Temos o prazer de trazer uma matéria especialmente produzida para os nossos leitores pelo Julio do site Roteiros de Turismo. Vamos conhecer a culinária Caiçara servida no Ilha Grande!

A culinária caiçara encanta a todos que a experimentam com seus deliciosos peixes, camarões e outros frutos do mar. A costa sul do Rio de Janeiro é muito famosa por possuir excelentes chefs e lugares ótimos para se degustar essas delícias e em Ilha Grande, uma ilha pertencente à cidade de Angra dos Reis isso se mostra evidente, principalmente na Vila do Abraão, comunidade local onde está a maioria dos restaurantes e serviços da ilha.

Como qualquer lugar que possui um oceano azul e repleto de peixes e frutos do mar ao redor em Ilha Grande a diversidade de pratos é enorme, mas está errado quem pensa que somente de peixes é feita a gastronomia caiçara, a influência dos negros quilombolas também está presente, com vários pratos à base de mandioca e banana.

 

A banana é figura constante nos pratos da região e é também parte do principal e mais famoso prato caiçara, o peixe com banana. Cortado em postas, o peixe, que pode ser escolhido por quem vai preparar o prato, é cozido junto com a banana verde e servido com tomates. É ótimo para dias quentes na praia.

Um diferencial de se experimentar essas deliciosas receitas na Ilha é que os peixes são quase sempre frescos e pescados pelos próprios moradores, que em sua maioria, sobrevivem da pesca ou do turismo.

 

A moqueca e os diversos tipos de risoto são presença constante nos cardápios dos  restaurantes locais. Sempre com frutos do mar os risotos são variados, podendo ser feitos tanto com peixes, crustáceos e até mesmo com os dois. O mesmo se aplica à moqueca, outro prato muito apreciado na ilha.

Na ilha existem restaurantes espalhados por todo canto, mas um é conhecido por ter o melhor peixe com banana da ilha, o Bar e Restaurante Lua & Mar em frente à bela Praia do Canto. E famoso pela sua comida que vai do típico peixe frito até pratos mais comuns e bebidas variadas, como caipirinhas e drinks tropicais.

Como chegar:

Partindo de São Paulo o melhor caminho é pela Dutra em direção a Aparecida, depois sentido Paraty até chegar a Angra dos Reis pela rodovia Rio-Santos, de onde saem as barcas para a ilha.

Vindo do Rio de Janeiro o melhor caminho é ir pela Barra da Tijuca até o centro de Santa Cruz, passando pela Serra da Grota Funda, depois seguir em direção a Avenida Brasil passando por toda a região da Costa Verde até Mangaratiba de onde saem as barcas para a ilha.

Para obter maiores informações sobre restaurantes e pousadas em Ilha Grande acesse o site do Roteiro de Turismo.

Leia tudo sobre Rio de Janeiro e siga-nos também no Facebook e no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.