A Polenta é um alimento típico da culinária italiana e surgiu no século XVI, no norte da Itália. Não há registros definitivos de quando e onde a receita foi criada, mas há indícios de que os imigrantes europeus levaram o milho do novo mundo para o velho continente, introduzindo-o na agricultura e cozinha local.

O nome vem do latim pollens, pollinis (flor de farinha) e de puls, pultis (papa, mingau). O preparo totalmente simples, o baixo custo e o fato de proporcionar saciedade fizeram da polenta uma substituta para pães e sopas, tornando-a prato principal na mesa de muitas famílias pobres. Na época, isso chegou a provocar uma onda de desnutrição na região do centro e do norte da Itália, porque, apesar de substancial, a polenta tem baixo valor vitamínico e é preciso consumir outros alimentos para suprir a nutrição.

Com o tempo, polenta assumiu o lugar de acompanhamento de carnes e nesse upgrade, ganhou molhos e recheios.

Ingredientes

250 g de fubá

1 colher de sopa de sal

2 colheres de sopa de manteiga com sal

400 ml de leite integral

1 litro de caldo de frango ou de legumes

50 g de queijo parmesão ralado

 

Modo de Preparo

Em uma panela grande, coloque o caldo, o leite e leve ao fogo médio.

Quando começar a ferver, adicione o sal e, em seguida, o fubá aos poucos sempre mexendo rápido com um fouet para não embolotar.

Deixe cozinha, mexendo sempre com uma colher de pau, por 40 minutos.

Acrescente o parmesão, a manteiga e mexa para incorporá-los. Em seguida, apague o fogo.

Sirva com o acompanhamento de sua preferência. Aqui sugerimos o ragu de pato, mas outras opções acompanham perfeitamente a polenta como o ragu de cordeiro, o ragu de cogumelos, o molho bolognesa ou o molho de tomates, por exemplo.

Veja a receita do Ragu de Pato.

 

 

Precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Faça sua reserva clicando no banner do Booking no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão do Booking. Você reserva uma ótima hospedagem com preço bacana e ainda contribui com a manutenção do blog.

Contrate agora seu Seguro Viagem

Você também pode contratar seu seguro viagem diretamente com a Real Seguro Viagem pelo nosso blog.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.