Na Chapada dos Veadeiros as atividades durante o dia são bem puxadas e depois de um dia inteiro percorrendo trilhas e fazendo atividades junto à natureza, chega a hora de recuperar as energias comendo bem e relaxando!

É possível curtir a noite em Alto Paraíso ou em vila de São Jorge.

Na temporada turística, feriados e finais de semana e, principalmente, nas noites de lua cheia, o agito é certo na vila de São Jorge com forrós animados que viram a madrugada.

Em Alto Paraíso, a oferta de bares é maior e também ficam agitados nas noites de movimento turístico.

Como nas demais regiões do Brasil, em Veadeiros, você também vai encontrar uma culinária com características locais.

Um prato típico do cerrado é a matula, também chamada de “feijoada do cerrado”, mas na verdade, significa “marmita”e é chamada assim porque era a comida que os tropeiros levavam em suas marmitas.

A matula é uma comida pesada, porém muito saborosa feita com feijão branco ou mulatinho em forma de tutu com carne de sol, linguiça caseira, carne de lata (carne de boi frita e conservada em banha de porco) e lombinho cozidos lentamente e depois desfiados. Tudo é temperado com açafrão da terra, cebola, alho e pimenta verde. É servida na folha de bananeira e tem como acompanhamentos paçoca de carne seca, que é uma farofa, mandioca frita, abóbora cozida, arroz, frango caipira e tomate. Vale a pena experimentar!

O frango com piqui – fruto amarelo típico do cerrado que dá cor e sabor a vários pratos da região -, é um prato típico do estado de Goiás e, também, encontrado na Chapada.

A galinhada é outra delícia da região, onde o arroz e cozido com pedaços de frango ou galinha caipira, podendo levar ainda o pequi e curcuma, dando ao prato uma coloração amarelada.

No centro de Alto Paraíso, os restaurantes são mais diversificados e oferecem receitas variadas, inclusive com muitas opções para os apreciadores da cozinha natural, vegetariana e vegana.

Se você não conhece o termo “almojanta”, vamos aprender, pois este costuma ser o sistema que usado para refeições na Chapada dos Veadeiros! Trata-se de um almoço em horário tardio, próximo ao do jantar.

Como os passeios, na maioria das vezes, levam o dia todo, o horário do almoço se estende para o final da tarde, quando se retorna à cidade.

Normalmente, os restaurantes são simples, geridos por famílias e oferecem comida caseira que pode ser em sistema de bufet a quilo, self-service ou porções servidas à mesa, mas sempre com qualidade e fartura. As refeições são bem brasileiras com arroz, feijão, farofa, carne, salada, além de outros acompanhamentos e dos pratos típicos da cozinha goiana, como a matula e o misto. Os preços são atraentes e justos!

À noite, o serviço é a la carte e vai de opções como sanduiches e pizzas a risotos e pratos mais elaborados.

Chapada dos Veadeiros – O que saber antes de viajar

Selecionamos os estabelecimento onde fizemos refeição e podemos indicar:

Pizzaria Vila Chamego

Localizada no centro de Alto Paraíso, a Vila Chamego é muito aconchegante com mesinha no jardim, iluminação baixa, luz de velas nas mesas e música ao vivo, em alguns dias da semana.

No cardápio, pizzas com sabores criativos e as clássicas, além de massas e risotos.

As pizzas são com massa fina, assadas na pedra e servidas com molho preparado com tomate fresco, azeite extra virgem e manjericão orgânico.

Um bom vinho, devidamente climatizado, e a noite fica perfeita! Se preferir, a cerveja super gelada cai muito bem!!!

Os proprietários da Vila Chamego, o casal Eduardo e Samara, também são guias da região e, portanto, você pode aproveitar o clima de descontração e pedir algumas dicas. Mas o melhor mesmo é contratar o serviço deles! Eduardo nos acompanhou em nossos passeios e podemos indica-lo com total segurança!!!

Foto: Divulgação Vila Chamego

Foto: Divulgação Vila Chamego

Foto: Divulgação Vila Chamego

Foto: Divulgação Vila Chamego

Foto: Divulgação Vila Chamego

Foto: Divulgação Vila Chamego

Endereço: Rua Coleto Paulino, Qd 36, lote 12 – Alto Paraíso

Tel.: 62 3446-1245 / 61 9904-0903

E-mail: contato@vilachamego.com.br

Fan Page: facebook.com/vilachamego

Horário de funcionamento: Quarta e quinta das 19h às 24h; sexta e sábado das 19h; domingo das 19h às 24h

Peregrino Restaurante & Café

O Peregrino serve em sistema de bufet a quilo, tem com comida bem variada, caseira e, inclusive pratos da região. São carnes, peixes, saladas e legumes, além de vários acompanhamentos.

Endereço: Av. Ary Valadão Filho, 1.035, Centro – Alto Paraíso

Tel.: 62 3446-1064

Rancho do Valdomiro

Este é um clássico da Chapada! Um rústico estabelecimento localizado a beira da estrada GO-239 que é parada ideal para quem vem dos passeios, principalmente de São Jorge (10 Km) em direção a Alto Paraíso (19 Km), pois passa na frente do restaurante.

O Rancho do Valdomiro serve o mais famoso prato típico do cerrado – a matula. Depois de se deliciar com a matula e com as prosas simpáticas do Sr. Valdomiro – nascido e criado na Chapada -, não deixe de experimentar os licores e doces artesanais de sabores exóticos como buriti, açaí, jenipapo, cupuaçu e pequi, por exemplo. A produção é do próprio Sr. Valdomiro e é tudo orgânico.

Os vegetarianos podem ficar tranquilos, pois uma versão da matula sem carne também é servida no rancho.

Endereço: Estrada para São Jorge, Km 19 – Alto Paraíso

Tel.: 62 9802-4419

Bom Fa’ss

Comida caseira, saborosa e muito bem servida à mesa em porções com arroz, feijão, farofa, legumes e verduras, além de peixe frito ou carne e outros acompanhamentos. Normalmente, tem que encomendar, se o grupo for grande.

Endereço: Rua Francisco Carlos, Qd. 51, lote 10, Monte Sinai – Alto Paraíso (em frente ao Fórum)

Tel.: 62 3446-2212 / 62 9959-9368

E-mail: atiladamascenoferreira@hotmail.com

Jambalaya

O restaurante é um dos mais sofisticado da região e serve comida variada. À noite, a iluminação de velas dá um toque de romantismo. No almoço o sistema é self-service e, no jantar, à la carte.

Endereço: R. 7, Quadra 6, Lote 11, Estância Alto Paraíso – Alto Paraíso

Tel.: 62 3446-1775 / 62 9801-2026

Oasis Lounge Club

Um misto de restaurante e chopperia com música e shows nos fins de semana. Os pratos variam de picanha acebolada na chapa a escondidinho de carne seca até os mais elaborados como tilápia grelhada ao licor Frangelico. Aos sábados é servido a tradicional feijoada com caipirinha.

Endereço: R. Coleto Paulino, 512 – Alto Paraíso

Tel.: 62 3446-1307

Zu’s Bistrô

Este realmente nos encantou! O Zu’s é super simples, mas não se deixe impressionar pela extrema simplicidade de algumas mesas em uma pequena varanda, pois os pratos são maravilhosos! A dona prepara pessoalmente risotos e massas. Os risotos são tão criativos quanto deliciosos: Frango com pequi, figo turco com castanha do Pará, tomate seco com rúcula, frango com canela, entre outros! A vontade era provar todos!!!

Risoto de frango com canela

Risoto de frango com canela

Risoto de tomate seco com rúcula

Risoto de tomate seco com rúcula

Polenta com queijo derretido (entrada)

Polenta com queijo derretido (entrada)

Nós em família no Zu's Bistrô

Nós em família no Zu’s Bistrô

Endereço: R. Nascente, 118 – Alto Paraíso

Tel.: 62 3446-1073 / 62 9994-2519

Restaurante da Comunidade Kalunga

Antes de seguir para as cachoeiras Santa Bárbara e Capivara, reserve um horário com o restaurante que fica bem no centro da comunidade remanescente de quilombola para almoçar na volta do passeio. A comida é simples, farta e deliciosa! Arroz, feijão, frango caipira, legumes e verduras, salada e algum outro acompanhamento da época.

Endereço: Comunidade Kalunga

 

Reserve seu hotel na Chapada dos Veadeiros com o Booking.com, nosso parceiro e onde nós sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão do Booking. Você reserva uma ótima hospedagem com preço bacana e ainda contribui com a manutenção do blog.

Seguro viagem brasil 728x90

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.