Paris é servida por quatro aeroportos, sendo dois na região metropolitana:

Aeroporto Charles Gaulle (CDG) – O maior e mais importante da França.

Aeroporto Internacional Orly – O mais próximo da capital francesa.

Os outros dois aeroportos são:

Aeroporto Beauvais Tillé – Distante uma hora e meia de Paris, é usado, principalmente, pelas companhias low cost Ryanair e Wizz Air.

Aeroporto Vatry – Usado apenas durante o verão por companhias low cost como a Ryanair, a Jetflyair e a Luxair. Está localizado entre Paris e a região de Champagne.

Vamos ver como chegar a Paris por cada um dos aeroportos:

Saindo do Aeroporto Charles de Gaulle (CDG)

Localizado a 30 km a nordeste de Paris, na pequena cidade de Roissy, o CDG é por onde chegam todos os voos diretos do Brasil operados pela Air France/KLM e pela TAM.

De Táxi

Este é o transporte mais simples, seguro e confortável para quem passou 12 horas em um voo. Siga as placas para a fila oficial do táxi e ignore os taxistas que oferecem o serviço. A corrida até o centro de Paris custa entra 55 e 60 euros e os táxis cobram pelo taxímetro. Com sorte, você pode pegar um taxista português, pois há um grande número deles trabalhando na cidade. Para retornar ao CDG, peça um táxi na recepção do hotel.

De Ônibus Especial

Esta é outra opção bem confortável porque os ônibus deixam o passageiro em um ponto central e basta pegar um táxi até o hotel, o que deve custar em torno de 10 euros.

Os dois ônibus são:

Roissybus

Esses ônibus têm um bom espaço para bagagem e passam em quase todos os terminais do CDG. Vai direto do aeroporto para o seu ponto final, nas esquinas das ruas Scribe e Auber, perto da Ópera Garnier. A viagem dura 60 minutos e custa 10 euros por pessoa.

A estação Opéra do metrô é servida pelas linhas 3, 7 e 8.

Partidas do CDG entre 6h e 23h.

Partidas de Paris entre 5h45min e 23h.

Para mais informações, clique aqui.

Les Cars Air France

São ônibus especiais da Air France e podem ser usados por passageiros de qualquer companhia aérea. São mais confortáveis do que os Roissybus (as poltronas reclinam e a bagagem vai no bagageiro). Passa por quase todos os terminais do CDG, faz uma parada intermediária na Ponte Maillot, na entrada norte da cidade; depois segue para o ponto final na Av. Carnot, esquina com Place de l’Étoile, próxima ao Arco do Triunfo. A viagem leva 60 minutos e custa 17 euros por pessoa, mas comprando pela internet, custa 15,50 euros.

A estação Porte Maillot é servida pela linha 1 do metrô e pelo PER C.

A estação Charles de Gaulle-Étoile, pelas linhas 1, 2 e 6 do metrô e pelo PER A.

Partidas dos pontos finais das 5h45min às 23h.

Para mais informações, clique aqui.

De Shuttle (Van)

A legislação aeroportuária não permite que se compre o ticket para o transporte Shuttle no aeroporto, portanto, deve-se comprá-lo com antecedência. Nesse tipo de transporte não há nenhuma garantia de prestação de serviço. Um motorista deverá esperar no desembarque com uma placa com o seu nome. A economia não justifica o risco, pois o preço para dois passageiros é de 43 euros, pouco menos do que o táxi.

Para mais informações, clique noa endereços: (http://en.supershuttle.fr/), (www.parishuttle.com) e (www.paris-airport-shuttle.com).

De PER B (trem suburbano)

O trem suburbano é indicado para quem tem pouca bagagem e não se incomoda com escadas, pois é preciso enfrentá-las. Para comprar o bilhete basta seguir as placas Paris by train (Paris de trem) no aeroporto até o saguão onde estão posicionadas as máquinas amarelas. Siga as instruções e compre o tíquete para a linha RER B. Não é necessário fazer check-in, mas o bilhete pode ser solicitado por um fiscal. A viagem de 50 minutos tem várias paradas (alguns horários têm menos paradas) e custa 9,25 euros com direito ao metrô. Pode-se descer nas estações:

Gare Du Nord, com conexão com as linhas 2, 4 e 5 do metrô.

Châtelet-Les Halles, com conexão com as linhas 1, 4, 7, 11 e 14 do metrô.

Saint Michel e Notre Dame, com conexão com as linhas 4 e 10 do metrô.

Luxemburgo, Port-Royal e Denfert-Rochereau, com conexão com as linhas 4 e 6 do metrô.

Saindo do Aeroporto de Orly

Localizado a menos de 20 km ao sul de Paris, o Aeroporto de Orly recebe voos domésticos e internacionais. Viajando com a companhia aérea TAP, é por este aeroporto que se chega.

De Táxi

Saindo do Aeroporto de Orly, o táxi tem o melhor custo benefício, pois custa 30 euros até o centro de Paris. Para duas pessoa é pouca coisa mais caro do que o ônibus da Air France ou o PER. Tanto com o ônibus como com o PER você terá que pegar um táxi do ponto final ou da estação até o hotel e dessa forma o táxi fica mais barato. A viagem leva pouco mais de meia hora e a corrida é pelo taxímetro. É sempre bom lembrar que na volta você deve solicitar um táxi na recepção do hotel.

De Ônibus Especial

Há duas opções de ônibus até a região central. A partir daí é preciso seguir de táxi até o hotel. Dependendo do ônibus, o táxi custará, no máximo, 10 euros.

Orlybus

Os ônibus são funcionais, sem luxo e com amplo espaço para bagagem. Passa nos dois terminais do aeroporto (Ouest e Sud) e faz ponto final na estação Denfert-Rochereau. O percurso dura menos de 30 minutos e custa 7,20 euros por pessoa.

A estação Denfert-Rochereau é servida pelas linhas 4 e 6 do metrô e pelo PER B.

Partidas de Orly entre 6h e 23h30min.

Partidas de Paris entre 5h35min e 23h.

Para mais informações, clique aqui.

Les Cars Air France

São ônibus especiais da Air France e podem ser usados por passageiros de qualquer companhia aérea. São mais confortáveis do que o Orlybus (as poltronas reclinam e a bagagem vai no bagageiro). Passa nos dois terminais do aeroporto (Ouest e Sud) e segue para Paris fazendo duas paradas intermediárias, uma na Gare Montparnasse e outra na estação Invalides antes de chegar ao ponto final na Av. Carnot, esquina com Place de I’Étoile, próxima ao Arco do Triunfo. A viagem dura 25 minutos até Montparnasse, 45 até Invalides e 1 hora até Étoile. O valor é de 12 euros por pessoa, mas comprando pela internet custa 11 euros.

A Gare Montparnasse tem conexão com as linhas 4, 6, 12 e 13 do metrô.

A estação Invalides é servida pelas linhas 8 e 13 do metrô e pelo RER C.

A estação Charles de Gaulle-Étoile é servida pelas linhas 1, 2 e 6 do metrô e pelo RER A.

Partidas de Orly entre 6h e 23h.

Partidas de Étoile entre 5h e 22h.

Para méis informações, clique aqui.

Orlyval/RER B

Indicado para quem tem pouca bagagem e não se incomoda com escadas, pois é preciso enfrentá-las. A viagem começa por um monotrilho moderno Orlyval, que leva até a estação Antony, onde se passa para a linha B do trem suburbano RER. A viagem leva 8 minutos no Orlyval mais de 30 a 40 minutos no RER, dependendo de onde se vai ficar. Pode-se descer em Denfert-Rochereau, Port-Royal, Luxemburgo, St.-Michel-Notre-Dame, Châtelet-Les Halles e na Gare Du Nord. A passagem Orlyval com o RER custa 11,35 euros e o bilhete se estende ao metrô.

A estação Denfert-Rochereau tem conexão com as linhas 4 e 6 do metrô.

A estação Port-Royal tem conexão com as linhas 4 e 10 do metrô.

A estação Luxemburgo tem conexão com as linhas 4 e 10 do metrô.

A estação St.-Michel-Notre-Dame tem conexão com as linhas 4 e 10 do metrô.

A estação Châtelet-Les Halles tem conexão com as linhas 1, 4, 7, 11 e 14 do metrô.

A Gare Du Nord tem conexão com as linhas 2, 4 e 5 do metrô.

Saindo do Aeroporto de Beauvais

Localizado a pouco menos de 90 km ao norte de Paris, Beavais serve de base para as companhias low cost Ryanair e WizzAir.

De Táxi

A partir do centro de Paris o táxi custa entre 170 e 210 euros, dependendo do horário.

De Ônibus Especial

Praticamente só existe uma forma de ir e voltar de Beauvais, com o ônibus oficial do aeroporto que opera basicamente em função dos voos da Ryanair. O trajeto entre o terminal e o ponto final em Porte Maillot (estacionamento Pershing) leva 1h30min e os ônibus são coordenados com os voos, saindo 35 minutos após a chegada de um voo. O valor é de 13 euros por pessoa.

Para chegar ao aeroporto, é bem simples também. Basta ir de metrô para Porte-Maillot e logo verá as placas indicando o estacionamento Pershing, de onde saem os ônibus em direção ao aeroporto. Compre o bilhete no guichê (13 euros por pessoa) e verifique no para-brisa dos ônibus o número do seu voo. Aí é só guardar a bagagem no bagageiro e se acomodar no ônibus. Recomenda-se chegar ao estacionamento Pershing, pelo menos, 3h15min antes do seu voo, pois só o trajeto até Beauvais leva 1h30min. Quanto maior a antecedência, menor a chance de não encontrar lugar no ônibus.

A estação Porte-Maillot é servida pela linha 1 do metrô.

De Trem

Os trens para Beauvais partem da Gare du Nord e levam cerca de 1 hora de viagem até a estação em Beauvais. A partir da estação, ônibus fazem o trajeto até o aeroporto, mas não são muito frequentes. Outra opção e, melhor, é pegar um táxi da estação até o aeroporto por, aproximadamente, 11 euros.

Saindo do Aeroporto de Vatry

Localizado a 150 km a leste da capital francesa, O Aeroporto de Vatry só é usado entre os meses de abril e outubro por companhias low cost como a Ryanair, a Jetflyair e a Luxair. Atende destinos como Porto, Nice, Marselha, Marrakech e Heraklion. É também o destino de voos charters para a Disneyland Paris, que fica a 100 km de distância. A cidade de Reims, na Champagne, está a 70 km de Vatry.

De Ônibus Especial

Um ônibus faz o percurso de Vatry até próximo a Torre Eiffel com parada na Disneyland Paris, em 1h40min. O valor é de 27 euros até Paris e de 20 euros até a Disneyland e os horários são coordenados com os voos.

A cidade com boa estrutura mais próxima é Reims, onde você pode pegar trem com facilidade.

Por ser um aeroporto com funcionamento sazonal, as coisas podem mudar de uma temporada para a outra. Recomendo verificar com antecedência o funcionamento de transporte para Paris.

Sites dos aeroportos:

Aeroporto Charles Gaulle

Aeroporto Internacional Orly 

Aeroporto Beauvais Tillé

Aeroporto Vatry 

Gostou desse artigo? Então leia outras postagens publicadas sobre Paris.

Siga o Cruzando Mundo no Instagram, no Twitter e curta a nossa fanpage no Facebook

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Ao reservar seu hotel pelos links dos posts, pelos banners do site Booking.com ou clicando aqui, o blog recebe uma pequena comissão, o que nos ajuda a mantê-lo atualizado e você não paga nada mais por isso.

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.