Os Empórios e Restaurantes do Mercado Municipal do Rio – CADEG  juntaram-se para realizar o 2º Festival Mesa Santa que acontece entre os dias 13 e 29 de março.

Este ano o festival faz uma dupla comemoração, pois também homenageia a cidade do Rio de Janeiro pelos seus 450 anos.

O festival traz em seu cardápio pratos que homenageiam pontos turísticos da cidade, fazendo uma perfeita harmonia entre cariocas e a boa mesa.

Com criações exclusivas para o evento, os restaurantes selecionaram, também, vinhos que harmonizem perfeitamente com os pratos sempre com preços especiais.

Nos menus, o bacalhau e os frutos do mar têm destaque, aparecendo nos pratos como saladas, ensopados, grelhados, assados e cozidos. Sempre respeitando os costumes da Quaresma, período que antecede a Semana Santa, em nenhum prato é utilizado carne vermelha.

Uma taça de vinho sempre acompanha os pratos e, em alguns estabelecimentos os pratos são servidos com uma garrafa de vinho ao invés de taças. Os vinhos harmonizados têm uma variedade de grandes uvas como Malbec, Chardonnay, Merlot e Sauvignon Blanc, entre outras.

Os pratos a serem harmonizados têm receitas exclusivas e pensadas especialmente para combinarem perfeitamente com os vinhos.

Conheça os participantes

Bacalhau & Cia

O popular Bacalhau & Cia traz para o festival o Bacalhau ao Pão de Açúcar (salpicão de bacalhau acompanhado de mix de folhas de alface, rúcula e agrião, crispy de cebola roxa e damasco deglaçado em suco de laranja da terra, finalizado com azeite extra virgem 8 Portugal), harmonizando com meia garrafa do vinho Carqueijal branco ou tinto.

Café Dellas

O charmoso Café Dellas, em parceria com o Olivier Bebidas, serve o Bobó Sapucaí (camarões salteados em ervas encorpados com creme de baroa, acompanhado de arroz branco e farofa de dendê), junto com uma taça do vinho argentino Punto Final Malbec Rosé ou Sauvignin Blanc.

Barsa

O premiado Barsa oferece o Bacalhau para Vinícius de Moraes – caçarola de lombo de bacalhau, ensopado com batatas e azeitonas, ao molho de pelati com leite de coco, acompanhando arroz branco com passas brancas e castanha.

Brasas Show

O Brasas Show serve o Bossa no Mar (camarões VG, lula, polvo e mexilhão grelhados, acompanhados de assado de cebola e tomate, e arroz de açafrão), que harmoniza com uma garrafa do espumante Casa Perini Brut.

Costelão

O famoso Costelão traz o Bacalhau do Jardim (três postas de bacalhau gadus morhua na brasa, batata, cebola e ovos cozidos, azeitona e brócolis, acompanhando arroz de brócolis).

Emporio Gourmet Show

O Emporio Gourmet Show apresenta o Dourado de Ipanema (dourado empanado ao panco, acompanhado por lula recheada com nirá refogado no shoyo, cebola picles, batata calabresa, tomate cereja e pimentões coloridos) servido com uma garrafa do espumante Veuve Du Vernay Brut.

Donamena

O Donamena traz o Dois Irmãos (salada de feijão branco com frutos do mar, ao tempero fresco aromático mediterrâneo).

Empório Quintana

O Empório Quintana oferece Um Salmão na Mata Atlântica (300g de lombo de salmão, salada de rúcula, manga, morango e nozes, com molho de laranja e cachaça).

Espetáculo

O Espetáculo traz o Polvo 40° (polvo assado na brasa acompanhado de arroz de açafrão e frutos do mar), que harmoniza com uma garrafa da cerveja Sant Gallen Weiss.

Gruta São Sebastião

A Gruta São Sebastião serve como entrada um pãozinho de alho, e como prato principal oferece o Floresta da Tijuca (lasca de lombo de bacalhau refogados no azeite extra virgem, cebola, pimentões verde e vermelho, azeitona, batatas ao murro, brócolis, ovos cozidos e presunto de Parma).

Planeta Sabor

O Planeta Sabor apresenta o Bacalhau à Estácio de Sá (lascas de bacalhau cozidas no vapor, regadas com azeite português, intercaladas com batata baroa e cebola refogada, gratinadas no forno, acompanhando arroz de brócolis), que harmoniza com uma garrafa de vinho Galiotto.

Casa Tilim

A Casa Tilim oferece a Princesinha do Mar (bacalhau Gadus Morhua 8/10 L/EGG).

Global Wine

A Global Wine oferece vinhos exclusivos e com o título: Um brinde ao Rio!, serve o português Fontanário de Pegões e o espanhol Linaje Garsea.

Arte dos Vinhos

A Arte dos Vinhos traz com o título: Leyda na cidade maravilhosa o vinho Anakena Tama Chardonnay 2012, que harmoniza com o pôr do sol do Arpoador, e com o tema: Viu? Tem vinho no Rio!. Também apresenta a garrafa Viu Manent Reserva Carmenére 2013, que harmoniza com a brisa do mar do Recreio.

Griffe dos Vinhos

A Griffe dos Vinhos com o título Decantando os encantos do Rio, traz o vinho Casa Valduga Premium Chardonnay 2013 que harmoniza com um clássico no Maracanã, e o argentino Trivento Cabernet Sauvignon Reserve 2012, que harmoniza com os Arcos da Lapa.

Cerealista Lela

A Cerealista Lela com o título Português da Gema, oferece um bacalhau de primeira, acompanhado de um bom vinho e variados azeites.

Clique abaixo e veja todas as promoções com os valores, além do horário de funcionamento das lojas e restaurantes.

Mercado Municipal do Rio de Janeiro – CADEG

Rua Capitão Félix, 110 – Benfica – Rio de Janeiro, RJ

Horário de Funcionamento: Aberto 24 horas

Tel.: +55 (21) 3890-0202 / 3526-5717

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.