Como parte das comemorações do meu aniversário convidei algumas amigas para o tradicional chá da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa.

O palacete da Praia do Flamengo, construído em 1920 por Demócrito Lartigau Seabra, impressiona logo na chegada pela beleza da arquitetura. Uma construção em estilo neoclássico francês onde predomina o estilo Luiz XVI com algumas peças decoradas no estilo Império e uma sala no puro estilo Adam.

Demócrito, filho de importante família de comerciantes da época, quis construir a mais bela casa do Rio de Janeiro para presentear sua esposa Maria José. Para isso contratou um arquiteto francês, mandou vir da Europa todas as peças de acabamento – “parquets”, vitrôs e portais, além das decorativas – tapetes, quadros, louças, prataria etc.

Tombado pelo Departamento Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura desde 1997, o palacete foi comprado pelo educador e antiquário Carlos Alberto Serpa de Oliveira, em 2002, que nele instalou a atual casa de cultura e arte, dando-lhe o nome de sua mãe, Julieta de Serpa.

Na entrada fui recepcionada por um funcionário que me encaminhou ao Salão Nobre, onde aguardei a chegada de minhas convidadas.

Localizado do lado esquerdo do hall, esta é a parte mais nobre e exuberante do palacete. Em estilo Luiz XVI, o Salão Nobre tem o teto decorado com sancas em bronze e florões com folhas de café, também em bronze dourado.

O Salão D’Or, abre suas portas para o serviço de chá as 16 horas. Este é o espaço mais luxuoso do palacete e nos faz “viajar” para os mais requintados salões europeus. Nele predomina o estilo 1º Império, com ricas aplicações em bronze dourado.

Nas paredes, destacam-se pilares de mármore verde, simetricamente dispostos de acordo com a ordem clássica grega.

O grande destaque fica por conta do aparador, também em mármore verde e encimado por um imenso espelho, ressaltando ainda mais a exuberância do salão.O chá é elegantemente servido em sequência, começando com sucos de frutas naturais, mini sanduíches, salgadinhos finos quentes, frios, pães, croissants, brioches, torradas e geleias.

Em um segundo momento começam a chegar à mesa delícias da “pâtisserie” francesa criadas pelo “chef pâtissier” Michel Silva, como doces sofisticados e da culinária brasileira, mini bolos, biscoitos, pães e croissant recheados com frutas e geleias, além de outras iguarias de dar água na boca.

Chocolate quente e uma variedade de chás importados comandam todo esse espetáculo gastronômico!

Os garçons impecavelmente vestidos, a música ambiente de fundo, toalhas em tecido fino e delicado, louças, pratarias e cristais aumentam o tom de requinte e sofisticação de um dos rituais mais tradicionais – o chá da tarde.

O chá tradicionalmente servido no elegante Salão D’Or, a partir das 16 horas, pode ser servido também na Pérgula do palacete, onde ocasionalmente é acompanhado por show musical.

Em algumas ocasiões, o chá é enriquecido pela encenação de peças com atores que integram a Companhia de Teatro da Casa Julieta de Serpa.

Este é, sem dúvida, um dos mais tradicionais e elegantes chás da tarde servido no Rio de Janeiro. Como na tradição dos chás europeus, a fartura, diversificação, qualidade, delicadeza e excelente atendimento são características do serviço na Casa Julieta de Serpa.

Para encerrar um encontro fantástico brindamos com um delicioso Brut Rose.

Informações Úteis

Valor: R$100,00 por pessoa (valor em setembro de 2014).

A casa aceita todos os cartões.

Horário: Das 16h às 19h.

Reservas devem ser feitas pelo telefone +55 (21) 2551-1278.

Manobrista no local.

Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

End.: Praia do Flamengo, 340, Flamengo  Rio de Janeiro – RJ
Tel.: +55 (21) 2551-1278 

E-mail: casajulietadeserpa@casajulietadeserpa.com.br

Site

Não viaje sem seguro!

 

Seguro viagem brasil 728x90

Reserve aqui seu hotel em qualquer destino sem custo extra algum!

 

2 Responses

    • Katia Braga
      Katia Braga

      Olá Marilza,

      O musical “Um Milagre no Natal” é encenado durante o chá da tarde de quarta-feira a domingo das 16h às 19h e custa R$ 140,00 por pessoa. A casa aceita todos os cartões. É preciso fazer reserva antecipada pelo telefone (21)2551-1278.

      Um abraço,
      Kátia

      Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.