Começa na próxima sexta-feira, dia 26, a 26ª edição da Bauernfest – Festa do Colono Alemão, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

A abertura da festa acontecerá no Palácio de Cristal, às 19h e na ocasião, além da solenidade com o prefeito e autoridades, o coral Municipal de Petrópolis se apresentará, seguido da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve. Às 21h, acontecerá o baile inaugural com a Banda Musical Germânica.

A Bauernfest vai até o dia 5 de julho, sendo 10 dias de intensa programação, com atrações voltadas para todas as idades, tais como: desfiles folclóricos, bandas típicas, grupos de danças folclóricas, teatro, filmes, atrações infantis, apresentações de corais, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, workshops de culinária alemã, degustação de cervejas artesanais, exposições culturais, lançamento de livro, venda de artesanato e a escolha, in loco, do rei, rainha e princesas da Bauernfest, além das comidas típicas, doces, cerveja geladíssima.

A festa que homenageia os colonos alemães de Petrópolis acontece, principalmente, no Palácio de Cristal, local da antiga Praça Koblenz (palavra alemã para “confluência”, em referência aos dois rios que se unem no local). Ali os colonos alemães, em roupas dominicais, se encontravam para a missa -a maioria era de católicos – e para um congraçamento entre eles, que realizavam ali suas festas.

Com o crescimento da Bauernfest ao longo dos anos, o Palácio de Cristal e seu jardim já não comportam todas as atrações da festa. Por isso, ela se estendeu às imediações. Há atrações na Casa de Educação Visconde de Mauá, situada em frente ao Palácio; no Centro de Cultura Raul de Leoni, onde são exibidos os filmes alemães; na unidade do Senac, onde são realizadas oficinas gastronômicas;  e uma novidade neste ano: a Vila Germânica, réplica de uma genuína vila alemã, onde funcionarão as barracas de artesanato. Ela está sendo construída sobre um tablado que recobre o leito do Rio Quitandinha e abrirá mais um acesso para o Palácio, dispensando a travessia de rua.

Os fãs das cervejas artesanais terão muito a comemorar. O produto está sendo fortalecido como política pública municipal, com a estruturação da Rota Cervejeira de Petrópolis, voltada para o turismo. Por isso, a Associação dos Cervejeiros Artesanais (Acerva), terá uma barraca onde vai promover degustação gratuita dos produtos nas tardes de sábado, e a Bohemia, patrocinadora da festa, também comercializará suas variedades artesanais.

Há ainda outras novidades. O palco principal retorna ao interior do Palácio de Cristal. Os modernos food trucks estão sendo incorporados à festa, estacionando na Rua Alfredo Pachá, tornando-se mais uma opção para que o público possa encontrar iguarias alemãs diferenciadas. E no jardim do Palácio haverá mais espaço para a circulação entre as mesas, trazendo mais conforto a todos.

Os meios de hospedagens da cidade contam com 5.679 leitos, distribuídos em 26 hotéis, 70 pousadas, 5 hostels, 4 SPAs e 3 resorts que já estão praticamente lotados.

Segundo informações da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP), a expectativa de público para este ano é ainda maior que em 2014. São aguardadas 230 mil pessoas, 15 mil a mais do que no ano passado.

A Festa do Colono Alemão é considerada o segundo maior evento do Brasil em sua categoria e o mais importante da Região Sudeste.

Confira a programação completa aqui.

Reserve seu hotel com a gente!!!

Temos uma parceria com o Booking.com e reservando através do blog você ajuda a mantê-lo, pois ganhamos uma pequena comissão e você conta com a qualidade de um dos líderes em reservas on line sem pagar mais por isso. Clique aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.