O Carnaval do Rio de Janeiro é um evento grandioso e turistas do mundo todo se somam aos cariocas para se divertir na folia de Momo.

Portanto, o melhor é se programar com antecedência!

Dois tipos de eventos dominam o carnaval na cidade: O desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí – Sambódromo e os Blocos de rua, que saem por trajetos nas ruas de todos os bairros, mas principalmente na Zona Sul.

Desfiles das Escolas de Samba

A avenida começa a se colorir com fantasias e alegorias a partir dessa sexta-feira, dia 13 até terça-feira, dia 17. Os desfiles reunirão mais de 40 escolas de samba do Grupo Especial, do Grupo A e de escolas mirins.

Inicia o desfile, na noite de hoje, a Unidos de Bangu e na sequência virão a Em Cima da Hora, Império Serrano, Paraíso do Tuiuti, União do Parque Curicica, Unidos do Porto da Pedra e Caprichosos de Pilares.

No sábado, dia 14, encerram os desfiles do Grupo A as escolas Alegria da Zona Sul, Acadêmicos de Santa Cruz, Inocentes de Belford Roxo, Unidos de Padre Miguel, Império da Tijuca, Renascer de Jacarepaguá, Acadêmicos do Cubango e Estácio de Sá.

Domingo, dia 15 e segunda-feira, dia 16,  será a vez das 12 escolas do Grupo Especial.

No domingo desfilarão, pela ordem, Viradouro, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Vila Isabel e Grande Rio. Já na segunda é a vez de São Clemente, Portela, Beija-Flor, União da Ilha, Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca.

Na terça-feira, as 16 escolas mirins desfilam na Marquês de Sapucaí e na Quarta-Feira de Cinzas, a Praça da Apoteose, no fim do sambódromo, será palco da apuração das notas dos jurados às escolas do Grupo Especial.

No sábado, as seis primeiras colocadas desfilam novamente, no Desfile das Campeãs.

Um trecho da Avenida Presidente Vargas está interditado desde as 24 horas do dia 12 para a chegada dos carros alegóricos, prevista para o início da tarde do dia 13 (sexta-feira).

Às 11h do dia 13, um novo trecho será fechado e novas interdições em ruas nos arredores do sambódromo ocorrerão às 17h. Ruas da zona portuária, próximas da Cidade do Samba, também serão fechadas às 19h30.

Os moradores dos arredores do sambódromo deverão ter o comprovante de residência para passar pelos bloqueios.

Se você for desfilar, veja qual opção é a melhor para sua ida ao Sambódromo:

Chegando fácil ao Sambódromo

Como chegar de metrô

Táxi nos dias de Carnaval

Dicas

Dê preferência pelo transporte público para ir ao desfile.

Os motoristas devem evitar circular no centro da cidade.

Cuidado com Objetos como câmeras e celulares.

Leve na bolsa ou na carteira somente o indispensável.

Blocos

São centenas de blocos saindo a cada dia desde os finais de semana que antecedem o Carnaval.

Os blocos são gratuitos e estão por toda a cidade, sendo que os maiores e mais famosos saem no Centro e na Zona Sul.

Uma multidão de foliões seguem os trios elétricos dos que podem ter dimensões enormes e as músicas vão de Marchinhas ao Rock. Alguns blocos saem apenas com bandas, mas a folia é a mesma!

Com o passar dos anos a tradição das fantasias vêm se fazendo cada vez mais presente nos blocos, entretanto, alguns foliões se vestem com as cores do bloco.

A diversidade é enorme tanto no perfil do bloco como nos foliões, afinal não há festa mais democrática do que o Carnaval.

Lembre-se que o Carnaval acontece no alto verão carioca e as temperaturas podem beirar os 40ºC, portanto, pense nisso ao elaborar sua fantasia!

Veja aqui a agenda completa dos blocos divulgada pela RioTur.

Dicas

Use o transporte público, pois o transito é alterado e dificilmente você conseguirá estacionar perto. Além disso, sempre rola uma cervejinha.

Alimente-se bem, porém com comidas leves e beba muita água.

Evite comer na rua, principalmente em ambulantes.

Tenha sempre uma garrafa de água com você durante a folia nas ruas.

Roupas frescas são sempre a melhor opção.

Bolsas e carteiras devem ter somente o indispensável.

Cuidado reforçado com objetos como celulares e câmeras fotográficas.

Em qualquer festa de rua podem ocorrer contra tempos com pisões, empurrões, brigas etc. Mantenha a calma e tenha muita paciência, pois a ideia é se divertir e voltar em segurança para casa.

Escolha o seu bloco, prepare a fantasia e caia na filia!!!

Uma Resposta

  1. Marcia Freitas

    Para quem pretende saber sobre onde comprar ingressos para carnaval no Rio de Janeiro 2016, não deixem de conferir o site da Luftur Eventos – http://www.luftur.com.br que é um site voltado para a venda de ingressos e pacotes de hospedagens para o carnaval de carioca. A Luftur Eventos conta com mais de 18 anos de experiência, participando ativamente de todos os carnavais desde então, sempre recebendo elogios e depoimentos de clientes satisfeitos.

    Vale ressaltar que, a empresa está disponibilizando prazo de pagamento super especiais.

    A Luftur Eventos oferece diversos pacotes variando de R$ 80,00 (arquibancada setor popular) a R$ 900,00 (arquibancada numerada). Também disponibiliza ingressos de camarotes, cadeira numerada, frisas e pacotes de hospedagem. Acesse: http://www.luftur.com.br e obtenha mais informações.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.