O Rio tem a primeira trilha de longo curso do Brasil!!!

A Trilha Transcarioca, que será inaugurada no dia 11 de fevereiro, cruzará a cidade do Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 km de extensão, saindo da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar, no bairro da Urca, Zona Sul.

Durante o percurso, o visitante terá a oportunidade de apreciar atrativos naturais pouco conhecidos e descortinará a Cidade Maravilhosa por ângulos inusitados.

A trilha poderá ser percorrida na sua integralidade ou em seções, de acordo com o interesse, a aptidão – pois a trilha tem níveis deferentes de dificuldade – e a disponibilidade de tempo de seus usuários.

Imagem – Divulgação

Vários pontos em diferentes locais dão acesso à trilha: Sede do Parque Natural Municipal de Grumari, Subsede do Parque Estadual da Pedra Branca, Floresta da Tijuca, Museu do Açude, Mesa do Imperador, Vista Chinesa, Cachoeira da Gruta no Horto, Parque Laje, Largo do Bom Retiro, Ladeira do Leme, entre outros.

Idealizada pelo diplomata e conservacionista Pedro da Cunha e Menezes, em 1990, em seu livro “Transcarioca: todos os passos de um sonho” (2000), a Trilha Transcarioca integra seis unidades de conservação de proteção integral: Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Nacional da Tijuca, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca e o Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, permitindo ainda o acesso a áreas protegidas como o Sítio Burle Max, Parque Natural Municipal da Cidade e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em um segundo momento, a trilha deverá também abranger a Restinga da Marambaia e o Morro Cara de Cão, totalizando cerca de 250 km.

A Trilha servirá também de modelo de conservação de diversos ecossistemas da Mata Atlântica, servindo como uma ferramenta viva de educação ambiental em áreas de restinga, manguezal, praia, costão rochoso, floresta de baixada e floresta montanha.

Imagem – Divulgação

Na inauguração, serão lançados um guia de campo, um minidocumentário e o site oficial.

Mais um ganho de inestimável valor para os cariocas e todos aqueles que visitam o Rio!!!

Veja um pouquinho da Trilha Transcarioca  e de como foi o mutirão para preparar a sinalização e o manejo da trilha nos vídeos abaixo:

Visite o Site da Trilha Transcarioca!

Sua Viagem começa aqui! Planeje conosco!!!

Reserve se hotel no Rio

Faça seu Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem

Alugue seu carro no Rio com a Rentalcars

Compre passeios e excursões no Rio com Ticketbar

 

Gostou desse artigo? Então leia outras postagens sobre o Rio.

Siga o Cruzando Mundo no Instagram, no Twitter e curta a nossa fanpage no Facebook

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Ao reservar seu hotel pelos links dos posts, pelos banners do site Booking.com ou clicando aqui, o blog recebe uma pequena comissão, o que nos ajuda a mantê-lo atualizado e você não paga nada mais por isso.

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Seguro viagem brasil 728x90

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.