Merrion Square é um dos lugares mais exclusivos de Dublin e o coração da arquitetura georgiana da cidade. Um passeio por esta praça é um deleite para os apreciadores da arquitetura georgiana. No passeio, admire a beleza do parque e seus monumentos, repare nas portas multicoloridas das casas e nas placas que indicam os dublinenses famosos que ali moraram, depois aproveite para visitar os dois museus em Merrion Street. Seu passeio pode ficar mais agradável ainda com uma volta de charrete, que estão sempre em frente ao parque.

A construção das casas georgianas na Merrion Square começou em 1762 e continuou por 30 anos. Merrion Square logo se tornou um endereço da moda para a aristocracia e as classes profissionais. É uma das praças georgianas mais bonitas de Dublin e, sem dúvida, uma referência desta arquitetura.

A área do parque foi originalmente adquirida pela Igreja Católica Romana em 1930 para construção de uma catedral. No entanto, este projeto nunca se concretizou e, em 1974, o então Arcebispo Dermot Ryan, doou o terreno para a Dublin Corporation para que fosse construído um parque público.

Menor que o St Stephen’s Green Park, a Merrion Square possui uma mata verde mais densa e, no centro da praça, encontram-se jardins com belíssimos canteiros de flores. O lugar também é repleto de esculturas e monumentos que homenageiam importantes personagens da história irlandesa, como o memorial ao escritor Oscar Wilde, que residia no nº 1 da Merrion Square, a Fonte Memorial Rutland e uma coleção de postes antigos da cidade.

Até cerca de 1950, as casas eram residenciais, mas hoje a maioria é usada como escritório. A Cruz Vermelha Irlandesa, a Biblioteca Central Católica, o Arquivo de Música Tradicional Irlandesa e a Sociedade Irlandesa Georgiana têm suas sedes na praça. O poeta WB Yeats viveu no n. º 82, e Daniel O’Connell no n º 58, que agora abriga o Centro de Keough-Naughton da Universidade de Notre Dame.

Dos quatro lados do Merrion Square Park, três são cercados pelos tijolos vermelhos das moradias georgianas, o lado oeste contempla importantes construções, a Leinster House, o prédio que agora abriga o Parlamento Nacional da Irlanda, os edifícios do governo, o Natural History Museum e a National Gallery.

Para quem aprecia arquitetura é um passeio fantástico, mas se você deseja apenas passear por um parque lindo e agradável, este também é o lugar certo!

 

Endereço: Merrion Square, Dublin 2

Telefone: +353 0 1-6612369

 

Leia outros artigos sobre Irlanda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.