O centro de Estocolmo pode ser facilmente percorrido a pé, mas para conhecer a periferia, a melhor opção é usar o transporte público da cidade, que conta com a fama de ser extremamente pontual.

A rede de metrô é composta por três linhas (vermelha, verde e azul), oferecendo 110 quilômetros de linhas no total. Todas as estações do metrô estão sinalizadas com uma letra “T” de cor azul. As estações e as linhas de metrô são autênticas obras de arte, portanto, aproveite para conhecer os encantos subterrâneos da cidade.

O bilhete individual do metrô ou T-bana, pode ser comprado no início de sua jornada e custam 20 coroas. Uma vez carimbado, o bilhete é válido por uma hora, podendo ser utilizado no metrô ou no ônibus. Se preferir, você pode comprar um lote de dez bilhetes por 180 coroas.

Além disso, a cidade conta com diversas linhas de ônibus. As linhas mais utilizadas pelos turistas são a 47 e a 69, que param na zona central e cobrem os destinos mais turísticos.

Você também pode locomover-se por conta própria, embora o uso de um automóvel não seja recomendável devido à complicada malha viária das ruas e estradas.

Um dos meios de transporte preferidos pelos suecos é a bicicleta. Você encontrará uma grande quantidade de ciclovias muito bem sinalizadas espalhadas por toda a cidade.

O serviço de cruzeiros, também pensado para os turistas, é outra opção interessante. Com os barcos você poderá viajar pelos rios e canais de Estocolmo, passar por dez lagos e um mar interno. O barco a vapor é muito popular, já que permite ter uma vista panorâmica dos arredores da cidade, com seus povoados, castelos e pradarias.

Mesmo no inverno, é muito agradável viajar de barco em Estocolmo, especialmente no ferry entre Slussen e Djurgården, e viagens para o parque de diversões Gröna Lund, Astrid Lindgren e outros museus.

Há também barcos para Fjäderholmarna, Drottningholm Palace e outros lugares fora de Estocolmo.

Os barcos partem de Strömkajen no centro da cidade e para explorar plenamente o arquipélago, a compra do arquipélago 5-day pass, que custa 300 coroas, é o ideal. Este passe dá direito ilimitado de viagens de barco por todo o arquipélago. Você também pode usar o cartão para viagens fora de Estocolmo, ou para passeios mais extensos, talvez passar uma noite ou duas em uma das muitas pousadas Bed & Breakfasts, ou hotéis na região. Em algumas ilhas existem locais, muito simples, para acampamento. O cartão pode ser comprado no Centro de Informações Turísticas de Estocolmo, na Sverigehuset, Hamngatan.

Taxi

A principal empresa de taxi da cidade é a Taxi Estocolmo, (Tel.: 08-15 00 00), que além de ser confiável tem muitos motoristas que falam Inglês e também oferece visitas guiadas de duas horas de duração.
Outras grandes empresas de táxi respeitáveis em são: Táxi 020 (Tel.: 020-20 20 20) e Taxi Kurir (Tel.: 08-30 00 00). As três empresas aceitam cartões de crédito.

Leia tudo sobre Suécia e nos acompanhe também pelo Facebook e pelo Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.