Nunca se sabe quando aquela oportunidade de fazer uma viagem internacional vai pintar, não é mesmo? Nada como ter o passaporte em mãos e dentro da validade.

Ter um passaporte válido é o primeiro passo para sua viagem internacional a qualquer país fora da América do Sul e é muito simples solicitar e emitir o documento junto a Polícia Federal em todo o Brasil.

Hoje vamos falar do passaporte comum para brasileiros, mas outros tipos de passaportes podem ser consultados no site da Polícia Federal.

Como tirar o passaporte

Reunir a documentação

1- Documento de Identidade – pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento.

2- Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (comprovantes dos dois turnos, se houve). Na ausência dos comprovantes, obtenha uma declaração da Justiça Eleitoral dando quitação as obrigações eleitorais.

 3- CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.

 4- Comprove de quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para os homens).

5- Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

6- Passaporte anterior (comum ou de emergência), caso não seja o primeiro. Se não for apresentado, será cobrada a taxa em dobro.

7- Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Preencher a solicitação no site da Polícia Federal

O formulário é simples e de preenchimento rápido, sendo quatro telas, com dados pessoais, documentos e dados complementares como profissão, e-mail e endereço. Na última tela você pode escolher o posto da Polícia Federal onde deseja ser atendido. Para terminar, clique em gerar protocolo e imprima o número para levar no dia.

Pagar a taxa de emissão

Após o preenchimento do formulário de solicitação, clique para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento da taxa, que hoje (julho 2015) é de R$257,25, deve ser recolhida em qualquer banco dentro do prazo validade indicado na própria GRU. Esse comprovante de pagamento deve ser apresentado junto com a documentação descrita acima.

Agendar o atendimento no posto da Polícia Federal

Em alguns postos é necessário fazer o agendamento, enquanto que em outros não. Como o protocolo de solicitação, acesse o  site da Polícia Federal e agende, se for o caso.

Comparecer ao posto escolhido

Na data agendada, compareça ao posto escolhido levando toda a documentação original listada no início do post. Não esqueça o comprovante de pagamento da GRU e o protocolo da solicitação. Durante o atendimento na Polícia Federal é feita a fotografia. O atendimento costuma ser é rápido, resumindo-se na foto, assinatura, digitais e conferencia da documentação. Normalmente, o prazo para a entrega do documento é de seis dias úteis e a provável data consta do protocolo que você recebe ao término do atendimento. Para consultar o andamento da solicitação, volte ao site da PF.

Retirar seu passaporte

Compareça então ao posto onde foi atendido munido de um documento de identidade original e retire o seu passaporte! A validade é de 10 anos, conforme o Decreto nº 8.374, publicado hoje no Diário Oficial da União. Até então a validade dos passaportes brasileiros era de 5 anos. Essa mudança vale para passaportes comuns, oficiais e diplomáticos, e também para as carteiras de matrícula consular. A validade do passaporte está impressa no documento e é importante providenciar a renovação antes do vencimento, pois a maioria dos países exige validade de seis meses a partir da data de saída do país visitado.

No site da Polícia Federal você pode consultar uma página de dúvidas frequentes caso tenha necessidade. Para assuntos gerais, clique aqui e se ainda permanecer com alguma dúvida, entre em contato com o DPF pelo e-mail faleconosco@dpf.gov.br ou pelo telefone 194.

Passaporte brasileiro comum passa a valer por dez anos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.