O macaco de Gibraltar ou macaco Barbary é um primata do Velho Mundo que só é encontrado atualmente em algumas regiões reduzidas do Médio Atlas, no norte de Marrocos, e no Rochedo de Gibraltar, no sul da Espanha. Trata-se do único primata que pode ser encontrado, em liberdade, na Europa.

Este é um dos animais explorados por adestradores em vários lugares de Marrocos, inclusive na Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, onde ficam presos por correntes ou em gaiolas para que os turistas os fotografem, mediante pagamento.

Estes primatas não têm rabo, são super amistosos e têm um nível de aprendizagem alto, imitando tudo que vêm ser feito. Por isso, muitas vezes são usado em circos e espetáculos de rua.

O bom é que é possível observar estes macacos em seu habitat – o Parque Natural de Ifrane e sua floresta de Cedro, no Médio Atlas. A cidade de Ifrane é uma famosa estação de esqui que ganhou o apelido de a “Suíça marroquina” por estar localizada a 1700 metros de altitude.

A Cedre Gouraud, uma floresta natural de Cedro localizada ao longo da estrada entre Azrou e Ifrane é habitada pelos macacos de Gibraltar, sendo o melhor local para observá-los e ter contato com eles.

O Norte do país, acima da Cordilheira do Atlas tem muitas regiões verdes, como o Parque Natural de Ifrane, com os seus magníficos Cedros.

É muito interessante observá-los em seu habitat e alguns turistas, erroneamente, levam comida para alimentá-los como forma de se aproximar. Apesar de os macacos interagirem bem com as pessoas é oportuno ter cuidado porque são animais são selvagens e estão em total liberdade, portanto, podem ter uma reação inesperada a qualquer momento, mordendo ou arranhando.

Eles, normalmente, se aproximam para pedir comida, o que não se deve dar. Entretanto, se pretender alimentá-los, leve apenas bananas e amendoins, nunca doces.

Lembre-se que o parque é a casa natural deles, portanto, não deixe lixo para trás e não os assuste. Nos últimos anos, o número de macacos tem diminuído, o que os coloca em situação de risco de intenção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.