Nessa matéria você encontra informações práticas para facilitar a organização de sua viagem para Barbados.

Documentos para entrar em Barbados

Brasileiro precisam apresentar o passaporte válido e o Certificado Internacional de Vacinação Contra Febre Amarela, fornecido pela ANVISA. Leia aqui onde tomar a vacina e como obter o certificado internacional.

Passaporte e Visto

Os brasileiros que vão a passeio não precisam de visto para entrar em Barbados e permanecer até 90 dias, mas é necessário apresentar um passaporte válido na entrada do país.

Embaixada do Brasil em Bridgetown

Endereço: The Courtyard, Hastings – Christ Church – Barbados, W.I.
Tel.: +1 246 427-1735
E-mail: brasemb.bridgetown@itamaraty.gov.br
Site: bridgetown.itamaraty.gov.br

Imigração e Alfândega

O formulário de imigração (Landing Card) é entregue ainda durante o vôo e o documento deve ser preenchido com letra legível. O Landing Card é composto por duas folhas, uma branca e outra verde. Cada família deve apresentar apenas um Landing Card, ou seja, basta que um membro da família preencha um formulário.

Na folha branca são pedidas informações gerais como nome, número do passaporte, endereço residencial, motivo da viagem, nome e endereço do hotel de hospedagem. Esta folha ainda é dividida em duas partes, a superior que é a que será entregue no desembarque e a parte menor que deve ser guardada para ser apresentada na emigração quando deixar Barbados (deixe junto do passaporte para evitar perder e ter algum problema na hora de deixar o país). A folha verde pede informações referentes a objetos pessoais, duty free e valor em dinheiro que o passageiro traz. Cada pessoa tem a franquia de 1 litro de aguardente ou vinho.

O Landing Card preenchido e o passaporte devem ser apresentados ao oficial de imigração, que pode também solicitar o Certificado Internacional contra Febre Amarela.

O passaporte é carimbado com a data de entrada, assim como a parte do Landing Card que fica com o visitante.

Na saída de Barbados, após entrar na área de segurança, apresente o passaporte, o Landing Card e o cartão de embarque no guichê da emigração. Não há carimbo de saída, pois o formulário entregue é a comprovação de saída do país.

Língua

O inglês é a língua oficial e falada no país.

Seguro Viagem

Não existe obrigatoriedade de seguro viagem para entrar em Barbados, que por sinal, oferece um dos melhores serviços de saúde no Caribe Oriental. Entretanto, é sempre recomendável viajar com seguro.

Contrate com calma e antecedência o seu por aqui:

Vacinas necessárias

Em Barbados a febre amarela está erradicada, por isso todos brasileiros que viajam ao país devem tomar a vacina contra a doença com no mínimo 10 dias de antecedência a viagem. O comprovante da vacinação deve ter validade internacional. Caso o local onde você for vacinado não der o certificado internacional, leve seu comprovante até um dos postos de atendimento da ANVISA para regularizá-lo. Leia mais sobre vacinação contra febre amarela para entrar em Barbados aqui.

Moeda

A moeda oficial de Barbados é o Dólar de Barbados (BBD ou Bds$) e como a moeda é bastante estável, desde 1975 a cotação entre Dolar de Barbados e o Dolar Americano está fixada em: 1,00 US Dolar = 2,00 Dolares de Barbados (Bds$).

As notas de Dólar de Barbados são emitidas nos valores de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 dólares. Já as moedas são de 1 centavo, 5 centavos, 10 centavos, 25 centavos e 1 dólar. O Dólar Americano é aceito em toda a ilha.

Quanto vale o Dólar de Barbados?

1 dólar americano = 2 dólares barbadianos (câmbio fixo).
1 dólar barbadiano = 1 real (conta próxima, não exata).

Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre a moeda local, como e onde consegui-la, formas de pagamento aceitas na ilha etc.

Bancos 

Há muitos bancos em Barbados, principalmente britânicos e canadenses. A maioria tem ABMs ou ATMs que aceitam cartões de crédito.

O horário de funcionamento normal dos bancos é de 8:00 às 15:00 de segunda a quinta-feira e de 8:00 às 17:00 na sexta-feira. Alguns bancos têm horário estendido e/ou abrem aos sábados em locais pré-estabelecidos.

Aeroporto

Barbados tem apenas um aeroporto, o Aeroporto Internacional Sir Grantley Adams (IATA: BGI), nome dado em homenagem ao primeiro primeiro-ministro do país, Sir Grantley Herbert Adams, que também é homenageado com sua imagem estampada na nota de 100,00 Dólares de Barbados e em várias estátuas pela ilha.

O aeroporto está localizado no sul da ilha, mais próximo da costa leste e fica a 13 km do centro de Bridgetown, a capital do país. É relativamente pequeno e tem dois terminais.

Free Shop

O free shop da chegada é bem pequeno, limitando-se a uma loja onde é possível comprar bebidas, chocolates e pacotes de cigarros, enquanto o free shop de saída é bem maior comparativamente, oferecendo artigos de grifes internacionais, perfumes, cosméticos, bebidas, roupas etc. Os preços estão indicados em Dolar de Barbados.

Câmbio

No salão das esteiras de entrega de bagagem, ao lado do setor de informações turísticas e da loja do Free Shop, está o guichê para troca de moedas.

Do aeroporto para o hotel 

Só existem três opções de transporte para sair do aeroporto e ir para o hotel, que são o ônibus, o táxi e o transfer particular. Os ônibus são os de linha que servem a cidade de modo geral (não há ônibus especial que saia do aeroporto com o propósito de atender os turistas).

Os táxis têm preços tabelados de acordo com a distância. No desembarque, ao lado da esteira de bagagem, você verá a tabela de preços dos táxis e basta saber onde fica o seu hotel e você saberá quanto vai pagar. Assim que sair do aeroporto, basta se dirigir ao balcão (que tem a mesma tabela ao lado) e contratar o táxi. Você receberá o recibo correspondente ao valor que pagará ao taxista ao chegar ao hotel.

Você pode pagar em Dólar de Barbados ou Americano, mas se houver troco, será em Dólar barbadiano.

Tabela de preços do táxi

Recibo do táxi

Clima 

Com mais de 3.000 horas de sol por ano, Barbados tem um clima tropical durante todo o ano, com temperatura média de 28ºC. Uma brisa suave sopra até mesmo nos dias mais quentes. Clique aqui e veja como está o clima em Barbados hoje!

Furacão

Barbados está fora da rota de furacões e a possibilidade de acontecer tempestades intensas e devastadoras é bem pequena.

Fuso horário 

Hora GWT – 4h (1 hora a menos que o horário oficial de Brasília), mas dependendo da época do ano – se for horário de verão no Brasil, serão 2 horas a menos em Barbados.

O que vestir 

De modo geral, roupas leves e descontraídas, mas lembre-se de colocar na mala uma roupa social, pois há alguns lugares, como restaurantes ou casas de entretenimento mais elegantes que não permitem a entrada com chinelo, camiseta regata ou bermuda. É só ficar atento à sua programação!

Água

A Barbados Water Authority, uma empresa estatutária do governo, é a única prestadora de serviços de água e saneamento na ilha. Ela distribui água potável para todo o país e tomar a água de Barbados é seguro e refrescante.

Eletricidade

A voltagem é 115/230 – 50 Hz.

Tomadas

As tomadas em Barbados são do tipo padrão americano (duas barras paralelas e achatadas) ou de aterramento (duas barras paralelas e achatadas com uma terceira cilíndrica). A maioria dos hotéis oferece conversores para aparelhos europeus e asiáticos. Os aparelhos norte-americanos não precisam de conversores.

Uso de celular

Os visitantes que levarem telefones móveis devem se certificar que o roaming foi ativado antes de chegarem à ilha. O serviço local é prestado pela LIME e Digicel.

Código do país

O código de Barbados é +1246 e para fazer uma ligação para lá é só seguir o modelo: 00 + xx + 1246 + número desejado.

Acessibilidade 

Com o projeto “Acessibilidade Total Barbados”, o país está trabalhando para criar uma experiência total para visitantes e nativos deficientes, com o intuito de tornar sua viagem ou a vida em Barbados o melhor possível. Para mais informações, acesse o link: http://fullyaccessiblebarbados.com/.

Quando ir

A temperatura média da ilha durante o ano é de 28° C e Barbados está fora da zona dos furacões, o que quer dizer que você pode aproveitar o clima tropical o ano todo. De junho a novembro é a época chuvosa na ilha. Neste período, o sol ainda reina sempre, o que ocorre são rápidas precipitações chuvosas e logo em seguida o céu azul volta. Com as chuvas, a visibilidade média de 80 pés acaba sendo um pouco prejudicada, devido às águas ficarem levemente turvas. Sendo assim, esta não é a melhor época para mergulho de profundidade. Barbados é perfeito o ano todo!!!

Alta temporada

De dezembro até abril.

Tipos de hospedagem

Em Barbados você encontrar desde hotéis super luxuosos com spas, restaurante de nível internacional e outras regalias, até os hotéis boutique, que são requintados e intimistas ou pousadas simples à beira mar. Tem hospedagem para todos os gostos e bolsos.

Um dos diferenciais de Barbados é a facilidade que o turista tem de andar pela ilha, caminhando ou de carro, sem problemas de segurança. Por isso, muitos turistas preferem não optar pelo regime all inclusive e aproveitar os restaurantes e bares espalhados pela ilha.

Veja também dicas de hospedagem em Barbados e planeje sua viagem.

Reserve seu hotel conosco pelo clicando no banner:

Deslocamento e transporte na ilha

Os visitantes podem optar pelo aluguel de carros, serviço de táxi ou veículos públicos e privados. Nós usamos os táxis, que são extremamente confortáveis e bem cuidados; o carro alugado, que dá total liberdade e o ônibus que circula por toda a ilha, tem pontos bem próximos dos hotéis e pontos de interesse. Além disso, a rodoviária fica no centro de Bridgetown, de onde você pode ir e vir por toda a ilha pagando apenas BDS$2.

As estradas são estreitas e com pista única, portanto, o transito pode ficar lento em determinados locais e horários.

Alugando um carro você não precisa de dinheiro na mão, usando o táxi você pode pagar em dólares americanos ou barbadianos, enquanto que para o ônibus você precisará de dólares barbadianos trocados, pois não há troco.

 

Leia mais aqui sobre como se deslocar pala ilha.

Dirigir em Barbados

Para dirigir em Barbados o visitante brasileiro não necessita de carteira de motorista internacional, basta ter a habilitação válida. Chegando ao país, é emitido um certificado de registro, espécie de autorização especial fornecida pelo Ministério do Transporte, na qual é cobrada uma taxa de BDS$10. Mas, tenha atenção! Na ilha eles dirigem com mão inglesa e as estradas são, de modo geral, muito estreitas.

Alugar carro

É fácil alugar um carro em Barbados, pois existem diversas empresas por toda a ilha, inclusive em locais de destaque, como no aeroporto, no porto e nos shoppings. Os melhores hotéis também oferecem o serviço, mas, se preferir a comodidade, escolha e alugue aqui antes de chegar à ilha!

Como chegar

De avião

A única companhia aérea que faz a ligação entre Brasil e Barbados é a Gol, que tem voos regulares e diretos para Bridgetown (BGI) saindo de São Paulo (GRU) todos os sábados com retorno domingos. Ou seja, sua permanência na ilha tem que ser de, pelo menos nove dias. O voo tem duração de 5h:30mim. Veja aqui detalhes desse voo.

Você pode voar por Miami, com a American Airline, a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Manaus (no caso de voar pelos Estados Unidos, você precisará do visto americano).

De navio

Não existe ligação marítima com nenhuma outra ilha caribenha. A exceção são os cruzeiros que chegam a Barbados.

Segurança

As leis barbadianas seguem o mesmo padrão do Reino Unido, sofrendo pequenos ajustes, é claro. Logo, a questão de segurança na ilha é assunto sério e semelhante aos países do Reino Unido. Entretanto, não é por isso que você vai dar mole e se expor demais ou negligenciar com seus pertences. Os cuidados habituais com objetos de valor e dinheiro devem ser tomados como em qualquer outra viagem.

Dicas de segurança do Departamento de Turismo de Barbados:

* Não  frequente áreas desertas e evite sair sozinho.
* Não exiba joias ou dinheiro em público.
* Não pegue carona com ninguém.
* Não deixe nada ( roupas, acessórios, bolas, óculos etc) visível dentro do  carro.
* Só caminhe por  ruas bem iluminadas.
* Se quiser informações, peça ao policial ou em uma  loja.
* Evite praias desertas.
* Não leve valores para a praia.
* Se for na água peça para alguém que você conheça tomar conta das suas coisas.

Compras

Em Bridgetown fica a principal região comercial da ilha e, nos shoppings e grandes lojas, os turistas que apresentarem o passaporte têm isenção dos impostos, o que dá um desconto de aproximadamente 30%. Bebidas e perfumes comprados sem o pagamento dos impostos (pelo preço Duty free), são enviados diretamente para o aeroporto, onde você irá retirá-los depois que passar pela emigração (já dentro do Free shopping), no setor Barbados Chember of Commerce and Industry.

Caso você queira consumir esses produtos na ilha, terá que pagar o valor normal com os impostos.

Os valores são mais atraentes do que no Brasil, principalmente em relação às joias. Apesar de o ouro ser 14k, vale a pena pelo preço e, sobretudo pelas pedras.

Casamento em Barbados

É possível casar na ilha que é, inclusive, um super destination wedding, mas para isso é necessário, além do passaporte válido, certidão de nascimento original ou cópia autenticada do requerente. Caso uma das partes já tenha sido casada é necessário certificado de óbito do cônjuge ou decreto original de divórcio. Todos os documentos devem estar em inglês, traduzido por tradutor juramentado.

Bem vindo a Barbados!!!

Cruzando Mundo viajou para Barbados a convite do Visite Barbados e voando GOL.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.