Os Estados Unidos exigem visto dos viajantes brasileiros e é muito importante que se inicie o processo com o máximo de antecedência à viagem, já que os agendamentos podem demorar.

Tipo de Visto: Visto de Turismo B-2

Custo: US$ 160

Passo a passo

Verifique se seu passaporte não tem danos, se possui, pelo menos, seis meses de validade e uma página em branco. Caso contrário, providencie novo documento antes de iniciar o processo.

1- Na página, selecione a opção “tipos de visto e taxas de visto temporário”. Clique em “Visto B-2 – Férias, Turismo ou Tratamento Médico”;

2- Preencha o formulário on-line DS-160

3- Acesse o site de agendamento usando o código de confirmação do seu formulário DS-160;

4- Descubra se a entrevista no consulado ou embaixada é necessária na página. Hoje, maiores de 66 anos e menores de 16 que nunca tiveram um visto recusado estão dispensados da entrevista. O procedimento também é descartado em caso de renovação do visto.

5- No próprio site do agendamento, efetue o pagamento da taxa (US$ 160) em cartão de crédito internacional ou boleto bancário; a taxa inclui a entrega do documento em casa.

6- Agende as datas de atendimento no CASV e a entrevista no consulado, caso necessária, pelo site ou pelo telefone (11) 3958-0957.

No dia do agendamento, o requerente deve comparecer pessoalmente ao local determinado, portando:

Passaporte atual assinado pelo portador e válido por pelo menos 6 meses a partir da data da viagem, além dos passaportes anteriores (especialmente os que contenham vistos para os Estados Unidos, mesmo que vencidos);

Página de confirmação do preenchimento do formulário on-line DS-160, preenchida com antecedência mínima de 72 horas da data marcada para a entrevista;

Recibo original de pagamento da taxa de solicitação de visto;

Uma foto recente (seis meses), 5x5cm ou 5x7cm, colorida e com fundo branco;

Documentos que demonstrem condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil e que evidenciem os fortes vínculos da pessoa com o país (ex.: carteira de trabalho, matrícula na universidade, declaração de imposto de renda de pessoa física e jurídica, contra-cheques, certidão de casamento/nascimento, comprovantes de bens como carro, casa ou outra propriedade, ou qualquer outra renda, como aluguel, poupança, etc.).

Reúna o máximo de provas, pois a aprovação ou negação do visto é concedida com base nessas informações e na entrevista.

A obtenção do visto não garante a entrada no país. Cabe ao oficial de imigração da fronteira decidir se o viajante pode ou não entrar nos Estados Unidos e quanto tempo poderá permanecer lá.

Renovação

É possível pedir renovação do visto, caso ele esteja válido ou tenha vencido há menos de 48 meses. O processo é o mesmo do visto comum, mas normalmente evita a entrevista no consulado. Para renovar, o brasileiro deve programar uma data de atendimento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e comparecer no local e dia marcado com todos os documentos necessários à renovação do visto, bem como o passaporte anterior com o visto. Caso a Polícia Federal tenha recolhido o seu passaporte antigo quando emitiu um novo, vale levar uma cópia do passaporte e visto anteriores.

Validade

A validade do visto é estabelecida pelo oficial que conduz a entrevista, mas normalmente o visto de turista é concedido por dez anos, período máximo permitido pela lei americana.

Mudança de nome por casamento

Se o portador do visto casou-se e mudou de nome, não é preciso tirar novo visto. Leve a certidão de casamento para esclarecer qualquer dúvida.

Meu passaporte venceu

Se o seu passaporte venceu, mas o visto ainda é válido, não é preciso passar novamente pelo processo. Basta levar o seu passaporte antigo junto com o novo. Certifique-se de tirar uma cópia do seu passaporte e do visto antes de requerer novo passaporte, caso a Polícia federal recolha o documento antigo. Neste caso, será necessário pedir uma renovação.

Perdi meu passaporte

Em caso de roubo, perda ou dano do passaporte, o visto não pode ser substituído e o cidadão deve requerer novo visto. No caso de roubo ou perda, além da documentação comum, é necessário levar na entrevista uma cópia do boletim de ocorrência policial e do formulário de Passporte Perdido ou Roubado.

Embaixada dos EUA

SES – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03
70403-900 – Brasília, DF
Tel: (55-61) 3312-7000
Fax: (55-61) 3225-9136
Horário: 08:00 às 17:00 horas
Website: http://portuguese.brasil.usembassy.gov

Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro

Av. Presidente Wilson, 147 – Castelo
20030-020 – Rio de Janeiro, RJ
Tel: (55-21) 3823-2000
Fax: (55-21) 3823-2003
Horáro: 08:00 às 17:00 horas
Website: http://portuguese.riodejaneiro.usconsulate.gov

Consulado Geral dos EUA em São Paulo

Rua Henri Dunant, 500,
Chácara Santo Antônio,
São Paulo- SP, 04709-110
Tel: (55-11) 5186-7000
Fora do expediente: (11) 5181-8730
Fax:(55-11) 5186-7199
Horário: 08:00 às 17:00 horas
Website: http://portuguese.saopaulo.usconsulate.gov/

Clique aqui para ver outros endereços do Consulado Americano no Brasil

Precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Faça sua reserva clicando no banner do Booking no nosso blog. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma ótima hospedagem com preço bacana e é uma maneira de contribuir com o blog.

Contrate agora seu Seguro Viagem

Você também pode contratar seu seguro viagem diretamente com a Real Seguro Viagem pelo nosso blog.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.