Cruzando Mundo já está arrumando as malas para novas aventuras e este é o momento de separar e organizar tudo para a viagem. Sabe quem vai curtir e aproveitar todas as dicas que vou rever e colocar aqui? Você!!!

Neste artigo vou mostrar como evitar e minimizar os efeitos terríveis para a pele e os cabelos após longas horas de voo.

Você se arruma e embarca linda, com a maquiagem impecável, pele e cabelos hidratados e unhas perfeitas, mas não se iluda, pois essa beleza toda é absolutamente vulnerável às condições internas do avião e quanto mais longo o voo, maiores serão os danos.

Depois de muito sofrer com os efeitos maléficos dos longos voos, inclusive descascando a pele e perdendo um super bronzeado de dez dias no Caribe, resolvi montar um manual de sobrevivência para o interior do avião. Mas é importante que os cuidados comecem antes da viagem com muita hidratação e revitalização da pele, minimizando assim o ressecamento e o aspecto de cansaço. Para potencializar a hidratação é importante lavar o rosto, borrifar água termal, aplicar os produtos com a pele umedecida e finalizar com o protetor solar, caso o hidratante não tenha.

Os cabelos também suportarão melhor os efeitos da viagem se preparados com alguma antecedência. Pequenos cuidados na noite anterior à viagem podem ajudar a preservar os fios. Quem sofre com a raiz oleosa pode apostar nos xampus de limpeza profunda, que retiram bem a oleosidade acumulada. Já uma hidratação protegerá os fios durante o voo.

Para os fios rebeldes, a boa e velha escova é uma boa aliada, mas, não é para exibir os fios soltos. A ideia é escovar e, no avião, prender o cabelo num coque alto e displicente, de preferência sem elásticos para não marcar.

Nem vou abordar os efeitos do jet lag neste post, pois são tão terríveis para o organismo e para o corpo que merecem um post específico.

É fundamental levar na bagagem de mão um pequeno arsenal para desembarcar com a pele, as unhas e os cabelos lindos como você embarcou.

Nécessaire de socorro

Vale lembrar que todos os líquidos somente são permitidos com, no máximo, 100ml e embalagens em aerosol ou spray são terminantemente proibidas. Portanto, preste atenção ao escolher os produtos que irão em sua nécessaire de bagagem de mão.

Para que não haja dúvida, veja alguns exemplos de produtos considerados “líquidos”:

  • Baton, gloss, protetor labial
  • Rimel e delineador
  • Desodorante em bastão ou roll on
  • Gel, inclusive álcool gel
  • Perfume roll on
  • Pasta de dentes

Todos os líquidos devem estar em embalagem plástica transparente de até 1 litro (aproximadamente 20cm x 20cm). É recomendável usar a embalagem padrão, mas atualmente é muito fácil encontrar nécessaires de plástico transparente. São vendidas em lojas de artigos para viagem, farmácias, free shop e muito frequentemente, ganhamos quando compramos miniaturas.

Não menos importante é lembrar que todos os líquidos juntos não podem ultrapassar a quantidade de 1 litro e o saco de plástico ou nécessaire tem que fechar com facilidade. Desta forma, é possível encaixar umas 6 ou 7 embalagens na nécessaire ou saquinho, entretanto se as embalagens forem menores, tipo miniaturas de 30ml ou 50 ml, é possível colocar um pouco mais.

Mas, afinal porque esses efeitos acontecem?

O ar dentro da aeronave é muito seco e frio e, a pele, os lábios, os cabelos, e até as unhas desidratam e ressecam. Dependendo do tempo de voo, pode-se perceber que a pele fica rígida, áspera, enrugada e com leve coceira; as unhas também ficam mais ressecadas, tornando-se mais frágeis e quebradiças. Sem falar nas vias respiratórias e nos olhos que também sofrem com o ar seco.

Após a decolagem

Cuidados com a Pele 

Não abro mão da água termal e de hidratantes específicos para rosto, corpo, pés, mãos e unhas/cutícula. A água termal é um grande aliado para toda e qualquer ocasião pelo seu grande poder nutritivo.

Durante o voo, além de hidratar e nutrir a pele elimina o aspecto de cansaço e ameniza olheiras. Pode ser borrifada diretamente no rosto, em um lenço de limpeza para ser aplicado sobre o rosto e ainda em algodão para ser colocado sobre os olhos.

Vamos entender essa dinâmica!

É fundamental retirar a maquiagem e só refazê-la pouco antes do pouso. Você desembarca da mesma forma que embarcou linda e radiante!

Recomendo tirar a maquiagem com lencinhos demaquilantes, principalmente antes de dormir. Aplicar água termal e hidratar bem a pele e os lábios.

Minutos antes do pouso, lave o rosto, tonifique, hidrate, passe protetor solar e refaça a maquiagem.

Durante o voo, borrife água termal quantas vezes sentir necessidade e reaplique o hidratante. O protetor solar é bem útil dentro do avião, pois além de hidratar, protege a pele.

Alguns produtos funcionam como coringas! Não fico sem Bepantol DermaBepantol Derma líquido e a Cera Nutritiva para Unhas e Cutículas Granado. Além de usar diariamente, durante o voo acho que são imprescindíveis.

Aplique uma leve camada de Bepantol Derma Creme nos lábios, nas mãos e nos pés. Repita de três em três horas ou quando sentir ressecamento.

O Bepantol Derma líquido também é um poderoso hidratante e pode ser usado após a água termal e antes do seu hidratante convencional. Vou dar uma dica que vale para o dia a dia: Misture um pouco do Bepantol líquido em qualquer hidratante que você use, no frasco do shampoo e do condicionador. Você pode acrescentar o Bepantol em todos os produtos líquidos ou cremosos, só vai potencializá-los!

Não se esqueça do corpo! Onde for possível aplique o hidratante corporal, que pode ser levado em uma embalagem avulsa de 100ml, caso você não tenha um em miniatura.

Cuidados com as Unhas e Cutículas 

Para hidratar e nutrir as unhas e cutículas, não há nada melhor do que a Cera da Granado. Para que as unhas permanecerem bem feitas durante todo o voo, leve o esmalte da mesma cor que está usando e um extra brilho, caso as unhas descasquem e seja preciso reparar alguma pontinha.

Cuidados com os Lábios

Para os lábios um grande segredo de hidratação simples e barato é o creme Bepantol Derma. Eu aplico uma leve camada do creme depois de retirar a maquiagem e passo um gloss ou batom hidratante por cima, mas se quiser pode misturar o Bepantol com um pouquinho de gloss num tom mais escuro do que o da pele. Assim, os lábios ficam hidratados e com um tom natural. Uma boa alternativa é o Lip Butter da Nivea.

Cuidados com os Cabelos

Os cabelos sofrem muito nos voos longos. Ressecam, embaraçam e podem quebrar ao serem penteados. Quem tem raiz oleosa, como é o meu caso, também costuma sofrer, já que as longas horas podem aumentar o excesso de sebo.

Escovar e prender os cabelos num coque alto, confortável e displicente, numa trança ou num rabo de cavalo lateral ajuda a manter os cabelos protegidos e controlados, mas de preferência sem elásticos para não marcar. Assim evita também um problema sério que é a mão nos fios. Passar a mão nos cabelos acelera a produção de oleosidade.

Ao desembarcar, solte os fios, que estarão macios e com ondulado natural.

Outra dica para manter o cabelo protegido e hidratado é ter na nécessaire um bom leave-in. Basta aplicar uma pequena quantidade do produto nas pontas.

Cuidados com os olhos e vias respiratórias 

Evite usar lentes de contato e tenha em sua nécessaire um colírio para evitar o ressecamento dos olhos e soro fisiológico para as narinas.

Não esqueça que todo esse arsenal é um grande aliado ao combate dos efeitos nocivos dos voos longos, mas fundamental e indispensável é a ingestão de água. Beba muita água durante as longas horas de voo e evite as bebidas alcoólicas, pois estas aceleram a desidratação.

Após o desembarque

Seguiu as dicas e desembarcou linda? Ótimo. Com um pouco de planejamento dá para permanecer assim a viagem inteira. Dificilmente você vai interromper seus passeios para uma ida ao salão de beleza. O jeito é cuidar de tudo isso sozinha e, de preferência, com uma nécessaire bem básica, para não ocupar muito espaço e pesar na mala.

Leve os produtos que você já usa normalmente. Lembre-se que a maioria do que usará diariamente durante a viagem já está na nécessaire de socorro. Não é durante uma viagem de férias que você vai testar um creme que nunca usou. Não se esqueça do protetor solar para a pele e cabelos e leve um esmalte para, naquele tempinho livre no hotel, dar uma retocada rápida nas mãos e nos pés, é claro!

Outras dicas para tornar seu voo confortável

  • Use roupas confortáveis e sem exageros;
  • Evite cintos e sapatos apertados, já que seus pés podem inchar durante o voo;
  • Se você preferir, vista meia calça de compressão para ajudar a circulação;
  • Levante e caminhe pelo corredor a cada duas horas e faça alguns pequenos exercícios que estimulem a circulação sanguínea;
  • Beba água regularmente e evite álcool, pois irá desidratar seu corpo e maximizar os efeitos durante o voo.

 

Em breve trarei outras dicas para sua viagem!

 

2 Responses

  1. Maria do Carmo

    gostaria muito de saber o nome de meias de compressão vendidas em voos da American Airline, como adquirir fora dos voos, em sites, por exemplo.Agradeco sua disponibilidade em me responder

    Responder
    • Katia Braga
      Katia Braga

      Olá Maria,

      Pesquisei bem, mas não achei venda por site. Minha dica é que você ligue para a AA e peça orientação a eles. Acredito que, se houver venda fora do voo, eles saberão te indicar onde e como comprar.

      Espero ser mais útil de uma próxima vez!

      Abs

      Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.