A cidade praiana vai muito além de praias belíssimas e deliciosas, mas sem dúvida, elas são as joias do balneário. Arrisco dizer que Búzios guarda 26 pedaços do paraíso em forma de praias.

Praias de areias claras, praias quase sem areia e muitas pedras, praias longas com extensa faixa de areia, praias pequenas, praias cercadas de mata virgem, praias com vegetação agreste, característica da região, praias em área de proteção ambiental, praias selvagens, praias de águas calmas ou agitadas, enfim você também vai se apaixonar pelas praias da península e descobrir o charme, o e o estilo de cada uma.

Búzios também é muito procurada por amantes do mergulho e por aqueles que querem se iniciar na prática, pois além das praias paradisíacas, águas transparentes e uma rica fauna marinha fazem do balneário um paraíso para os mergulhadores.

Vamos agora conhecer não só as prais mais populares e badaladas, mas as mais lindas, exóticas e selvagens. Uma delas tem a sua cara!

O mapa abaixo vai ajudá-lo a localizar as praias e entender o porquê das características de cada uma devido à localização.

Azeda, Azedinha, Geribá, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga, Brava e Ferradura são as praias mais frequentadas pelos visitantes.

As águas calmas e as barracas são as marcas registradas das praias Tartaruga, João Fernandes e João Fernandinho indicadas para famílias com crianças e para quem gosta de mergulhar. Não deixe de levar snorkel!

Praia da Tartaruga

Com esse nome não é difícil imaginar que a praia com dois quilômetros de extensão é um berçário de tartarugas. A praia fica em uma enseada com águas cristalinas e calmas, sendo ideal para a desova de três espécies de Tartarugas Marinas, fato que deu nome a praia.

A praia disputa a liderança no ranking das favoritas e o cenário maravilhoso é parada obrigatória em todos os passeios de escuna.

Tartaruga tem um cenário belíssimo, sendo cercada de vegetação nativa da Mata Atlântica.

É perfeita para o banho de mar, passeio de caiaque e esportes aquáticos. É possível alugar prancha de stand up paddle e Snorkel para ver de perto as maravilhas submersas nas piscinas naturais em meio aos bancos de corais. Tartaruga é um dos principais pontos de mergulho da península e uma das minhas preferidas!

No canto esquerdo, você encontra uma trilha que segue até a Ponta da Zapata, no início da Praia de Manguinhos. Uma rica formação coralina que é um grande atrativo para os amantes do Snorkeling. Já no canto direito está uma pequena praia de pedras multicoloridas.

Praia de João Fernandes

Outra praia que eu adoro juntamente com sua vizinha João Fernandinho é a charmosa e badalada João Fernandes, que está localizada entre a Ponta do Cavalo Ruço e Praia João Fernandinho.

Em forma de semicírculo, com águas calmas, azuis e transparentes, areias claras e finas, João Fernandes é ideal para banho, pesca submarina e mergulho livre – com máscaras e snorkel -, além de stand up paddle e outros esportes aquáticos.  Não por acaso é outra parada obrigatória dos passeios de escuna.

À frente, avista-se a Ilha Branca, com seu farol sinalizador para os navegantes.

João Fernandes é a praia preferida dos turistas internacionais e é cercada de hotéis, pousadas e condomínios de luxo.

A praia tem excelente infraestrutura de bares e restaurantes que servem petiscos e pratos sofisticados à base de frutos do mar. Restaurantes de alguns hotéis que são abertos ao público também são uma boa opção para almoço.

Praia de João Fernandinho

No final da praia de João Fernandes, no canto direito, está o acesso à Praia de João Fernandinho, que pode ser feito pelas pedras ou por uma trilha com degraus pelo morro. Com apenas cem metros de extensão, é mais sossegada e também tem águas calmas e cristalinas.

As atrações ficam por conta dos costões cobertos pela vegetação nativa, a praia é muito procurada para a prática de mergulho livre – snorkel e de caça submarina. Quiosques rústicos oferecem bebidas geladas e cadeiras, enquanto as frondosas amendoeiras garantem a sombra.

Praia da Ferradura

Ideal para o lazer em família, essa praia tem mar tranquilo e ótima infraestrutura de bares e restaurantes, que oferecem deliciosos pratos de peixes e frutos do mar. É perfeita para passar o dia curtindo o sol e as belezas naturais. É também a praia preferida das personalidades que frequentam Búzios.

A praia, com extensão de 1,5 km, tem em seu entorno costões de rochas que se estendem até o mar formando um estreito canal na entrada do Saco da Ferradura que é protegido de ventos e correntes marítimas, favorecendo a prática de esportes aquáticos, banho de mar e mergulho. Nela você pode alugar pranchas SUP e caiaques.  Ferradura é rodeada por vegetação de cactos, bromélias e árvores de médio porte, que são típicas da região.

A Ferradura é um ótimo lugar para se hospedar, com ótimas pousadas, hotéis boutiques e resorts a um passo do centro. Recomendo a Pedra da Laguna Pousada & SPA, onde nos hospedamos há menos de uma semana e é um lugar incrível com atendimento fora de série, além de estar estrategicamente localizada ou lado da Ponta da Lagoinha, um lugar que não pode deixar de ser visitado.

A orla do centro é formada pelas praias do Canto, da Armação e dos Ossos e o cenário é digno de uma vila de pescadores, salpicado por barquinhos coloridos. O melhor programa por ali é contemplar a paisagem passeando pela Orla Bardot.

Praia do Canto

Com aproximadamente 1.500 m de extensão, a praia do Canto fica no centro de Búzios. Apesar da constante presença de barcos de pesca tem águas calmas e límpidas. No lado esquerdo dois recantos paradisíacos: as praias dos Amores e das Virgens.

Praia da Armação

Esta com 400 metros de extensão contorna toda a Orla Bardot e, na maioria dos trechos, não tem areia. Possui uma das paisagens mais lindas da península com os barcos de pesca colorindo o mar e dando graça à orla. O nome se deve ao fato de antigamente funcionar ali a Armação das Baleias.

Nela fica um dos píers, de onde saem os barcos e escunas para passeios por praias e ilhas da região.

A praia tem uma pequena faixa de areia e não é atraente para banho, mas é um dos lugares mais lindos e agradáveis para caminhadas.

Além dos barquinhos de pesca, o cenário é enriquecido pela Ilha do Caboclo, bem próxima da orla e por três belas esculturas em bronze que homenageiam a atriz francesa Brigitte Bardot, os pescadores do local e o ex-presidente Juscelino Kubitschek, frequentador e apaixonado por Búzios.

Os bancos e decks à beira-mar, além dos bares e restaurantes que se espalham pela calçada do outro lado da rua são perfeitos para curtir o pôr do sol.

Praia dos Ossos

Com um visual de cartão postal a pequena enseada com 400 metros de extensão de mar tranquilo, azul, areias brancas e finas, muito frequentada por turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, é ideal para banhos, pratica de esportes aquáticos e pesca submarina.

A enseada tem cenário bucólico, que se emoldura com os típicos barquinhos coloridos e a igreja de Sant’Ana, erguida em 1740. Escondida no lado esquerdo da praia dos Ossos, a igrejinha merece uma visita por vários motivos. Um deles é o cenário descortinado do alto do mirante revelando uma paisagem belíssima das praias da Armação e dos Ossos, contornada pelo colorido dos barquinhos de pesca, além da vegetação exuberante que cobre os morros ao redor.

De lá parte a trilha que leva às paradisíacas praias Azeda e Azedinha. Na ponta norte fica o Iate Clube da cidade.

É Possível alugar escunas e até mesmo um barco com fundo de vidro, que permite a observação subaquática. A Praia dos Ossos é contornada por residências de veraneio, algumas instaladas em casas de antigos pescadores.

Seu nome vem do uso de suas areias para a extração de óleo e carne de baleias, atividade que ali foi realizada durante o século XVII, e que ao final deixava as areias do lugar coberta dos ossos dos animais. Algumas fontes, entretanto, afirmam que o nome vem de um genocídio ali cometido contra índios Tupinambás – que ocupavam toda a região -, por conquistadores portugueses durante o século XVI.

Sua fama se tornou nacional e mundial a partir de 1964, com a visita ao balneário da atriz francesa Brigitte Bardot, sex symbol na época. Brigitte se hospedou se hospedou no balneário e teve sua visita acompanhada pela imprensa internacional. Ela teve, inclusive, uma casa na Praia dos Ossos.

Partindo do centro é possível ir a pé para as belas praias Azeda e Azedinha, pequeninas e contornadas por costões e vegetação exuberante.

Praias Azeda e Azedinha

Situadas entre as praias dos Ossos e João Fernandes, Azeda e Azedinha formam parte de uma área de proteção ambiental. O acesso pode ser feito a pé por uma trilha de 200 metros após a praia dos Ossos ou por táxi aquático, sempre disponível no cais do centro ou mesmo na praia dos Ossos.

Ao chegar você se depara com vista belíssima! Uma pequena baia de costões rochosos, com pouco declive, cercada de vegetação com uma praia deslumbrante e orientada em direção ao oeste com vista direta do pôr do sol. As praias formam uma grande piscina de águas cristalinas, tranquilas e mornas, com areia dourada e um mar da cor verde limão, e por isso leva esse nome.

Uma antiga mansão de estilo colonial, construída pela família do “dono” da cidade no início do século, chama atenção na praia. É um ponto tradicional em Búzios e uma das imagens mais difundidas da cidade. Há também quiosque e botes ancorados próximos da praia que oferecem bebidas, e petiscos. Aluguel de equipamento para mergulho (máscara e snorkel) e de caiaques.

Para relaxar e curtir uma praia pequena, exclusiva e praticamente selvagem siga para Ferradurinha, Forno ou Foca, onde as águas são geladas, porém, cristalinas e piscinas naturais dominam a paisagem!

Praia da Ferradurinha

Ferradurinha, com o nome já diz, é pequena e fica em uma enseada cercada por montanhas e costões intocados, conferindo à praia uma paisagem deslumbrante e paradisíaca. Suas águas calmas, areias finas e brancas e piscinas naturais têm acesso por trilha de cinco minutos a partir de Geribá.

Se quiser uma vista ainda mais impressionante, suba as pedras e aprecie as ondas quebrando sobre pedras.

Na praia, barracas simples oferecem bebidas, petiscos, cadeiras e guarda-sóis, além do aluguel de caiaques e prancha de SUP. Esta é uma das praias mais agradáveis, exclusivas, exóticas e selvagens em minha opinião.

Praia do Forno

Quer mais exclusividade e uma praia quase toda só pra você? Então vá para a do Forno!

Pequena e quase selvagem, Forno está localizada em uma pequena enseada com areias grossas em tons avermelhados devido à alta concentração de ferro. A areia se torna mais avermelhada a água é aquecida conforme chegam as correntes quentes, dando o nome à praia.

A praia é cercada por costões rochosos e tem águas cristalinas, sendo perfeita para a prática do mergulho com snorkel e pesca submarina já que o fundo rochoso abriga grutas e piscinas naturais.

Praia da Foca

Com apenas 50 metros de extensão e uma estreita faixa de areia que garante uma bela paisagem, a Foca é uma das mais belas e ao mesmo tempo uma das mais tranquilas de Búzios. Seu nome se deve a uma foca que apareceu no local há alguns anos.

Está localizada no Saco do Forno protegida por rochedos que formam deliciosas piscinas naturais. A forma mais fácil de ser acessada é pelo mar. Você pode pegar um táxi aquático que o deixe na praia e o pegue no horário combinado.

Bem, se o seu perfil for de praias mais agitadas e com ondas, o melhor é seguir para Geribá, Brava, Tucuns e José Gonçalves.

Praia de Geribá

Geribá é sem dúvida a mais concorrida e a preferida dos jovens. Praia extensa com dois quilômetros de faixa de areias claras, ondas e ventos fortes que atraem surfistas e praticantes de esportes aquáticos como stand up paddle. Geribá conta com infraestrutura de alimentação e bebida.

No canto direito da praia fica o Fishbone Café, um restaurante lounge que lota principalmente nos finais de tarde. Durante o verão a música eletrônica domina o lugar. Para quem está em família, principalmente com criança, o lado esquerdo da praia é o mais indicado, com águas mais calmas.

A praia é emoldurada por falésias belíssimas que durante o pôr do sol ganham uma coloração dourada. Não perca o pôr do sol em Geribá!

Você também pode ir à praia da Ferradurinha seguindo um caminho que há no lado esquerdo de Geribá. São apenas cinco minutos de caminhada para chegar a uma bela enseada. Em Geribá há uma grande oferta de pousadas e restaurantes.

Quer saber o porquê do nome Geribá? Trata-se de uma palmeira alta e elegante comum na área litorânea, por isso a origem do nome.

Praia Brava

Sem muita badalação por causa das ondas mais fortes do que em outras praias, Brava é a preferida dos surfistas. A praia é em mar aberto, cercada de costões rochosos e vegetação rasteira, conferindo a ela uma beleza selvagem. O nome é devido ao mar agitado e bravo.

Brava se divide em duas praias por uma formação rochosa que se pode atravessar a pé mesmo com maré alta.

O canto direito é ideal para quem procura um ambiente mais isolado e deserto, e por onde se chega a uma trilha na praia de naturalismo Olho de Boi.

A praia tem ótima infraestrutura, principalmente pela presença do Silk Beach Club e do Rocka Beach Lounge & Restaurant, que dão à praia um ar europeu. No Silk se paga um valor para entrar, que corresponde à consumação, e pode-se passar o dia curtindo a praia e boa música num clima de sofisticado, elegante e exclusivo. No Rocka não é preciso pagar para entrar nem consumação mínima. As confortáveis camas no gramado dão um charme a mais ao local e a gastronomia gourmet é o forte do restaurante. Eu conferi e adorei!!!!

Praia de Tucuns 

Esta é uma praia praticamente selvagem e pouco movimentada, ideal para quem que fugir da agitação das outras praias. Praia de mar aberto e com ondas fortes, Tucuns tem uma grande extensão de areia, sendo excelente para tranquilas caminhadas. O acesso é feito pela praia de Geribá.

Tucuns tem pouca infraestrutura e os quiosques ficam espalhados no meio e no canto esquerdo da praia.  Um grande resorte, o Blue Tree Park Búzios Beach Resort, também  está instalado em Tucuns.

Seu nome é inspirado em um tipo de palmeira típica da região, chamada tucum.

Praia de José Gonçalves

Essa é uma das mais bonitas e que mais gosto. É pequena e selvagem e fica dentro de uma área de preservação, a Reserva Ecológica das Emerências. A praia é rodeada por pedras, costões, morros e mata nativa, tem areias escuras e finas e ondas que atraem os surfistas. O acesso a José Gonçalves é feito pela estrada Búzios/Cabo Frio, tendo um pequeno trecho de estrada de terra já fora da rodovia.

Com boa estrutura de comidas e bebidas, destaco a casquinha de marisco da barraca do Ranieri. O nome da praia veio de um traficante de escravos, José Gonçalves, que utilizava a área para o tráfico de negros.

Do outro lado da cidade, os amantes dos esportes náuticos têm diversão garantida com os bons ventos que marcam presença diariamente em Manguinhos e na praia Rasa, pontos de encontro dos adeptos do SUP e do kitesurf.

Praia de Manguinhos

A praia de Manguinhos é um dos cenários mais bonitos de Búzios. Cercada de mangues, razão pela qual leva este nome, a praia tem 3,5 km de extensão, uma faixa de areia estreita e é cheia de barquinhos de pesca, o que lhe confere um ar romântico, principalmente ao entardecer. Lá ainda funciona uma colônia de pescadores e uma peixaria. A vegetação de restinga, típica da costa, também predomina na praia.

Manguinhos na verdade, é uma continuação da Praia Rasa e as condições de vento são as mesmas. A praia é famosa entre os velejadores por suas boas condições de vento e é considerada uma das principais raias do Brasil. A maioria das etapas de campeonatos em esportes de vela é disputada nessa praia.

A Praia de Manguinhos é a terceira praia de Armação dos Búzios quando se chega pela estrada RJ-102, vindo de São Pedro da Aldeia. Neste ponto, a estrada passa a se chamar Estrada da Usina. Daí até o centro de Búzios são aproximadamente 3 km. Fica distante cerca de 1 km da Praia de Geribá e a 2 km da Rua das Pedras.

Apesar de não existirem tantas pousadas como em outras praias da península, é grande a oferta de casas para aluguel.

Porto da Barra, um polo gastronômico e de artes, revitalizou a praia e deu ares de sofisticação ao lugar, principalmente à noite. Ótimos restaurantes especializados em frutos do mar se instalaram ali e um dos meus favoritos é o Anexo Praia, onde as refeições são deliciosas e fartamente servidas em bowls, o ambiente é super agradável e aconchegante, o atendimento e o custo benefício são perfeitos.

O local ganhou deck sobre o mangue e um belo entorno paisagístico.

A grande extensão de areia incentiva às caminhadas, principalmente ao entardecer, quando o por do sol oferece um espetáculo a parte. Não deixe de assistir, de preferência deitado em uma lounge chairs, tomando um drink em um dos muitos restaurantes à beira mar.

Seguindo o prolongamento de Manguinhos em direção ao centro da cidade, a próxima praia é a da Tartaruga.

Praia Rasa 

A praia mais extensa de Búzios é também a que tem os ventos mais fortes e constantes, tornando-a ideal para o kitesurf e windsuf. Com águas quentes e pouco profundas, a Rasa também é ideal para banho.

Nesta praia não há infraestrutura de barracas nem quiosques, previna-se levando um lanche e bebidas. Há uma boa quantidade de hotéis, pousadas e casa de veraneio ao longo da praia. Recentemente ficamos hospedados no Villa Rasa Marina Boutique Hotel e posso afirmar que é uma das melhores, senão a melhor, opção de hospedagem da região da Rasa.

O Villa Rasa tem acesso direto à praia e sua infraestrutura e qualidade tem a chancela dos Hotéis Marina, o que garante satisfação e bem estar durante a estadia. Uma dica imperdível para que está hospedado no Villa Rasa ou na região é caminhar pela areia lisa e plana da praia, assistir o nascer e o pôr do sol, pois são dois espetáculos fabulosos!

O bairro da Rasa conta com um Centro de Informações Turísticas, que fica na Estrada José Bento Ribeiro Dantas, nº100 (próximo à FAETEC) e funciona de domingo a domingo, das 8h às 19h.

Se você é adepto do naturismo, Búzios também tem uma praia para você!

Praia Olho de Boi

Frequentada somente pelos adeptos do naturismo, Olho de Boi é uma praia selvagem e de areias muito brancas que não tem acesso fácil. Para acessa-la é preciso subir e descer um morro a partir do canto direito da praia Brava, num percurso de cerca de meia hora. Evite ir sozinho – alguns trechos são entre as pedras e pode haver acidentes. Não há infraestrutura.

Além das praias, o balneário possui ilhas que completam o belo visual da cidade, Rasa, que é uma propriedade particular na praia Rasa; Feia; dos Gravatás, que pode ser vista de Geribá; Branca, próxima à praia de João Fernandes; Caboclo, que fica próxima ao píer da praia do Canto; Âncora, ideal para mergulho profissional; Emerências e Ilhote.

Durante os passeios de escuna oferecidos pela empresa Porto Veleiros Turismo você poderá conhecer as ilhas Caboclo, Feia e Rasa num roteiro muito agradável.

Ilha Feia

A ilha, que é linda e desabitada, recebeu esse nome por ter sido descoberta pelo seu lado de traz, onde não há mais que um grande paredão de pedra. Feia é ponto de parada obrigatória dos passeios de escunas. A praia Das Moças é perfeita para quem busca um bom ponto de mergulho com águas verdes e cristalinas.

Mas, para te ajudar em sua primeira visita à cidade não deixe de consultar o nosso Guia do Melhor de Búzios por Cruzando Mundo!

Endereços:

Villa Rasa Marina

Av. José Bento Ribeiro Dantas, 299 –  Praia Rasa – Búzios – RJ

Tel.:  (22) 2623.8345

reservas@hoteismarina.com.br

http://www.villarasamarina.com.br/exclusividade.php?pt

Porto Veleiro Turismo

Travessa de Santana, 01 – Praia da Armação – Armação dos Búzios – RJ

Tel/Fax.: + 55 22 2623-2470

turismo@portoveleirobuzios.com.br

Tour Shop

Orla Bardot, 550 – Centro – Armação dos Búzios – RJ

Tel.: +55 22 2623-4733

reservas@tourshop.com.br

Silk Beach Búzios

Praia Brava – Búzios – RJ

Site: http://silkbeachclub.com/

Rocka Beach Lounge & Restaurant

Endereço: Praia Brava, 13 Búzios – RJ Brasil

Site: http://www.rockafish.com

 

Anexo Praia

José Bento Ribeiro Dantas, 2.900 – Porto da Barra – Praia de Manguinhos – Búzios  RJ

Tel.: +55 (22) 2623-7302

http://www.anexopraiabuzios.com.br/

Veja tudo sobre Búzios e no acompanhe pelo Facebook e também pelo Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.