Lamego é um destino imperdível com monumentos fabulosos e, um deles é a Igreja de Nossa Senhora da Assunção ou Sé de Lamego localizada no centro histórico da cidade.

Fundada em 1129, a igreja é uma construção originariamente gótica que reflete também as modificações realizadas nos séculos XVI e XVIII.

A variedade de estilos que o edifício reúne o tornam um dos mais belos da região e, foi muita sorte nossa poder visitar este monumento, pois no momento em que chegamos, um senhor estava fechando a igreja para reabri-lá horas depois. Ele não só foi de uma gentileza incrível nos deixando entrar como nos mostrou o claustro, a sacristia e a capela de Santo Antônio, que belíssima!

Fachada ou Frontaria

Reconstruída no reinado de D. Manoel I, a fachada principal combina as formas do gótico flamejante com o tímido eclodir de algumas formas da Renascença.

Três portais ogivais lavrados no granito são uma fantástica obra do final do gótico flamejante. O portal central é de dimensões maiores e os três são constituídos por diversas arquivoltas decoradas com pequenas esculturas com motivos vegetalistas e zoomórficos.

Acima dos portais surgem janelões góticos, com o central de dimensões monumentais e repartido por pétreas molduras curvas.

As portas robustas e almofadadas são valiosos exemplares da marcenaria portuguesa.

Das diversas dependências que se prolongam a norte da fachada principal, destaca-se o antigo Paço dos Bispos, construção do Barroco setecentista e que é ocupado, desde 1917, pelo Museu de Lamego.

Interior

O corpo principal está dividido em três naves correspondendo cada uma à sua porta de entrada, ressaltando nas abóbadas as coloridas pinturas de Nicolau Nasoni, executadas entre 1737 e 1738, representando passagens do Antigo Testamento.

Nas naves laterais abrem-se diversos e suntuosos altares barrocos.

De grandes dimensões, a capela-mor foi reformulada no século XVIII, possuindo um retábulo dos finais de setecentos combinando mármores e talha dourada, bem como um neoclássico cadeiral de alto espaldar.

As janelas, portas, arcos e os seus dois órgãos são decorados por estruturas de talha dourada. As capelas colaterais são modeladas por soberbas talhas retabulares barrocas, da autoria de João Garcia Lopes, realizadas em 1751.

O altar principal do Santíssimo Sacramento possui um laborioso frontal de prata, obra de um ourives portuense e datada do terceiro quartel do século XVIII.

O púlpito no meio da nave norte é uma bela obra datada de 1762, de João Correia Monteiro.

Coro

Uma magnífica escultura em madeira estofada de Jesus Crucificado do séc. XVIII e outra de Nossa Senhora da Conceição, do século XVII, são admiráveis.

Encostada à grade do coro, sob um baldaquino de vistosa talha dourada, sustentado por quatro colunas, está o Cristo Crucificado, em madeira estofada (séc. XVIII). Na sala ao lado, sobreposta à nave da Epístola, existe uma bonita imagem de Nossa Senhora da Vitória, trabalho português em madeira estofada (séc. XVI).

Claustro

Concluído em 1557, apresenta quatro grupos de arcos do período de transição do gótico para o renascimento.

Neste espaço, junto a arcaria do lado nascente, existem duas capelas construídas pelo bispo D. Manuel de Noronha, no século XVI, uma dedicada a São Nicolau e outra a Santo António. Estas capelas apresentam altares talhados e as paredes laterais da capela de São Nicolau revestidas de magníficos painéis cerâmicos (século XVIII) referentes a São Nicolau. Ambas possuem admiráveis portões em ferro forjado, da melhor serralharia portuguesa.

Detalhes dos azulejos da Capela de Santo Antônio

Torre

A torre é uma construção românica até à altura dos sinos (séc. XII-XIII), possuindo frestas interessantes do mesmo período, com especial destaque para a fresta que se abre do lado nascente. A parte cimeira já é uma obra do séc. XVI realizada por iniciativa do bispo D. Manuel de Noronha que ali deixou gravada a sua pedra de armas. A Torre serviu de cadeia por muito tempo.

A Sé de Lamego é classificada como Monumento Nacional.

 

 

Sua Viagem começa aqui! Planeje conosco!!!

Reserve seu hotel em Lamego no Booking

Faça seu Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem

Alugue seu carro em Portugal com a Rentalcars

Compre passeios e excursões com Ticketbar

 

Gostou desse artigo? Então leia outras postagens publicadas sobre Portugal.

Siga o Cruzando Mundo no Instagram, no Twitter e curta a nossa fanpage no Facebook

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Ao reservar seu hotel pelos links dos posts, pelos banners do site Booking.com ou clicando aqui, o blog recebe uma pequena comissão, o que nos ajuda a mantê-lo atualizado e você não paga nada mais por isso.

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.