Uma experiência muito agradável e imperdível para quem visita a Irlanda é passar o dia em Howth, no Condado de Fingal, a 15 km ao norte de Dublin.

Howth é uma antiga vila de pesca na península de Howth Head, na Baía de Dublin.

A vila costumava ficar isolada, no passado, em consequência de tempestades e marés altas, mas hoje é um dos lugares mais luxuosos para se morar nos arredores de Dublin. A pequena vila é endereço de famosos como, por exemplo, o baterista Larry, da banda irlandesa U2.

Muito conhecida por ser uma região de pesca, Howth tem mercados onde se compra peixe e frutos do mar fresquíssimos trazidos do Mar da Irlanda e a preço bem menor do que nos supermercados de Dublin, por exemplo.

Em Howth estão alguns dos melhores restaurantes de frutos do mar da costa leste irlandesa e um dos melhores “Fish and Chips” da Irlanda.

Programe-se para um passeio de dia inteiro ou vá mais de uma vez a Howth, pois você vai se surpreender como um lugarejo tão pequeno tem tanto a oferecer. São passeios, caminhadas pelos cliffs, monumentos, passeios de barco, além de uma gastronomia fabulosa!

 
É uma delícia o passeio pelo Pier de Howth. A paisagem, os barcos, os animais marinhos, as montanhas e os restaurantes do outro lado formam um cenário perfeito e irresistível!
 

A partir de Dublin, você pode ir a Howth dirigindo, de ônibus ou de DART (Howth é o final da linha). Qualquer uma das duas opções de transporte público vai deixá-lo no cais de Howth, o local mais badalado e movimentado da vila, onde está o píer e os restaurantes e a viagem não leva mais de 30 minutos. Se a escolha for o carro, cuidado com o tempo que você pode perder no transito.

História

Howth foi colonizada por Vikings dinamarqueses que lhe atribuíram o nome de origem nórdica. Os Vikings também colonizaram toda costa oriental da Irlanda, inclusive Dublin. A Irlanda era um porto importante entre a Escandinávia e o Mediterrâneo. O Skuldelev 2, um navio do século X que está no museu viking de Roskilde, na Dinamarca, foi construído com madeira irlandesa.

Em 1177 Howth caiu nas mãos dos normandos e Armoricus (ou Almeric) Tristam, que adotou o nome do santo cujo dia de comemoração caia no dia em que venceu a batalha definitiva (St. Lawrence ); recebeu grande parte das terra, construindo o  primeiro castelo na região. Almeric St. Lawrence recebeu o título de conde de Howth de Henrique II, em 1181 e até hoje seus herdeiros são os donos do Castelo de Howth.

Howth foi porto comercial desde o século 14. Foi invadida por piratas e no início do século 18 foi escolhida como porto para o navio do serviço postal até ser transferido para Dun Laoghaire. Em junho de 1914, novecentos fuzis foram desembarcados em Howth, por Robert Erskine Childers, para os revolucionários irlandeses que os usaram contra os britânicos no Levante da Páscoa e na posterior Guerra Anglo-Irlandês.

Leia outros artigos sobre Irlanda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.