Consagrada como o destino mais charmoso da Serra Fluminense, Itaipava também é perfeita para as amantes do Ecoturismo, oferecendo cavalgadas, caminhadas, trilhas, cachoeiras e muito mais para você se divertir junto a natureza.

Cavalgada Ecológica

Uma das atividades mais procuradas é a cavalgada ecológica. Itaipava e a região em seu entorno oferece excelentes trilhas para quem gosta dessa modalidade e três ótimas opções são:

Haras Analu que fica no Vale do Cuiabá e é o mais antigo de todos, em atividade desde 1988. Os grupos podem ser de até dez pessoas, sempre com a supervisão e acompanhamento de um profissional.  O Analu tem cavalos especiais para crianças e iniciantes.

Centro Hípico Patrícia Berardo com o diferencial de oferecer saídas à noite, são as chamadas “Cavalgada ao Luar”.  Reúne grupos de até oito adultos em passeios que variam de uma a três horas de duração.  Os percursos não são fixos e vão em direção às trilhas nas redondezas do Vale do Cuiabá e da Boa Esperança, com pouco movimento de carros.

Finalmente, o Rancho da Ferradura que é o menor e mais simples de todos, mas tem o privilégio de ficar em plena área rural, cercada de natureza, podendo propiciar circuitos em plena Mata Atlântica.  Fica no Vale das Videiras, em área oposta as outras duas opções, que ficam em torno do Vale do Cuiabá.

As cavalgadas ecológicas acontecem o ano inteiro e, mas, é bom fazer reserva, principalmente na alta temporada.

Jeep Tour e Ciclo turismo

O Jeep Tour e o Ciclo turismo são ótima opção para quem procura um pouco mais de aventura e contato com a natureza. Os roteiros são montados para oferecer uma ampla diversidade, integrando beleza natural, história e cultura. Você vai visitar produtores rurais, passar por belas fazendas históricas e trafegar por estradas abertas por antigos desbravadores. Alguns roteiros podem ser realizados integralmente de Jeep, outros criados exclusivamente para o Ciclo Turismo e outros ainda integrando o Jeep Tour e o Ciclo Turismo.

Cachoeiras

A região também tem muitas cachoeiras e aqui estão selecionadas algumas para os amantes dos banho e mergulho em águas geladas em lindos cenários:

Cachoeira da Jiboia

Tem pouco volume de água, mas é bem alta, devendo ter em torno de 90 a 100 metros. O local pode ser explorado por grupos de excursionistas pequenos e com disposição para enfrentar uma subida bem íngreme, compensada por um belo mirante natural. O acesso começa na guarita do Parque, seguindo a trilha que leva ao Véu da Noiva. Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Cachoeira das Andorinhas

Encravada entre dois paredões rochosos com um poço de mais ou menos 4 metros de profundidade. Entre os paredões onde a água cai os andorinhões vêm se aninhar e é possível ver revoada de centenas deles. O acesso começa na guarita do Parque, seguindo a trilha que leva ao Véu da Noiva. Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Cachoeira das Bromélias

O local é bem preservado e a ducha proporciona um banho relaxante. O acesso é feito pela trilha com início na guarita do IBAMA, na entrada do Parque. Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Pinheiral

É um dos balneários mais famosos de Petrópolis. A infraestrutura é precária, mas as águas da cachoeira e dos poços são transparentes e atraem muitas pessoas. O acesso é feito pela Estrada do Bonfim, na altura do Km 2,5. Local: Vale do Bonfim.

Poço Paraíso

Local de rara beleza e muito ensolarado, com espelho d’água grande e boa profundidade. Próprio para banhos e natação. Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Véu da Noiva

Tem 40 metros de altura e é muito procurada tanto para rappel ao lado da cachoeira como para cascading. Nos finais de semana e feriados prolongados é grande o numero de pessoas que acampam nas proximidades. A cachoeira é cercada de Mata Atlântica com muitas bromélias e orquídeas. Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Caminhadas

Caminhadas ecológicas também são uma boa opção para quem não abre mão do contato com a natureza. A região oferece várias trilhas para caminhadas com diferentes graus de dificuldade. Veja algumas opções:

Caminhada ao Pico do Alcobaça

Uma das mais belas caminhadas é até o cume do Pico Alcobaça, numa trilha de grau de dificuldade intermediário com três horas, aproximadamente, até o cume a partir do Campo de Aventuras. É possível desfrutar de uma vista de 360º que inclui as cidades de Petrópolis, Corrêas, Itaipava e a Serra dos Órgãos. O Alcobaça com altitude de 1.787 metros acima do nível do mar destaca-se pela variedade da flora como Mata Atlântica secundária, e Campo de Altitude, onde se pode observar várias espécies de orquídeas e bromélias

Travessia Petrópolis/Teresópolis

Uma das mais belas e pesadas trilhas para Trekking no Brasil, também conhecida como “Petrô-Terê”. Pode ser considerada um dos atrativo de maior interesse e sucesso da região Serrana do Estado do Rio de Janeiro na alta temporada, que vai de maio a outubro. O acesso é feito pela guarita do IBAMA, na entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O percurso completo leva em torno de três dias e deve ser feito sempre com o auxílio de um guia.

Açu/Portais de Hércules

Imagine-se à beira de um penhasco com 400 a 500 metros de altura, um grande vale ao fundo, uma montanha nascendo dentro deste vale com cume pronunciado, mais ou menos no mesmo nível em que você está observando. Olhando mais para frente, num ângulo de 180º, depara-se com todas as montanhas principais do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Pode-se observar vários lugares de grande beleza como o Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus, Cabeça de Peixe, Santo Antonio, São João, Verruga do Frade, Agulha do Diabo e Garrafão, até a vista alcançar a visão majestosa da Pedra do Sino. Este lugar incrível que dá vista para tantos atrativos chama-se Portais de Hércules.

Castelinho

Caminhada leve com duração de 1 a 2 horas saindo próximo ao ponto final do ônibus Lagoinha (Morin). A altitude é de 1.230 metros com vista para o centro de Petrópolis, Serra da Estrela, Baia de Guanabara e Baixada Fluminense.

Alcobaça

Caminhada de nível intermediário com duração de 2 a 4 horas saindo do Vale do Bonfim e da Alcobacinha. Altitude de 1.789,6 metros com vista para o centro de Petrópolis, Itaipava e Vale do Bonfim.

Cobiçado

Esta é uma caminhada leve com duração de 1h30m a 2h30m e o ponto de partida é próximo ao ponto final do ônibus Santa Isabel (Caxambú) ou do ponto final do Pedro Ivo (Morin). A altitude é de 1.677,5 metros e você terá vista para o centro de Petrópolis, Itaipava e Baixada Fluminense.

Maria Comprida

Caminhada pesada com duração de 4 a 5 horas saindo do centro de Araras até uma altitude  de 1.967,5 metros te agraciando com uma bela vista para o Vale do Bonfim, Araras, Capoeirão e serra dos Órgãos.

Pedra do Sino

Esta é uma caminhada muito pesada com duração de 2 a 3 dias partindo do Vale do Bonfim. A recompensa é a vista para a cachoeira Véu das Noivas,  para as Pedras do Açu e do Sino e para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Pedra Seio de Vênus

Caminhada leve, com  duração de 1h30m partindo da  Rua Hermogênio Silva (em frente ao Riverside Hotel – Retiro). Lhe proporcionará vista para o centro de Petrópolis, as Serras de Araras e da Estrela, para Itaipava, Bingen e a altitude é de 1.479,6 metros.

Caminhada até a cachoeira das Andorinhas

Recepção de boas vindas no Campo de Aventuras Paraíso Açú às 9h30, instruções dos monitores sobre como se comportar na trilha e normas de segurança, saída ás 10hs para caminhada de 4 horas (ida e volta) dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em meio à exuberância da Mata Atlântica, passando pela Gruta do Presidente, Portal  dos Duendes, Cachoeira do Véu da Noiva, chegamos à Cachoeira das Andorinhas, refúgio de andorinhões e com seu belíssimo poço com 5 metros de profundidade.

Caminhada até a cachoeira Véu da Noiva

Recepção de boas vindas no Campo de Aventuras Paraíso Açú às 9h30, instruções dos monitores sobre como se comportar na trilha e normas de segurança, saída às 10hs para caminhada de 3 horas (ida e volta) dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em a Mata Atlântica passando pela Gruta do Presidente, Portal  dos Duendes,  Cachoeira do Véu da Noiva.

Caminhada até a cachoeira das Bromélias

Recepção de boas vindas no Campo de Aventuras Paraíso Açú às 9h30, instruções dos monitores sobre como se comportar na trilha e normas de segurança, saída às 10hs para caminhada de 1:30 horas (ida e volta) dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos cruzando a exuberante a Mata Atlântica.

Que tal, gostou?

Uma série de atividades com total interação com a natureza para que você escolha aquela com que mais se identifica.

Cavalgadas Ecológicas:

  • HARAS ANALU– Estrada Ministro Salgado Filho, 5.230, Itaipava, Petrópolis. Telefone:  +55 (24) 2222.9666. Dica: ideal para cavalgadas diurnas, onde pais, filhos e amigos podem formar um animado grupo, respeitando-se sempre o nível de dificuldade de cada um.
  • CENTRO HÍPICO PATRÍCIA BERARDO– Km 12 da BR-495 (Teresópolis-Itaipava), em Itaipava, Petrópolis.  Telefone:  +55 (24) 9308.2832. Dica: cavalgadas à noite que podem terminar com uma fogueira ou roda de viola.
  • RANCHO DA FERRADURA– Estrada dos  Mulungus, Vale das Videiras, Petrópolis.  Telefone:  +55 (24) 2225.8069. Dica:  a melhor opção para cavalgar em área rural, passando por dentro de fazendas, cruzando riachos, vendo animais e pássaros.

Jeep Tour e Ciclo Turismo: Tel.: +55 (24) 2225-2069

Site:http://www.montanhaexpedicoes.com.br/

Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Estrada do Bonfim s/n

Tel.:+55 (24) 2236-0475

Site: http://www.parnaso.tur.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.