Uma das atrações imperdíveis e que mais chamam a atenção em Bruxelas, é o museu e centro cultural Atomium, que já é considerado um ícone da cidade assim como o Manneken Pis.

Sua história de construção se assemelha a da Torre Eiffel. O edifício de ferro idealizado pelo engenheiro André Waterkeyn, foi construído para ser o pavilhão principal e ícone da Feira Mundial de Bruxelas, em 1958 (Expo 58) e deveria permanecer montado por apenas seis meses. Entretanto, como o ícone Francês, também permaneceu, tornando-se um marco para a cidade e um local de visita obrigatória.

A construção, com 103 metros de altura, representa um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam nove partes formando oito vértices. Esses tubos com escadas de aproximadamente 35 metros, em seu interior, ligam as esferas com cerca de 18 metros de diâmetro cada uma. As esferas que foram montadas pelos arquitetos André e Polak Jean.

Infelizmente, não tivemos tempo de visitar o interior do Atomium, mas cinco esferas estão disponíveis à visitação, onde existem exposições permanentes e temporárias. Também é possível apreciar a cidade através das janelas panorâmicas instaladas na esfera do topo.

Você pode optar por fazer uma refeição no Bélgica restaurante panorâmico ou um lanche no piso térreo, no Taste.

Nas duas lojas do monumento é possível comprar livros e DVDs sobre a história do Atomium e da Expo 58 e souvenires interessantes.

O Atomium está localizado na parte norte de Bruxelas, em meio ao verde do Boulevard du Centenaire e junto ao complexo de atrações em Heysel Parque, onde também estão o Estádio Balduíno, o Parque Mini-Europa e o Centro de Convenções.

Uma forma bem simples para chegar ao local é através do City Sightseeing e open tour que circula por toda a cidade no sistema Hop on Hop off, parando em pontos determinados e com horários pré estabelecidos. Para os portadores do deste ticket há desconto na entrada para o Atomium.

De metrô, saindo da estação Brouckère, perto de Bourse e Grand Place, pegue a linha 1 indo para a Gare de l’Ouest / Weststation, saia em Beekkant e use a linha de mudança em Beekkant pegando a linha 6, em direção a Roi Baudouin / Koning Boudewijn e salte em Heysel / Heizel. Leva aproximadamente 15 minutos.

Da Gare du Midi (estação de trem), pegue a linha 6 indo para Roi Baudouin / Koning Boudewijn e saia em Heysel / Heizel. Tempo aproximado de 15 minutos.

Há estacionamentos no local, mas sem controle ou patrulhamento, portanto, se for de carro, não deixe nada de valor no interior do veículo.

O edifício passou por reparos entre 2004 e 2006, com a substituição das folhas de alumínio já gastas pelo tempo. Para ajudar no financiamento das obras, as velhas placas de alumínio foram vendidas ao público como lembrança.

Endereço

Square de l’Atomium

B-1020 Bruxelas

O atrativo fica a uma caminhada de 5 minutos do Heysel/Heizel, estação de metro (linha 6) e em frente Mini-Europa.

Horário

Aberto todos os dias, das 10h às 18h, sendo que a bilheteria fecha às 17h30min.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, funciona das 10h às 16h e a bilheteria fecha às 15h15min.

Nos dias 25 dezembro e 01 de janeiro, funciona das 12h às 18h e a bilheteria fecha às 17h30min.

Ingressos e Valores

Estão disponíveis bilhetes individuais; para grupos de 20 pessoas ou mais; conjugado (Atomium + Mini Europa); com áudio-guia ou visita guiada que pode ser entre 1 e 25 pessoas (reserva é essencial). Os valores são diferenciados, podendo ter descontos para grupos, estudantes e idosos.

No site oficial http://www.atomium.be/ você pode verificar os valores atualizados dos ingressos e outras informações para agendar sua visita.

Com o Discover Brussels, o passe para visitação de 24h, 48h ou 72h, você terá desconto de 3€ nos preços.

Importante

Alguns locais são acessíveis às pessoas com restrição de mobilidade.

Outros sites que você pode obter informações antes de programar sua viagem:

www.brusselscard.be;

Visite Bruxelas;

Visite Bélgica;

Toerisme Vlaanderen

 

 

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Faça sua reserva clicando no banner do Booking no nosso blog. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma ótima hospedagem com preço bacana e é uma maneira de contribuir com o blog.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.