Howth é uma agradável vila de pescadores situada na baía de Dublin a poucos quilômetros do centro da capital irlandesa e de fácil acesso por transportes públicos.

Pode-se chegar a Howth de ônibus ou de DART (Howth é o final da linha) e qualquer uma das opções vai deixá-lo no cais de Howth, o local mais badalado e movimentado da vila, onde está o píer e os restaurantes. Outra forma é dirigir até lá, mas nesse caso cuidado com os horários de hush.

Atmosfera marítima

Reserve uma manhã, de preferência com sol, para desfrutar da parte baixa do balneário e prepare-se para uma experiência gastronômica fantástica, pois em Howth estão reunidos os melhores restaurantes de frutos do mar da costa leste irlandesa, como o Octopussys, que nós escolhemos para almoçar. A maioria se encontra ao longo do píer que é o principal ponto de passeio da cidade.

Ao chegar você se depara com um cenário lindo e relaxante que o convida a um passeio pelo píer onde os barcos estão ancorados colorindo a baía, as focas aguardam restos de peixes e em dias claros se tem uma belíssima vista da baía de Dublin.

Depois de se deleitar com a vista, caminhar até o farol Baily , fazer um passeio até a Ireland’s Eye (Olho da Irlanda) ou se distrair com as simpáticas focas, é só escolher um dos muitos restaurantes e deliciar-se com os pratos de frutos do mar enquanto continua apreciando a vista.

Após a refeição, não se acanhe… Aproveite o verde da grande praça em frente ao píer e relaxe ou tire um cochilo se o dia estiver ensolarado e quente.

Em frente ao porto e ao píer está a pequena ilha Ireland’s Eye, uma reserva natural que protege as aves marinhas que lá residem. A ilha é muito procurada por pescadores amadores. Os passeios para Eye saem do final do píer e é uma opção para o início da manhã.

Aos sábados e domingos, durante a primavera e o verão, funciona uma feirinha no Howth Market, em frente à estação de trem.  São várias barracas que oferecem os mais diversos produtos – bijuterias, roupas, artigos de decoração, frutas frescas e legumes, sorvetes, doces, cupcakes, pães e uma enorme variedade de comida de diversos países. No final do ano, uma pista de patinação no gelo é montada nesta área. Conclusão, você tem sempre o fazer em Howth, não importa a época do ano!

Se tiver oportunidade conheça o Castelo de Howth e a igreja St. Mary.

Circulando os Cliffs

Outro passeio belíssimo é seguir as trilhas dos cliffs de Howth, que tem 10 km no total e podem ser percorridas em uma caminhada de duas horas e meia.

Você pode fazer o trajeto subindo e descendo para conhecer o Howth Summit (Pico de Howth com, aproximadamente, 120 metros de altura) a pé ou subir de ônibus a partir do cais de Howth ou do centro de Dublin (linha 31B). Só depende da sua disposição!

Se optar por ir de ônibus, ao chegar ao ponto final, no Howth Summit, terá apenas uma caminhada leve de 5 minutos que o leva até o pico de Howth.

Ideal para dias ensolarados e para quem curte caminhadas, o lugar retribui seu esforço com vistas deslumbrante das falésias sobre o mar, muito verde, aves marinhas e flores típicas de lá. Em um dia claro é possível avistar as Montanhas de Mourne, as Montanhas Wicklow e até o País de Gales.

Howth abriga a maior colônia de aves marinhas do leste da Irlanda. São milhares de aves, incluindo fulmars, kittiwakes e mergulhões que nidificam nas falésias e na Eye.

Aproveite para apreciar também as mansões, pois Howth é um dos locais mais exclusivos pra se morar.

Como chegar

De trem

Na Connolli Station, pegue o DART que leva cerca de 20 minutos até a Howth Train Station, final desta linha. Atenção, pois apesar de seguir para a mesma direção, não é o mesmo trem para Malahide, eles param em estações diferentes.

De ônibus

Saíndo da Connolli a cada 30 minutos aproximadamente

A linha 31 que sai da Eden Quay leva cerca de 35 minutos.

31: Deixa no porto de Howth

31 B: deixa no Pico de Howth – Howth Summit

 

Howth Tourism Office

1 West Pier

Howth, Dublin 13,

Ireland

Tel.: +353 1 839 6955

howth@fingaltourism.ie

 

Howth Tourism Limited

10 Harbour Road

Howth, Dublin 13,

Ireland

info@howththismagic.com

http://www.howthismagic.com/index.php

 

Dublin Tourism Information Center

Arrivals Hall, Dublin Airport

Tel.: +353 1 605 7700

www.visitdublin.ie

 

Leia outros artigos sobre Irlanda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.