A Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, está com a exposição “Marino Marini: do arcaísmo ao fim da forma” em cartaz até 27 de setembro de 2015.

Com curadoria de Alberto Salvadori, diretor do Museo Marino Marini em Florença, a exposição é a primeira retrospectiva no Brasil do artista italiano reconhecido mundialmente por suas esculturas em bronze, e um dos nomes fundamentais da arte moderna italiana.

A mostra proporcionará ao público uma visão ampla e generosa da produção artística de Marini, expondo 68 peças, entre esculturas, pinturas e desenhos, de distintos períodos de sua carreira. A exposição reúne obras das duas importantes instituições dedicadas à obra de Marini na Itália, o Museo Marino Marini de Florença e da Fondazione Marino Marini de Pistoia – cidade natal do artista.

Nascido em Pistoia (1901 – 1980), na região da Toscana, Marini cresceu cercado pelas influências da vizinha Florença, nutrindo uma forte ligação com a arte etrusca e com a arte egípcia pertencente aos museus da região, desenvolvendo em sua obra quatro temáticas em particular: o retrato, a Pomona – a encarnação do eterno feminino –, os cavalos e os cavaleiros e o circo. Por este último era extremamente fascinado, sentindo-se intrigado pela natureza do ofício do malabarista, do palhaço e dos acrobatas.

“A relevância de Marino Marini foi de um artista que não se comportou como um filólogo, não aceitou os dados históricos consumidos pelo estudo e pela interpretação antropomorfa do sujeito, mas revelou, no seu trabalho, uma dimensão de atualidade da matéria numa relação direta entre homem e sujeito”, destaca Alberto Salvadori.

A exposição “Marino Marini: do arcaísmo ao fim da forma”, tem patrocínio da Pirelli e apoio do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo. Esta iniciativa faz parte do “Ano da Itália na América Latina” promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália.

Em cartaz de 18 de julho até 27 de setembro, após passar pela Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 2  – 11 3324-1000 | Lg. General Osório, 66 – 11 3335-4990
Terça a domingo, das 10h às 18h. Bilheteria até as 17h30.

Entrada gratuita para esta mostra.

Site oficial

Reserve seu hotel em São Paulo aqui.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.