Há alguns dias, fomos conhecer o Don Pascual, uma bela propriedade inserida na exuberância da mata do Parque Estadual da Pedra Branca, em Vargem Grande, onde estão instalados um excelente restaurante e uma exclusiva pousada, de mesmo nome, com apenas quatro suítes para poucos felizardos.

O lugar é de singular beleza natural e de extremo bom gosto tanto na decoração quanto na arquitetura, que está perfeitamente harmonizada á natureza, graças ao projeto de Jorge Barton!

Logo na chegada, ficamos impressionados com o fato de estarmos, a cerca de 15 minutos do Recreio dos Bandeirantes, e dentro de um típico cenário serrano. Ou seja, a pousada Don Pascual oferece todo o aconchego e o clima de montanha a poucos minutos do centro urbano da cidade sem o estresse dos engarrafamentos e da distância para se chegar aos recantos serranos mais próximos do Rio de Janeiro. É perfeito para quem deseja descansar, recarregar as baterias depois da rotina da semana ou vivenciar o romantismo da serra sem se afastar muito de casa.

No inverno, uma grande lareira aquece o ambiente no salão principal

No inverno, uma grande lareira aquece o ambiente no salão principal

Fomos recebidos pela Tatiana, que mais do que nos recepcionar, nos apresentou os quartos da pousada e todos os ambientes do restaurante, que são belíssimos!

Para famílias grandes ou eventos, como dia da noiva, por exemplo, a pousada oferece uma casa decorada com móveis originais e uma vista espetacular, que abriga até nove pessoas para dormir.

De repente me deparo com uma gracinha de capela, entre os quartos e a casa, que guarda uma bela coleção de santos.

Já acomodados em uma aconchegante mesa no Don Pascual, examinamos o cardápio elaborado pela Chef Roberta Almeida que tem uma boa variedade de pratos transitando entre as culinárias mediterrânea e brasileira com uma abordagem bem contemporânea. Diante da dificuldade de escolha, recorremos à sugestão do Natan, garçom extremamente simpático que nos atendeu e a da Tatiana.

Começamos com o delicioso “Antepasto Pascual”, um mix dos antepastos oferecidos no cardápio, como salada caprese, cogumelo porto belo, salada de pimentões, geleia de abacaxi e pasta Roquefort acompanhados de uma seleção dos maravilhosos pães de fabricação própria.

Como eu já estava com desejo de experimentar o “Ceviche”, não resisti e pedi também, de entrada!

Na sequencia vieram os pratos principais que fiquei em um enorme dilema para escolher depois que a Tatiana me sugeriu o “Risoto de Camarões com Manga” ou o “Polvo Don Pascual”, já que eu não resisto aos frutos do mar. Bem, fiquei com o polvo, servido com batata ao murro, aspargos e alho poró, que estava divino!

O Paulo, que não abre mão das carnes, ficou com o “Bife Ancho”, um corte alto do contra filé com legumes grelhados e chimichurri, que como disse ele, estava dos Deuses!!!

O Cabernet Sauvignon sugerido pelo somelier Rogério, harmonizou perfeitamente com os pratos.

Depois de extremamente satisfeitos, não só com a deliciosa comida, mas com o atendimento e os serviços da equipe do Don Pascual, deixamos as sobremesas por conta da Chef Roberta, que nos surpreendeu com o clássico “Tiramissu” e com a “Trufa dos Sonhos” que é uma generosa trufa de chocolate servida com sorvete de maracujá e calda de chocolate. Nem preciso dizer que era dos sonhos mesmo!!!

Tiramissu

Trufa dos Sonhos

Terminamos nossa noite, dispensando o cafezinho oferecido pelo Natan, porque estávamos extremamente satisfeitos.

Recomendo, também, a pizzaria do Don Pascual, que apesar de, ainda, não ter provado as pizzas assadas no forno à lenha, recebi, do meu filho, frequentador do local, enormes elogios.

Como fomos à noite, os ambiente estavam iluminados com luz indireta e à velas, tornando o clima extremamente romântico e aconchegante, entretanto, acho que o restaurante também merece ser visitado para o almoço, onde o cenário é completamente diferente com a imponente mata mostrando todo seu esplendor, porém sem tirar o  brilho do restaurante e seu fabuloso cardápio!

No inverno, além da lareira, os clientes têm mantinhas para aquecer do frio que pode chegar a 10Cº menos do que no Recreio e Barra

Termino esse post parabenizando o proprietário Claudio Kovachi, uruguaio radicado no Brasil há mais de vinte anos, e sua esposa Sandra Milani que tiveram a brilhante ideia de nos privilegiar com um espaço tão especial como o Don Pascual, cercado pela natureza e que nos dá a impressão de estarmos a quilômetros de distância do caos urbano!

Dicas:

Reserve uma noite ou um final de semana na pousada e estique seu jantar permanecendo em um clima onde o silêncio e trinitar dos bichinhos da mata serão os únicos “barulhos” que você ouvira e, de manhã, aproveite a piscina emoldurada pela mata que é um verdadeiro deslumbre.

Aproveite uma “Noite Romântica”, onde está incluso na diária um almoço ou jantar com entrada, prato principal (cardápio livre para escolha), sobremesa, bebidas não alcoólicas e uma garrafa de vinho tinto Don Pascual Tannat Reserva 750 ml, além de café da manhã, uso da piscina e da sauna e sinal de Wi Fi.

Reserve seu quarto na Pousada Don Pascual com o Booking.com onde você não paga nada a mais e pode fazer o cancelamento, se necessário, dependendo das condições da reserva.

Como chegar:

A partir da Av. das Américas, siga pela Est. dos Bandeirantes e entre na Estrada do Sacarrão. Depois de passar por oito quebras mola, entre a esquerda em uma estrada de terra (tem uma placa do Don Pascual). Siga por, cerca de 200 metros e logo após uma ladeira íngreme estacione.

Outra casa Don Pascual, especializada nos cortes uruguaios e nas parrillas, localizada nas Estrada dos Bandeirantes, merece ser conhecida, especialmente por quem aprecia uma carne perfeita!

Don Pascual

End.: Estrada do Sacarrão, 867 – casa 12, Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ

Tel.: 21 2428-6237 / 21 3417-0776

Horário: Domingo à Quinta de 12h à 01h; Sexta e Sábado de 12h às 03h

E-mail: reservas@donpascual.com.br

Site: www.donpascual.com.br

Cruzando Mundo jantou a convite do Don Pascual, entretanto, nossa opinião é absolutamente idônea e sincera.

Gostou desse artigo? Então leia outras dicas sobre ótimos Hotéis.

Siga o Cruzando Mundo no Instagram, no Twitter e curta a nossa fanpage no Facebook

 

Seguro viagem brasil 728x90

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.