Se você é como eu que se perde entre as estantes descobrindo novos horizontes e desbravando universos, que adora abrir um livro novo, que se deixa seduzir por um papel sedoso e de boa qualidade, que é aficionado por leitura e vê as livrarias como verdadeiros paraísos, essa matéria é pra você, pois os apaixonados pelos livros são, geralmente, apaixonados pelas livrarias também!

Quantas vezes entramos em uma livraria para comprar um determinado livro, para folhear algum lançamento ou somente para visitá-la e acabamos levando conosco Machado de Assis, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Liev Tolstoi, Shakespeare, José Saramago, James Joyce, Thomas Mann, outro grande nome ou apenas um livro que por qualquer motivo nos encantou?

Seja pela beleza, arquitetura, história ou alguma outra curiosidade, essas livrarias são também grandes atrações turísticas.

1 – El Ateneo, Buenos Aires

Impossível não entrar pelo menos para fotografar! Localizada na Av. Santa Fé, no exclusivo bairro da Ricoleta, a livraria está instalada no antigo Teatro Grand Splendid, construído em 1919. É uma das melhores livrarias da América Latina, com uma seleção de mais de 120 mil títulos. El Ateneo conserva detalhes do antigo teatro como a cúpula pintada, as varandas, as cortinas de veludo e até o palco, onde funciona um agradável café.

Endereço: Av. Santa Fé, 1860  Ricoleta Buenos Aires

Horário: De segunda a quinta, das 9h às 22h; sexta e sábado, das 9h à meia-noite e domingo, do meio-dia às 22h.

Site: http://www.elateneocentenario.com/

2- Shakespeare & Co, Paris

Pequena, charmosa e talvez a mais conhecida livraria de Paris, era frequentada pelos grandes nomes da literatura como Hemingway, Fitzgerald e Joyce, este amigo da proprietária Sylvia Beach que editou pela primeira vez “Ulysses” pai da literatura moderna. Está localizada no bairro dos estudantes, o Quartier Latin.

Endereço: Rue de La Bûcherie, 37  Paris

Tel.: +33 1 43 25 40 93

Site: http://www.shakespeareandcompany.com/

3- Galignani, Paris

Estabelecida na Rue de Rivoli desde 1858, esta foi a primeira livraria inglesa, na Europa, fora da Grã Bretanha. Depois de um período em Londres, seu fundador, Antonio Galignani, se instalou em Paris com as melhores seleções da literatura inglesa, francesa, americana e até hoje é um dos melhores endereços para livros de arte.

Endereço: Rue de Rivoli, 224  Paris

Tel.: +33 1 42 60 76 07

Site: http://www.galignani.com/

4- Brentano’s, Paris

Esta é uma livraria com quase 120 anos de origem norte-americana e oferece uma grande seleção literária de seu país de origem, além de uma imersão multicultural em diferentes idiomas. A Brentano’s está situada na Avenida da Ópera, entre a Ópera Garnier, o Louvre e a Place Vendôme.

Endereço: Avenue de l’Opéra, 37  Paris

Tel.: +33 1 42 60 87 37

Site: http://www.librairie-brentanos-paris.com/

5- Selexys Bookstore, Maastricht

Esta livraria espetacular foi instalada em uma igreja Dominicana construída em 1294, cerca de 80 anos após são Domingos fundar a Ordem dos Pregadores. Esse impressionante edifício do século XIII abriga uma estante de três andares com escadas e elevadores.

Endereço: Dominikanerkerkstraat 1, Maastricht  Holanda

Tel.: +31 43 304 01 30

6- Lello e Irmãos, Porto

Também conhecida como livraria Chardron ou simplesmente Lello é a mais linda de Portugal e uma das mais bonitas do mundo. Está situada no centro antigo da cidade do Porto e foi fundada em 1869, porém está na sede atual desde 1909, quando passou para os irmãos Lello. A fachada é espetacular, mas o interior é surpreendentemente mais bonito. Exposições de arte são feitas no segundo piso, onde também funciona um café.

Endereço: Rua das Carmelitas, 144  Porto  Portugal

Lello Porto

7- El Péndulo, Cidade do México

O espaço que é bar, café e livraria, oferece um ambiente aconchegante e refrescante com amplas janelas. É ideal para ler, descansar e se inspirar. Está situada no elegante bairro de Polanco e seu café que é decorado com plantas e pequenas árvores é tão famoso quanto seus livros.

Endereço: Alejandro Dumas 81 Polanco, Miguel Hidalgo, Ciudade do México, México

8- Corso Como 10, Milão

Carla Sozzani, importante personalidade do mundo editorial do setor de revistas na Itália e irmã da poderosa Franca Sozzani, diretora da ‘Vogue Itália’, abriu a livraria em 1990. Nessa época, era uma galeria, dedicada principalmente à arte e à fotografia. Depois, ampliada, se tornou um espaço para o setor de moda, restaurante e livraria. No local são realizadas exposições, concertos e outras atividades culturais. Sua seleção de livros de moda e fotografia é espetacular.

9- Librería Mas Puro Verso, Montevidéu

Assim como a portenha, o seu grande atrativo é funcionar em um edifício histórico: declarado Patrimônio nacional, o local foi inaugurado em 1917. Entre os highlights do espaço estão a escadaria e o vitral, além do café/restaurante que fica no segundo andar. Ótimo para fazer aquela pausa durante a caminhada pela “ciudad vieja”.

 

Em uma livraria pode-se encontrar muito mais do que livros!!!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.