Quando planejamos uma viagem para o exterior já começamos a sonhar com as compras que faremos. Mas é preciso alguns cuidado para aplicar bem o dinheiro nas compras, sabendo que o mundo “sem impostos” também tem limites!

Algumas regrinhas são básicas:

1- Lista de compras

Faça e leve com você uma lista dos produtos que deseja comprar. Além de otimizar seu tempo, evita gastos desnecessários.

2- Mala

Se você tem o objetivo de comprar, leve uma mala de mão com um espaço vazio. Não corra o risco de colocar objetos de valor na bagagem que será despachada, pense que ela pode ser extraviada ou violada.

3- Faça suas compras na volta de sua viagem

Faça uma pesquisa de preços no Free Shop de ida e no do destino e deixe para comprar na volta. A não ser que o preço seja de oportunidade ou o produto que você quer seja muito procurado e corra o risco de perdê-lo.

Os preços entre um free shop e outro não são muito diferentes, mas vale a pena ter esse cuidado.

4- Reserve no site do Free shop

Para não perder tempo procurando seus produtos faça a reserva pelo site do Free shop que você pretende fazer a compra. Na hora da compra basta apresentar um documento, pegar sua encomenda e pagar. Alguns produtos têm descontos especiais se comprados dessa forma. Aproveite e dê essa dica de compras para quem encomenda aquele perfume, chocolate etc. Passe um limite de dólares, os dados do seu documento com foto e peça pra pessoa comprar pelo site. Você só vai precisar retirar no Free shop.

5- Reserve no Free Shop

Além da reserva pelo site, você tem a opção de reservar, sem compromisso, o produto no Free Shop da ida e pegar no seu retorno. Como não precisa necessariamente pagar na ida, se você achar o produto mais barato em outro Free shop, você pode desistir da compra.

6- Limite de 500 dólares por pessoa.

Ao final da sua viagem, certifique de que você não ultrapassou o limite de suas compras. Você também pode usar o limite que estiver sobrando de quem estiver com você.

Cuidado com o limite ou você poderá será taxado e perder toda a vantagem nas compras!

7- Passaporte

Tenha sempre seu passaporte em mãos, pois todas as compras exigem a apresentação dele.

8- Pagamento

A moeda do Free Shop é sempre o dólar e também a moeda do país que você está! Quando pago com cartão de crédito, alguns lugares te dão a opção de escolher entre dólar, real, euro e outras moedas. Mas, por outro lado, escolhendo o cartão de crédito, você pagará o IOF em sua fatura, e ele não costuma ser barato. Os Free shops brasileiros te dão opção de pagar em real.

Não deu tempo de fazer uma pesquisa nem reservar pela internet. Pegue a revista com as ofertas que pode ser encontrada em vários locais do aeroporto. Essa é uma dica para todos os Free shops, em qualquer aeroporto, pois nela estão, além das promoções, as lojas em que você vai encontrá-las, o que otimiza muito a sua compra.

A melhor época para comprar é durante as promoções de mudança de estação – janeiro/fevereiro e junho/julho, porém nada impede que você encontre produtos com preços muito atraentes durante os outros meses do ano.

2 Responses

  1. Elano

    Kátia no site do aeroporto de schiphol constam lojas before e after security. Security aqui significa o controle de migração? É seguro deixar pra fazer as compras após o controle de migração? Obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.