Sempre ouvi falar que o Peru possui uma das mais saborosas e variadas culinárias da América Latina, mas não tinha experimentado nada como o que nos foi apresentado no Intihuasi, restaurante peruano estabelecido no Rio de Janeiro desde 2004 e consolidado com enorme sucesso e o melhor da cozinha peruana.

O Intihuasi cujo nome no idioma quéchua significa “casa do sol”, dirigido pelo casal João Paulo e Margarita Isabel, ele um brasileiro e ela uma peruana que nos brinda com suas criações a frente da cozinha do restaurante, é um excelente representante da rica culinária do Peru em nosso país. Foi o Primeiro restaurante peruano a se estabelecer no Brasil, permanecendo como o único no Rio até 2008.

O povo peruano aproveitou a influência de migrações europeias e orientais, além da civilização pré-colombiana e da colonização espanhola especificamente, para compor a base de sua culinária. E, toda essa riqueza de ingredientes nas mãos da chef Margarita, nos trás a tradicional culinária peruana servida com originalidade, requinte e elegância em um ambiente agradável e acolhedor.

Segundo nos contou Margarita, as azeitonas, as deliciosas vieiras, os variados milhos entre outros ingredientes tradicionais são importados diretamente do seu país, o que garante autenticidade dos pratos do Intihuasi.

O restaurante tem no cardápio uma variedade de petiscos e pratos principais preparados com ingredientes como huacatay (uma erva muito presente nas receitas tradicionais), quinoa (grão peruano) e pimentas peruanas.

Nossa experiência no Intihuasi

Fomos recebidos por João Paulo, Margarita e seu filho Mario para jantamos no primeiro dia do Peru Week 2014. O evento organizado pela Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo – PROMPERU acontece entre os dias 18 a 30 de novembro em cinco capitais e no Distrito Federal com um total de 17 restaurantes participantes.

O restaurante estava lotado, mas uma mesa nos aguardava e nela pudemos desfrutar da companhia do casal por alguns minutos que nos renderam um grande conhecimento da cultura e da culinária peruana. Para nós informações preciosas porque planejamos conhecer o Peru em breve!

Um cardápio exclusivo para o evento foi desenvolvido pela chef Margarita, onde os clientes podem escolher uma entre três opções de entrada, três de prato principal e três de sobremesa por R$85,00 (por pessoa), além de um Pisco Sour de welcome drink.

Cardápio Peru Week

– Cortesia: pisco de boas-vindas

Opções de entrada:
• Solterito arequipeño (salada de favas, azeitonas azapas peruanas, milho-verde, queijo branco e rocoto acompanhada de batatas cozidas) – vegetariano ou
• Conchas casmeñas al pisco (vieiras peruanas marinadas em pisco e rocoto) ou
• Causa de pulpo al olivo (massa de batata temperada com ají amarelo e recheada com polvo em tempero de olivos, de azeitonas azapas do sul do Peru)

Opções de prato principal:
• Paella andina (quinoa ao açafrão com legumes e shitake ) – vegetariano ou
• Truchas rellenas com espinacas e quenelas de quinoa (trouxinhas de filé de truta recheadas com espinafre,acompanhadas com quenelas de quinoa) ou
• Chicharrón al pisco (suculenta carne suína dourada sobre delicioso creme de uvas e pisco,
acompanhado de camote peruano)

Sobremesas:
• Dom Miguel (sorvete de chocolate com calda de chocolate de Cuzco, pisco, nozes e kiwicha pop) ou
• Perlas de capulis al pisco (pérolas de physalis maceradas em pisco) ou
• Ñusta de maracujá (delicado mousse da fruta com quinoa)

Degustamos o cardápio todo e posso dizer que é dificílimo apontar um prato como destaque. Cada entrada, cada prato e cada sobremesa nos marcaram de forma a ser impossível eleger o melhor. Tudo é maravilhoso!!!

Como não resisti, também pedi ao Souza, garçom que nos atendeu com total atenção e gentileza, um ceviche de linguado e adivinha… Estava de comer de joelhos! Fantástico!!!

Dica: Para começar, peça o circuito de ceviches, uma degustação com cinco versões da iguaria – vieiras, camarões, linguado, polvo e champignons.

É chegada a hora das deliciosas sobremesas…

O Pisco Sour, drink preparado pelo Carlos, barman do Intihuasi foi mais uma grata surpresa, pois não conhecíamos e é simplesmente delicioso! Gentilmente, Carlos nos ensinou a fazer o Pisco Sour e eu compartilho com vocês a receita desse que é o mais famoso drink do Peru.

O Pisco, aguardente de uvas fermentadas, nascido nos vales de Ica, no sul do Peru, alcançou reconhecimento de qualidade desde o século XVI. Conta-se que barman de Lima, no início do século passado, juntou ao pisco um pouco de limão, xarope de goma, clara de ovo, angostura e gelo, criando assim o famoso Pisco Sour, que hoje pode ser considerado a bebida nacional peruana.

Pisco Sour

75ml de Pisco de uva

25ml de suco de limão

½ clara de ovo

1 colher de sobremesa de açúcar ou calda de açúcar

4 cubos de gelo

Bater tudo na coqueteleira, colocar em um copo e acrescentar 3 gotas de angostura.

O cardápio regular é variadíssimo e pelo que vi, tenho certeza da dificuldade na hora da escolha. Os preços não são baratos, mas vamos entender que são pratos preparados com ingredientes importados e exclusivos, com requinte e qualidade, apresentação fantástica além de um serviço impecável. E, claro, paga-se um pouquinho mais por isso, pela exclusividade.

É um cardápio que passa pelas diversas cozinhas do país até chegar ao formato atual com pratos das diversas tradições. Uma delas é a chifa, que reúne os costumes dos chineses que foram morar no Peru e introduziram o pato, o porco e a cebolinha, ingredientes do Arroz Chaufa, entre outros pratos. Nas sobremesas, tradições criollas como o suspiro limeño e o doce de frijól nero (feijão preto), que leva passas e frutas secas.

O Intihuasi fica na Rua Barão do Flamengo, uma transversal da praia do flamengo, a cinco minutos do centro e do aeroporto Santos Dumont. O estacionamento é ao longo da rua “com flanelinhas”. Veja aqui como chegar e os horários de funcionamento. Sugiro que faça reserva!

Não estou tecendo tantos elogios porque fomos convidados pelo casal João Paulo e Margarita a conhecer seu restaurante. Meu elogio é absolutamente honesto e não vejo a hora de retornarmos ao Intihuasi, pois ficamos fascinados não só com a culinária peruana, mas pelos pratos elaborados por Margarita.

Concluo dizendo que nossa experiência foi uma verdadeira e prazerosa viagem à autêntica e tradicional gastronomia peruana, com seus sabores exóticos, frescos e crocantes.

Restaurante Intihuasi
Barão do Flamengo 35 D
Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21)2225-7653
http://www.intihuasi.art.br/

  • Cartões: visa, mastercard, american express, dinners
  • Horário: Terça a quinta, 12h30 às 15h e 19h às 23h; sexta e sábado, 12h30 às 16h e 19h às 0h; domingo 12h30 às 17h.
  • Capacidade: 32

Cruzando Mundo foi convidado do restaurante Intihuasi, mas nossa opinião é pessoal e idônea.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.