A comemoração do dia de San Gennaro é a festa religiosa mais importante na cidade de Nápoles, na Itália.

San Gennaro, o Bispo de Benevento e mártir, que foi perseguido por ser cristão e finalmente decapitado em 305 d.C, é o santo padroeiro da cidade e da Catedral Metropolitana de Nápoles, construída no século 13 e carinhosamente chamada de Catedral de San Gennaro.

Dentro da catedral, ou duomo, a Capela do Tesouro de San Gennaro é decorada com afrescos barrocos e outras obras de arte. Entretanto, o mais importante é que lá estão relíquias do santo, incluindo dois frascos fechados de seu sangue coagulado alojados em um relicário de prata.

Segundo a lenda, um pouco de seu sangue foi coletado por uma mulher que o levou para Nápoles, onde ele ainda ficou liquefeito até oito dias.

Na manhã do dia 19 de setembro, o dia da celebração de San Gennaro, milhares de pessoas lotam a Catedral e a Piazza del Duomo, que fica em frente, esperando ver o sangue do santo e na esperança de que ele se liquefaça novamente, revivendo o milagre de San Gennaro.

Em uma cerimônia religiosa solene, o cardeal retira os frascos de sangue da capela onde são mantidos e os leva em procissão, junto com um busto de San Gennaro, ao altar da Catedral.

A multidão presta atenção ansiosamente para ver se o sangue se liquefaz milagrosamente, acreditando ser um sinal de que San Gennaro abençoa a cidade (ou um mau presságio se isso não acontecer). Se ele se liquefaz, dobram-se os sinos de igreja e o cardeal leva o sangue liquefeito através da catedral até a praça para que a multidão possa vê-lo. Em seguida, ele retorna o relicário para o altar onde os frascos permanecem em exposição durante oito dias.

Tal como acontece com muitos festivais italianos, há muito mais do que apenas o evento principal.

A cerimônia é seguida por uma procissão religiosa pelas ruas do centro histórico, onde ambas as ruas e as lojas estão fechadas. Barracas vendem desde brinquedos, bijuterias, comidas típicas até doces.

A festa tem duração de oito dias, quando então, o relicário é devolvido ao seu lugar na capela.

Seguro viagem geral 728x90

O milagre do sangue de San Gennaro é também realizado em 16 de dezembro e no sábado anterior ao primeiro domingo de maio, bem como em horários especiais durante o ano para afastar os desastres, como uma erupção do Monte Vesúvio, por exemplo.

O festival de San Gennaro também é realizado em setembro em muitas comunidades italianas fora da Itália, incluindo Nova York e Los Angeles, nos Estados Unidos e São Paulo, no Brasil.

Reserve seu hotel em Nápoles com o Booking, nosso parceiro e um dos maiores sites de reservas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.