Para quem vem conhecer ou mora na cidade do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico é um passeio obrigatório e imperdível assim como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as praias maravilhosas, além de outros pontos turísticos fascinantes.

Localizado no bairro Jardim Botânico, na Zona Sul  da cidade, o Jardim Botânico Rio de Janeiro  possui uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade.

Fundado em dia 13 de junho de 1808 por D. João VI, príncipe regente na época, o parque foi criado com o objetivo de aclimatar espécies trazidas das Índias Orientais.

Atualmente é um dos dez mais importantes parques do gênero no mundo, abrigando espécies raras da flora brasileira e de estrangeira, sendo possível observar cerca de 6 500 espécies de planta, onde algumas estão ameaçadas de extinção. Toda essa diversidade está distribuída em uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

 

São 330.000 plantas desidratadas, Carpoteca com 5.800 frutos secos, Xiloteca com 8.000 amostras de madeira, um Orquidário e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes e 3.000 obras raras.

 

O parque também abriga monumentos históricos, artísticos e arqueológicos.

 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Jardim Botânico também foi definido pela UNESCO como área de Reserva da Biosfera, por sua grande importância histórica, cultural, científica e paisagística.

O Jardim Botânico é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos, um centro de estudos para estudantes e cientistas e, um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza. É um lugar muito procurado por observadores de pássaros.

 

As palmeiras imperiais da época da fundação são um ícone do parque e destacam-se de longe, ao longo da Rua Jardim Botânico, fascinando a todos.

 

Não deixe de ver:

– O roseiral e o lago com as vitórias-régias.

– A estufa com plantas carnívoras.

– O Orquidário, construído no final na década de 1930 e restaurado em 1998. No orquidário também é possível encontrar algumas plantas ornamentais, como os antúrios, filodendros, samambaias e as avencas. São cerca de dois mil vasos com uma das mais belas coleções do Jardim Botânico Rio de Janeiro.

 

– O Chafariz Central ou Chafariz das Musas, onde quatro figuras representando a música, a poesia, a ciência e a arte decoram a peça.

 

– A Casa dos Pilões, que é um núcleo arqueológico representando a atividade da antiga fábrica de pólvora que funcionava ali.

 – O Jardim Japonês, criado em 1935, mostra a delicadeza da cultura japonesa e encanta os visitantes com bonsais, cerejeiras, bambuzais e lagos artificiais com carpas.

 

– O Cactário que foi recentemente reformado e conta com mais de 150 espécies.

 

– O Jardim de Plantas Rupícolas que são plantas que brotam em rochas e encostas.

 

O Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico Rio de Janeiro

Museu do Meio Ambiente está situado dentro do Jardim Botânico e tem uma área construída de 2.700m². É o primeiro da América Latina que se dedica à temática socioambiental.

É um espaço destinado para colaborar com a conservação da biodiversidade e a viabilização da sustentabilidade estreitando a relação entre as pessoas e o planeta com o desenvolvimento de exposições, atividades educativas e a criação de espaços de debate com abordagem transdisciplinar e participativa, para promover entendimento das diferenças e características culturais para o fortalecimento da cidadania.

O Museu do Meio Ambiente dispõe de guarda-volumes individuais ou para grupos.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um verdadeiro santuário ecológico bem no meio da cidade, onde todos têm a oportunidade de ter contato com a natureza.

 

O parque é muito bem sinalizado e ao chegar você receberá um mapa para se orientar.

Se a fome apertar, pare na lanchonete que fica na entrada do parque, onde também tem uma fonte de água potável.

Informações úteis do Jardim Botânico Rio de Janeiro e Museu do Meio Ambiente

Endereço: 

Rua Jardim Botânico, 920 (pedestres) e 1008 (veículos) – Jardim Botânico.

Cidade: Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 3874-1214

Fax: (21) 3874.1808

Para visitas guiadas, entre em contato por telefone.

Preços:

Ingresso Individual – R$ 6,00

Gratuidade para crianças até 7 anos

Gratuidade para adultos a partir de 60 anos residentes no Brasil ou em outros países que fazem parte do Mercosul.

Horário de funcionamento:

O horário normal de visitação é das 8h às 17h, com prorrogação de uma hora para o fechamento das bilheterias no período de horário de verão.

Acessos e estacionamento:

Rua Jardim Botânico, 1008 (com estacionamento e bicicletário)

Rua Jardim Botânico, 920 (sem estacionamento, com bicicletário)

Rua Pacheco Leão, 100 (somente pedestres).

Nos finais de semana, os visitantes do Jardim Botânico também podem utilizar o estacionamento do Jockey Club Brasileiro.

Horários e preços do Museu do Meio Ambiente:

O Museu está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h.

A entrada é gratuita.

Informações: (21) 2294-6619

Leia tudo sobre Rio de Janeiro e siga-nos também no Facebook e no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.