Abrangendo uma área de 65.515 hectares de cerrado de altitude, o parque tem uma exuberante vegetação nativa que cobre toda a superfície. Cachoeiras, formações rochosas, flores coloridas, orquídeas, ipês, aroeiras, buritis entre outras espécies estão entre os atrativos naturais perfeitamente preservados dentro do parque. A reserva também abriga animais ameaçados de extinção como o veado campeiro, a onça pintada, o lobo-guará e o cervo do Pantanal, além de tamanduás, tatus, cobras e espécies variadas de aves, como araras e tucanos.

Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2011, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a maior atração da Chapada dos Veadeiros.

O parque, que tem entrada gratuita, recebe mais de 40 mil visitantes por ano. Entretanto, apenas é permitida a entrada de 400 pessoas por dia e, apesar de não ser obrigatória, o acompanhamento de guias credenciados (R$ 100 por dia, em média, para grupos de até dez pessoas) otimiza a visita.

Quatro trilhas abertas ao público:

  • Salto do Rio Preto com 120 metros de queda e Cachoeira do Garimpão com 80 metros;
  • Cânion 2 e Cachoeira das Cariocas;
  • Travessia das Sete Quedas e
  • Trilha da Seriema com 800 metros e nível ideal para famílias com crianças.

 

Os Saltos - Foto: Eduardo Clemente

Os Saltos – Foto: Eduardo Clemente

Saltos visto do Mirante da Janela - Foto: Eduardo Clemente

Saltos visto do Mirante da Janela – Foto: Eduardo Clemente

Cachoeira do Garimpão

Cachoeira do Garimpão

O parque pode ser visitado durante todo o ano, entretanto, no período de estiagem – de abril a setembro -, o volume de água das cachoeiras diminui. Em maio o parque fica mais florido e julho é a época de mais movimento de visitantes.

Os Saltos com volume de água maior - Foto: Eduardo Clemente

Os Saltos com volume de água maior – Foto: Eduardo Clemente

A entrada principal fica a 1 quilômetro da vila de São Jorge, a 38 quilômetros de Alto Paraíso e o acesso é pela GO-327, em direção a Colinas do Sul. Aproximadamente, 60% da área do parque fica em Cavalcante, enquanto os outros 40%, em Alto Paraíso.

Ponte de Pedra - Calha norte do Parque Nacional Foto: Eduardo Clemente

Ponte de Pedra – Calha norte do Parque Nacional
Foto: Eduardo Clemente

Informações Úteis:

Horário de funcionamento: Terça a domingo das 8h às 18h; de janeiro a julho o parque abre todos os dias das 8h às 18h. A entrada só é permitida até às 12h.

Informações turísticas:

Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Alto Paraíso – Tel.: (62) 3446-1159

Cavalcante – Tel.: (62) 3494-1507

Vila de São Jorge – Tel.: (62) 3455-1090

PNCV – (62) 3455-1116/1114

Site do PNCV

Reserve seu hotel na Chapada dos Veadeiros com o Booking.com, nosso parceiro e onde nós sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão do Booking. Você reserva uma ótima hospedagem com preço bacana e ainda contribui com a manutenção do blog.

Seguro viagem brasil 728x90

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.