A ilha de Gotland, a maior ilha da Suécia, está situada no mar Báltico a 90 quilômetros de distância da costa sudeste do país e é simultaneamente uma comuna, um condado e uma província histórica que tem como capital a antiga cidade medieval de Visby, hoje Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO.

Gotland, com cerca de 60 mil habitantes, é um lugar cheio de história como tumbas antigas, ruínas de pedra, construções medievais e um grande número de igrejas do século XII e XIII.

Em Gotland você terá a oportunidade de descobrir uma natureza exclusiva, as características exóticas da ilha, a cidade medieval amuralhada de Visby e conhecer os festivais que lotam a ilha durante o ano.

Durante o verão (junho e setembro) a ilha recebe uma verdadeira enxurrada de turistas em busca do sol e das praias. Toftasjön é uma das melhores e mais procuradas praias em Gotland.

Entre outubro e abril o clima é frio e chuvoso, mas igualmente atraentes para os turistas de todo o mundo.

As pequenas ilhas de Fårö e Gotska Sandön, localizadas a norte e as ilhas de Karlsö, situadas a oeste, pertencem à ilha de Gotland.

Visby, a capital de Gotland 

Visby, uma cidade medieval ainda amuralhada, é a única cidade da ilha de Gotland e suas maravilhas são, atualmente, Patrimônio da Humanidade.

Na encantadora cidade, que durante o verão fica lotada de suecos e turistas estrangeiros, é possível ver altas torres, arcos, ruas estreitas de paralelepípedos, construções da idade média, boutiques de peles dos famosos carneiros de Gotland e excelentes restaurantes de frutos do mar.

O que é essencial em Visby 

  • Durante o verão, sente-se em uma das muitas cafeterias e restaurantes da cidade e deixe-se encantar pelo entorno medieval enquanto saboreia um delicioso café acompanhado pela especialidade de Gotland, o saffranspannkaka, um tipo de crepe de açafrão recheado com creme de frutas vermelhas.
  • Caminhe por Visby para poder admirar as maravilhas da arquitetura medieval. Percorra os dois quilômetros de muros fortificados medievais que rodeiam a cidade.
  • Visite a Catedral de Sant Mary (Visby Domkyrka) onde você poderá admirar a maravilhosa arquitetura do século XIII.
  • Uma visita ao Museu de Gotland, em Visby, mostra a fascinante história da ilha. 

Visitas obrigatórias em Gotland

– Fårö, a mais famosa das ilhas suecas, está separada de Gotland por poucos quilômetros do estreito de Fårösund.

Em Fårö estão as colossais Rauks, que são colunas naturais de pedra calcária salpicando de forma impressionante a maior parte do litoral da ilha. As pedras foram ganhando forma com as ondas do Mar Báltico e, com o tempo, se tornaram verdadeiras esculturas.

A pequena Fårö foi lar do célebre diretor de cinema, o sueco Ingmar Bergman, portanto, para os amantes da indústria cinematográfica este é um atrativo imperdível. A ilha ficou conhecida por ter sido cenário de inúmeros filmes do cineasta, que viveu e morreu na ilha. A casa onde o cineasta morou é atualmente uma fundação.

É possível chegar a Faro de carro ou de ônibus pelo ferry. Da cidade de Fårösund, em Gotland, tem ligação diária gratuita, por ferry, a cada trinta minutos, para Fårö e a travessia leva apenas alguns minutos. Veja os horários dos ferries aqui.

De Visby para Fårösund a viagem de carro ou transporte público leva cerca de 1 hora.

– Outra maravilhas para visitar é o Parque Nacional de Gotska Sandön, uma ilha desabitada a cerca de 38 quilômetros ao norte de Faro. Tem, aproximadamente 9 quilômetros de comprimento por seis de largura e, sua área é de cerca de 36 km ². Gotska Sandön é, principalmente, composto de areia e sua paisagem é dominada por praias, dunas e florestas de pinheiros. O nome “Gotska Sandön” se traduz literalmente como a “Ilha de Areia Gotlandic”, da província de que faz parte.

– Gotland foi um importante assentamento comercial viking, por isso, recomendo uma visita a aldeia viking de Tofta conheça um pouco da história do lugar durante o século X. Você também poderá praticar arco e flecha e assar pão ao estilo viking.

– Construído entre 1846 e 1847, no nordeste da ilha, o Fårö fyr é um farol de trinta metros de altura.

Se quiser explorar mais um pouco de Gotland, a ilha conta com 800 quilômetros de costa e no verão ainda é possível tomar sol e fazer picnic em suas numerosas praias. Você pode passear por Gotland, facilmente, de carro ou de bicicleta.

Como chegar a Gotland de Estocolmo

De avião

De Estocolmo ao aeroporto de Visby  são 40 minutos.

De ferry

Se não estiver com pressa, desfrute de um passeio de ferry. Ferries para Gotland saem regularmente de dois lugares próximos de Estocolmo: Nynäshamn, ao sul de Estocolmo e Oskrshamn, mais ao sul ainda.

Para ir de Estocolmo até Nynäshamn, pegue o ônibus Flygbussarna que tem horários especiais para o ferry (sai de Cityterminalem, a estação de Estocolmo 1h45min antes do ferry). A passagem pode ser comprada no ônibus, mas é mais barato comprar antecipadamente junto com o ticket do ferry no site Destination Gotland ou nas máquinas da estação rodoviária. O ônibus deixa no porto de Nynäshamn. O bilhete do ferry tem que ser reservado com antecedência e no porto deve-se fazer o check in para embarcar. Há diversos tipos de assento e os preços também se diferenciam. A viagem dura 3h15min.

Estocolmo a Nynäshamn (50 minutos de ônibus).

Nynäshamn a Visby (3h15min de ferry).

Alguns cruzeiros saindo de Estocolmo param em Visby durante algumas horas.

Para mais informações, não deixe de visitar o site oficial de Gotland.

Escritório de turismo:

Praça Donner Plats nº1, Visby

Tel.: +46 (0) 498-20 17 00

E-mail: info@gotland.com

Horário: De segunda a domingo das 9:00 às 17:00

Reserve seu hotel com a gente!!!

Temos uma parceria com o Booking.com e reservando através do blog você ajuda a mantê-lo, pois ganhamos uma pequena comissão e você conta com a qualidade de um dos líderes em reservas on line sem pagar mais por isso. Clique aqui!

 

Leia tudo sobre Suécia e nos acompanhe também pelo Facebook e pelo Instagram.

2 Responses

  1. Edson

    Oi Kátia,
    Estou montando um roteiro pela Suécia e talvez você possa me ajudar.
    Minha ideia é ir de Estocolmo para Visby de avião e de Visby para Faro. Como tenho apenas um dia para fazer isso, penso em ir a noite e voltar na noite do dia seguinte. Fico na dúvida se dá para ver as famosas formações rochosas em Langhammar e o Bergman Center. Como não encontrei empresas de turismo que façam isso, eu teria que fazer um bate-volta de ônibus de Visby/Farosund. Depois de atravessar com a balsa para a ilha de Faro, não sei o que fazer.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.