Em final de novembro inicia-se a temporada dos mercados natalinos nas cidades europeias e em Paris eles estão instalados em vários pontos da cidade.

Os mercados de Natal ou marché de Noël surgiram na Alemanha e na região da Alsácia durante a Idade Média. Eram chamados de marchés de Saint-Nicolas e destinavam-se, sobretudo, à distribuição de presente para as crianças no dia de Saint-Nicolas. A partir de 1570 os mercados passaram a celebrar o nascimento de Jesus.

Desde os anos 1990, os mercados de Natal foram se espalhando por todas as cidades da Europa, transformando-os em verdadeiras atrações pré-natalinas. Em Paris, estão presentes nos quatro cantos da cidade, indo de Saint-Germain-des-Prés a Champs-Elysées, da Place de la Nation ao Trocadero… por todos os pontos onde se for, transformando em maior deleite as caminhadas!

Os artigos encontrados são praticamente os mesmos que eram vendidos há séculos atrás, ou seja, artigos de festas e decoração de Natal, comidas típicas e vinho quente, produtos e artesanato da região, roupas de inverno e artigos para presente, além dos tradicionais pinheiros de Natal. O ambiente é aconchegante e a magia do Natal está presente nas decorações dos pequenos chalés de madeira onde os produtos são expostos para venda.

 

Veja a relação dos Mercados de Natal por toda Paris:

Mercado de Natal na Champs-Elysées

(de 14 de novembro de 2014 a 04 de janeiro de 2015)

A mais bela avenida do mundo tem 160 chalés entre a rotunda da Champs-Elysées e da Place de la Concorde, oferecem artesanato e produtos locais de todas as regiões da França e da Europa. Shows gratuitos são realizados diariamente coma presença do Papai Noel para a alegria da criançada.

Site do evento: www.parisvillagedenoel-champselysees.com

Metro: Charles de Gaulle – Étoile

RER: Charles de Gaulle – Étoile

Mercado de Natal de Montparnasse

(de 04 de dezembro a 31 de dezembro de 2014)

Os 40 chalés de madeira que formarão o mercado vão dar a magia de Natal ao local.

Gare de Paris Montparnasse

Metro: Charles de Gaulle – Étoile

RER: Charles de Gaulle – Étoile

Mercado de Natal da Gare de l’Est

(de 04 de dezembro a 19 de dezembro de 2014)

Durante 15 dias a Alsácia estará alojada na parte da frente da Gare de l’Est.Goûtez para os visitantes conhecerem ou redescobrirem as tradições e a gastronomia da região. Os famosos pretzels, pães temperados, carnes… uma verdadeira festa para os olhos e o paladar, bem como uma oportunidade de comprar presentes gourmet!

Parvis de la Gare de l’Est

Metro: Charles de Gaulle – Étoile

RER: Charles de Gaulle – Étoile

Mercado de Natal de Montmartre

(de 05 de dezembro de 2014 a 04 de janeiro de 2015)

Aos pés do Sagrado Coração, você vai experimentar a magia do Natal na parte mais alta e mais romântica de Paris. São cinquenta chalés ocupados, principalmente, por comerciantes de Montmartre onde produtos locais e sugestões de presente esperam por você.

Site do evento: www.villagedenoelmontmartre.fr

Place du Tertre

Metro: Abbesses, Lamarck – Caulaincourt

Mercado de Natal da Place Saint Sulpice

(de 01 de dezembro a 24 de dezembro de 2014)

A magia do Natal tomará conta da Place Saint-Sulpice, onde artesanato e gastronomia, além de uma grande variedade de produtos típicos de Natal aguardam por você.

Place Saint-Sulpice

Metro: Saint-Sulpice

RER: Saint-Michel – Notre-Dame

Mercado de Natal de La Défense

(de 20 novembro de 2014 a 28 de dezembro de 2014)

Com a temporada de férias se aproximando, La Défense complementa sua elegância com o tradicional marché de Noël, onde centenas de chalés estarão presentes oferecendo uma infinidade de artigos e saborosas ideias. Papai Noel estará presente durante todo o dia para o deleite das crianças, imortalizando este encontro em fotos.

Parvis de La Défense

Metro: Saint-Sulpice

RER: Saint-Michel – Notre-Dame

Mercado de Natal em Saint-Germain-des-Prés

(de 06 de dezembro de 2014 a 02 de janeiro de 2015)

O lendário bairro de Saint-Germain des Près também o aguarda com muitos de seus comerciantes envolvidos no mercado de Natal.

Place Saint-Germain-des-Prés

Metro: Saint-Germain-des-Prés

Mercado de Natal de Boulogne-Billancourt

(de 03 de dezembro a 24 de janeiro de 2015)

A Grand Place, em Boulogne-Billancourt, recebe 45 chalés com ideias para enfeites de mesa e árvores de Natal, presentes, produtos locais e muito mais.

Grand place

Metro: Jasmin

Mercado de Natal de Versailles

(de 05 a 26 de dezembro de 2014)

No mercado de Natal em Versailles você comprará com os melhores artesãos da região em um ambiente festivo e colorido. Lá encontrará o suficiente para encher muitos sapatos colocados sob a árvore.

Centre-ville de Versailles

Metro: Jasmin

Mercado de Natal de Vincennes

(de 05 a 20 de dezembro de 2014)

No mercado montado pelos comerciantes locais você encontrará produtos gourmet e ideias para presentes, sem mencionar o vinho quente, as panquecas e o tradicional pain d’épices (pão de mel).

Place Pierre Semard

Metro: Jasmin

Mercado de Natal do Palais Brongniart – Place de la Burce

(de 19 a 22 de dezembro de 2014)

O Palais Brongniart, edifício erguido a pedido de Napoleão leva o nome do arquiteto que o desenhou – Alexandre Théodore Brongniart. É neste elegante endereço que os melhores artesãos franceses estarão com os melhores artigos natalinos, bem como o Paris Gourmand permitirá que o público em geral experimente vários sabores.

Site do evento: www.savim.eu

Palais Brongniart – Place de la Bourse – Rue Notre Dame des Victoires, 75002 Paris

Metro: Bourse, Grands Boulevards

Mercado de Natal em Provins

(14 e 15 de dezembro de 2014)

Muitos artigos natalinos e gastronômicos, além de entretenimento aguardam as crianças e seus pais.

Place de la Résistance et de la Déportation

Metro: Bourse, Grands Boulevards

Mercado Medieval de Natal em Provins

(13 e 14 de dezembro de 2014)

Uma viagem à Idade Média é o que propõe L’association “A Guarda Champagne Fairs”. Esta será a 5ª edição do mercado medieval de Natal, onde artesãos mostrarão a arte do negócio da Idade Média. Autêntico, este mercado será conduzido por trovadores, malabaristas e mágicos! Atividades divertidas serão direcionadas às crianças. Decoração e iluminação típicas da época decorarão o mercado na noite de sábado.

Place du Châtel

Metro: Bourse, Grands Boulevards

Mercado de Natal em Saint Denis

(de 19 a 21 de dezembro de 2014)

A magia do Natal tomará conta de Saint Denis que o convida a conhecer seu mercado e artesãos da região, além de seus melhores produtos gourmet como foie gras, gengibre e vinho quente.

Parvis de la Basilique royale de Saint-Denis

Metro: Bourse, Grands Boulevards

Veja outros artigos sobre Paris e nos siga pelo Facebook e também pelo Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.