O sucesso de sua viagem depende, em grande parte, da forma como você se prepara e se organiza antes de embarcar. Por isso preparamos uma lista com alguns itens, que geralmente, ficam para serem resolvidos perto da data da viagem, mas que na verdade, você tem que fazer o quanto antes, independente de ter ou não uma viagem marcada!

Vacina contra Febre Amarela e Certificado Internacional de Vacinação

Não espere ser surpreendido pela necessidade de tomar a vacina contra  Febre Amarela para entrar em um país que você quer muito visitar. Oportunidades de viagem podem surgir e você não ter tempo de se imunizar. Tome a vacina e tire o  Certificado Internacional de Vacinação  independentemente de ter uma viagem planejada que exija o certificado, afinal serão dez anos sem essa preocupação. Leia Vacina contra Febre Amarela e Certificado Internacional de Vacinação.

Ter um passaporte

Não espere marcar uma viagem para tirar o passaporte! Mesmo que você não tenha planos de fazer uma viagem imediatamente ou nem esteja pensando em uma, ter um passaporte válido é estar pronto para embarcar a qualquer momento e, nunca se sabe quando surgirá uma oportunidade ou uma necessidade.

Outro ponto importante é, mesmo que você só viaje pelos países do Cone Sul, onde basta à carteira de identidade válida para entrar, o ideal é ter um passaporte.

E, mais ainda, não esqueça que os carimbos no passaporte mostram que você já passou por vários países e, podem facilitar a entrada em um país com imigração difícil.

Veja aqui como tirar o passaporte.

Passaporte válido por mais de seis meses

Alguns países só permitem a entrada de visitantes com passaporte válido por, no mínimo, seis meses a partir da chegada. Vai que você se descuida e não presta atenção nesse detalhe… Vai que aparece uma super oportunidade de viagem e não dá tempo de renovar o passaporte… Vai que a Polícia Federal entra em greve e pega você de surpresa… Poupe aborrecimentos a você mesmo e mantenha seu passaporte atualizado com essa vantagem.

Visto Americano

Não espere surgir à oportunidade de viajar para os Estados Unidos para solicitar seu visto. Não é preciso ter viagem marcada para solicitar ou renovar o visto americano.

Tudo em cima da hora é mais difícil e, principalmente, se tratando de visto americano. Os sistemas podem apresentar problemas e os consulados ficarem dias sem agendar atendimento. Isso não é comum, mas pode acontecer… Outras intercorrências podem acontecer, sem falar no caso de sua cidade não ter um consulado americano, o que implicará em outra viagem para solicitar o visto. O mais comum é a dificuldade de agendar devido ao grande fluxo para as viagens de férias. Enfim, são tantas considerações que fica claro que quanto antes providenciar o visto mais tranquilo será o seu planejamento de viagem aos Estados Unidos ou a algum país que faça conexão em território americano. Para agendar clique aqui!

Mala de qualidade

Não espere ter uma surpresa desagradável ao desembarcar para constatar que uma mala de qualidade é parte fundamental para uma viagem tranquila. Escolha e compre com calma e com antecedência para não correr o risco de esquecer, não ter tempo ou perceber que não sobrou grana para esse investimento. Uma mala boa e de qualidade, custa caro e é um investimento necessário para quem costuma viajar.

Procure ter uma boa mala de tamanho médio, vertical e com quatro rodinhas, que facilita muito o manuseio.

Adaptador universal de tomada

Já passamos pela experiência de chegar ao hotel e constatar que não havíamos lembrado do adaptador de tomadas… É bem complicado ter que sair a procura de um… Por sorte a recepção do hotel pode emprestar um até comprarmos.

Faça a compra online e guarde junto ao kit viagem onde outros itens também são indispensáveis, como o próximo!

Veja aqui os padrões de tomadas.

Cadeado TSA (Transport Security Administration)

Não espere a viagem chegar para comprar ou você pagará mais caro ou mesmo viajara com outro cadeado que poderá ser danificado pelos agentes da Transport Security Administration. A TSA é a responsável pela segurança dos terminais dos aeroportos dos Estados Unidos e, se você vai viajar ao país é recomendado que use um cadeado aprovado pela TSA em sua bagagem. Com ele a TSA poderá abrir seu cadeado, checar sua bagagem e fechá-la novamente sem qualquer dano. O cadeado tem um código e uma chave-mestre respectiva.

Doleira ou Money-belt

É nesse acessório que você vai guardar seu passaporte, documentos (mesmo cópias) e uma reserva de dinheiro. Ele é feito para ser levado preso ao seu corpo, na cintura e, assim não ter como esquece-lo em lugar nenhum.

Cópia da documentação

É muito importante fazer cópias de seu passaporte e outros documentos de identificação, bem como dos cartões de crédito, de embarque, além das reservas de hotel e vouchers de entretenimento. Eu recomendo ainda, levar um kit de cópias na mala de mão e outro na que será embarcada. As cópias são fundamentais para agilizar procedimentos necessários no caso de perda ou roubo dos originais.

Não deixe para providenciá-las em cima da hora, pois com tantos detalhes que antecedem o embarque, é possível que você esqueça ou mesmo resolva não fazê-las!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.