Chegamos a Buenos Aires cheios de expectativas, principalmente com relação a Puerto Madero e foi para lá que seguimos em nosso primeiro passeio pela cidade. Bairro cheio de charme com perfeita sintonia entre o antigo e o moderno, onde a beleza do local se mescla com a elegância dos restaurantes e das pessoas.

O nome do bairro homenageia o comerciante Eduardo Madero, que em 1882 apresentou ao governo argentino um projeto para o porto, similar ao porto de Londres. A construção foi aprovada e finalizada na última década do século XIX.

Em 1989 a região foi urbanizada e atualmente é o bairro mais jovem e um dos mais exclusivos e caros da cidade. Hotéis fantásticos como o Hilton Buenos Aires, o Faena Hotel e o Sofitel Madero se instalaram no bairro e empreendimentos imobiliários construíram e estão construindo numerosos edifícios residenciais como as Torres El Faro, as Torres River View, as Torres Le Parc Puerto Madero – que serão apresentadas em outro post. O bairro também se converteu em um centro de expansão comercial e de negócios e um dos locais onde é possível encontrar os melhores restaurantes, discotecas, cinemas, centros culturais e instituições de ensino.

Em nosso primeiro passeio pelo bairro, percorremos todos os diques, até chegarmos a churrascaria Siga La Vaca, onde comemos uma das melhores parrillas da cidade, conforme descrevo em outro post. Em outras oportunidades, exploramos cada cantinho deste bairro que combina perfeitamente história, modernidade e luxo.

É o bairro mais jovem de Buenos Aires e está dividido em dois setores, Leste e Oeste, com quatro diques. Do lado oeste, um calçadão de cerca de três quilômetros ao longo do rio da Prata, nos apresenta uma sucessão de restaurantes, cinemas, escritórios e uma universidade. Todos estes lugares foram instalados em velhos galpões de tijolos, que eram silos de armazenamento de mercadorias do antigo Porto. Por este lado também passa um moderno bonde.

Margens leste, a esquerda e oeste, a direita da foto.

Margens leste, a esquerda e oeste, a direita da foto.

Sugiro que percorram toda extensão ao longo da margem oeste, onde podemos ver o moderno Yacht Clube, a Corbeta Uruguai, e a Fragata Sarmiento.

Os lados leste e oeste estão unidos por cinco pontes, sendo uma delas, a Ponte de la Mujer, que é somente para pedestres e já se tornou um símbolo de Puerto Madero.

Depois atravessem para o outro lado e se deixem perder por Madero Leste, a parte mais nova e exclusiva do bairro, onde estão os edifícios mais altos e modernos, escritórios, apartamentos, e hotéis, entre eles o Faena, um hotel que mistura magia e glamour.

Aquém dos diques localiza-se o Museu Fortabat, que pertence a uma das mulheres mais ricas do país, e guarda pinturas argentinas e estrangeiras, de sua coleção. Um pouco mais adiante chegaremos à Torre YPF, que foi projetada pelo arquiteto Tucumano Pelli (que participou no projeto do Chrysler Building de NYC, e das Torres em Kuala Lumpur).

Andando um pouco mais encontramos o Monumento a Fangio, que foi cinco vezes campeão mundial de Fórmula 1; o Monumento ao Tango; descobrimos a Igreja Nossa Sra. da Esperança, com elementos romanos e; mais adiante ainda topamos com o Teatro Gbarranco, que na verdade trata-se de um simples anfiteatro.  Não deixe de admirar uma das esculturas que mais controvérsia causou na Buenos Aires de 1900, a Fonte das Nereidas.

Poucos passos nos separam da Costaneira Sur e seus pitorescos bulevares. Não deixe de visitar a Reserva Ecológica, que nasceu dos escombros que se depositavam no rio, e da lenta agonia de umas lagoas. Hoje em dia conta com 360 hectares, que podem ser percorridos através de trilhas, e que nos permite a observar uma grande variedade de aves, animais pequenos, e flora característica desta zona ribeirinha.

Este percurso dura cerca de duas horas, mas coloque mais uma hora caso inclua uma visita à reserva.

Achei melhor dividir esse post em duas partes para que não ficasse cansativo, portanto, na segunda parte conheça detalhadamente o que ver em Puerto Madero e em cada um dos diques.

 

Reserve seu hotel em Buenos Aires com o Booking, nosso parceiro e onde eu sempre faço nossas reservas.

Sua Viagem começa aqui! Planeje conosco!!!

Reserve seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem

Alugue seu carro no Rio com a Rentalcars

Compre passeios e excursões com Ticketbar

 

Gostou desse artigo? Então leia outras postagens publicadas sobre Buenos Aires.

Siga o Cruzando Mundo no Instagram, no Twitter e curta a nossa fanpage no Facebook

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Ao reservar seu hotel pelos links dos posts, pelos banners do site Booking.com ou clicando aqui, o blog recebe uma pequena comissão, o que nos ajuda a mantê-lo atualizado e você não paga nada mais por isso.

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.