviço de chá, cafés e afins. Distância: Aeroporto de Pucón – 72 km.

Huilo Huilo Nothofagos Hotel & Spa: No coração do complexo arquitetônico da reserva, o hotel foi construído ao redor de uma árvore. Tem 55 leitos em quatro tipos de acomodação que vão do standard ao luxo. Distâncias: Centro de Esqui Bosque Nevado – 40 minutos de carro, Museu dos Vulcões – 2 km, Estação Rodoviária de Panguipulli – 65 km.

Huilo Huilo Reino Funghi Lodge: Com formato semelhante ao de um cogumelo, o Funghi Lodge foi projetado para se misturar a vegetação que o cerca. Oferece serviço de compartilhamento de acomodações entre quartos. Distâncias: Mocho-choshuenco Volcano – 20 km, Estação Rodoviária de Panguipulli bus – 65 km, Aeroporto de Temuco – 190 km.

Montaña Mágica Lodge: A aparência do hotel foi inspirada em um vulcão nativo e a edificação está coberta por vegetação. Os quartos são confortáveis com decoração em madeira e vista para o jardim. Distâncias: Puerto Fuy – 3 km, Neltume – 6 km.

Huilo Huilo Cabañas del Bosque: Situadas nos bosques da Reserva Fuy, as Cabañas del Bosque dispõe de acomodações auto suficientes com cozinhas totalmente equipadas, inclusive com máquina de lavar louça. O serviço de limpeza está incluído. A estadia mínima é de dois dias e inclui atrações como visitas autoguiadas, cachoeira La Leona, Caminho de Los Espiritus e a cachoeira Huilo Huilo. Distâncias: Panguipulli – 65 km, Aeroporto de Temuco – 190 km, Aeroporto de Valdivia – 200 km.

Huilo Huilo Canopy Village: São pequenas acomodações projetadas nas copas das árvores, construídas em madeira a 5 metros do chão. Distâncias: Panguipulli – 65 km, Aeroporto de Temuco – 190 km, Aeroporto de Valdivia – 200 km.

Salta del Puma Basckpackers Hostel: Habitação compartilhada por mochileiros que querem se aventurar na Patagônia chilena. As acomodações têm chuveiro e banheiro.

Camping Huilo Huilo: São 22 locais com conexão para eletricidade e duchas aquecidas.

Obs.: As diárias dos hotéis variam entre US$ 45 e US$ 264.

Onde comer

Restaurante Nothofagus: Serve o melhor da gastronomia local e de produtos típicos da região, como murta, mirtilos, nozes e castanhas.

Mesón del Jabalí: Gastronomia sofisticada que mistura vários ingredientes locais nos pratos.

Cervejaria Petermann: Serve pizzas, lanches, bebidas e aperitivos.

Café del Duende: Decorado como um conto infantil, é famoso por seus bolos e chocolates.

Café del Lago: Instalado em Puerto Fuy, dispõe de uma biblioteca no segundo andar.

Dica

Leve pesos chilenos, pois não são aceitos cartões de crédito e não há caixas eletrônicos.

Mais informações no site oficial de Huilo Huilo ou no Facebook.

Fonte: B4T Assessoria + Comunicação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.