Itaipavaa menos de 100 km da cidade do Rio de janeiro, se tornou um dos principais polos gastronômicos do Estado de Rio e do país merecendo o título de “Vale Gourmet”. Assim é conhecida toda a região em torno de Itaipava, não sendo um único vale, mas diversos vales, onde estão os restaurantes mais prestigiados e as pousadas mais charmosas do município de Petrópolis que vêm se estabelecendo na região desde a segunda metade do século XX ajudando a construir a fama, hoje consolidada.

Gastronomia

Uma das melhores coisas da serra é aproveitar os atrativos e passeios durante o dia e, a noite desfrutar do melhor da gastronomia e aqui estão alguns dos melhores restaurantes da região em minha opinião e sempre que possível bato ponto em um deles.

A proximidade do Rio e de algumas cidades mineiras com Juiz de Fora propicia uma ida à Itaipava apenas para o prazer de uma boa refeição num sábado ou domingo. Já é uma boa razão para subir a serra!

Veja minhas sugestões no Vale Gourmet

Parrô do Valentin 

Criado por um casal de imigrantes portugueses que trouxeram consigo um livro de receitas da família, o Parrô do Valentin é reconhecidamente um dos melhores restaurantes de cozinha portuguesa do Brasil. Não deixe de experimentar os fabulosos doces da cozinha lusitana.

End.: Estrada União Indústria, 10.289 Itaipava Petrópolis RJ

Tel.: +55 24 2222 1281

Site: http://www.parrodovalentim.com.br/

Pousada Alcobaça 

Perto do centro Histórico de Correias, um dos distritos de Petrópolis, vizinho a Itaipava, a Pousada Alcobaça, localizada num casarão de família oferece uma cozinha simples e brasileira, mas elaborada com muita competência.

Um lugar mágico que tem as mãos da proprietária Laura Góis, uma senhora dedicada a cuidar de cada detalhe do lugar, dos jardins ao menu. Tudo lá é delicado, romântico e, ao mesmo tempo, devolve um espírito familiar em que a natureza é mais que moldura. É essência. O casarão de 1914, de arquitetura normanda, reúne jardins belíssimos, uma vista fabulosa.

O restaurante da pousada funciona num casarão lindo, com varandinhas e salões graciosos, com plantas bem cuidadas, horta e outros ornamentos de fazenda muito charmosos.

End.: Rua Dr. Agostinho Goulao, 298 – Correas, Petrópolis – RJ

Tel.: +55 24 2221-1240

Site: http://www.pousadadaalcobaca.com.br/

Locanda della Mimosa

Em 1992, o chef e sommelier Danio Braga fechou o seu então famoso restaurante Enotria no Rio de Janeiro, que tive o prazer de conhecer, e juntamente com sua mulher Lilian, construiu sua casa e o restaurante de cozinha italiana, Locanda della Mimosa no coração do Vale Florido, entre Petrópolis e Itaipava. Repetiu-se o fenômeno: um sucesso! O restaurante representa uma culinária requintada, harmonizada com vinhos de qualidade, serviço impecável e, de quebra, a possibilidade de hospedagem em uma excelente e exclusiva pousada. Por justo motivo, o restaurante, recebeu desde logo três estrelas do Guia 4 Rodas. Atualmente já não está aos cuidados do chef Danio Braga, mas a Locanda della Mimosa continua sendo uma das melhores experiências gastronômicas do Brasil.

End.: R. Mimosas, 30 – Vale Florindo, Petrópolis – Rio de Janeiro
Tel.: +55 24 2233-5405

Site: http://www.locanda.com.br/

Parador Valência

Em 1994 o espanhol Vicente Mas Gonzales, mais conhecido como Paquito, trocou a profissão de arquiteto e a Cidade Maravilhosa pelo ambiente da cozinha e pelos ares de Itaipava ou, mais precisamente, da movimentada União e Indústria. Ali, bem no epicentro, ele abriu as portas do Parador Valência, um verdadeiro templo das paellas e da típica comida espanhola. O lugar é encantador. Uma poética casinha encarapitada numa ladeira, com vista para as lindas montanhas da região. O dono, o Valenciano é um orgulhoso de sua terra que não se cansa de falar de sua Espanha natal.

End.: Rua Servidão Celita Oliveira Amaral Sil 189, Petrópolis – RJ

Tel.: +55 24 2222-4767

Site: http://www.valencia.com.br/

Farfarello

Com uma rica e completa cozinha tradicional italiana, o Farfarello funciona em uma casa na União Indústria desde 1985, quando foi inaugurado. O ambiente é acolhedor e sua cozinha fica literalmente exposta por vidro para que todos possam ver o preparo das massas e dos pratos.

End.: Estrada União Indústria, 13.470  Itaipava, Petrópolis – RJ

Site: http://www.farfarello.com.br/

Fazenda das Videiras

Em 1999, o sommelier Gaspar e sua mulher, a chef Erni Vianna trocaram o Rio de Janeiro pela serra. O casal procurou uma região rural, o Vale das Videiras. Ali, em um casarão de fazenda, entre carneiros, galinhas d´angola, patos, perus e pavões, instalaram uma pousada e um restaurante temático, a Fazenda das Videiras. O restaurante é elegante e o cardápio remete a tradicional cozinha francesa.

End.: Estrada de Araras 6000, Vale das Videira, Petrópolis – RJ

Tel.: +55 24 2225-8088

Site: http://www.videiras.com.br/

Il Peruggino

O italiano Il Peruggino, do chefe Sormani Justen, é outro integrante da constelação de restaurantes estrelados. É uma bela prova de persistência e amor à profissão. Situado no “retão de Itaipava”, elabora uma cozinha italiana contemporânea que vem reunindo elogios e premiações.

End.: Estrada União Indústria, 12.601 Itaipava – Petrópolis – RJ

Tel.: +55 24 2222-3092

Site: http://www.ilperugino.com.br/

Camarão em Penca

Com ambiente simples e rústico, o restaurante tem cardápio igualmente simples e cozinha especializada em camarão. Os pratos são saborosos, bem servidos e o preço é compatível com o serviço. As empadas de camarão são deliciosas e imperdíveis enquanto se espera o prato principal.

End.: Estrada União e Indústria 12.864, Itaipava – Petrópolis – RJ

Tel.: +55 24 2222-0507

Site: http://www.camaraoempenca.com.br/

Tankamana

O restaurante, todo de madeira e envidraçado, proporciona um ambiente charmoso e aconchegante. A cozinha é contemporânea internacional e brasileira. O destaque, sem dúvida fica para as trutas.

Durante o período em que ficamos hospedados na Tankamana, pudemos experimentar alguns dos fabulosos pratos do restaurante da pousada.

End.: Estrada Júlio Capua, 0 Vale do Cuiabá  Petrópolis  Rio de Janeiro

Tel.: +55 24 2222-9181

Site: http://www.tankamana.com.br/

Don Bistrô

Com um ambiente aconchegante, ótimas opções no cardápio e uma das melhores adegas da região, o Don Bistrô é uma excelente opção para quem sobe a serra, principalmente se a escolha for a fondue de carne preparada em caldo de carne e acompanhada da batata rostie e um bom vinho.

End.: Estrada União Indústria, 10.440 Galeria Luiz Salvador – Itaipava – RJ

Tel.: +55 24 2222-6226

Site: www.donbistro.com.br

Nikko

Inaugurado em 1991, o Nikko consagrou-se como um dos melhores restaurantes de culinária japonesa do estado do Rio. Seu cardápio mescla receitas tradicionais com as da família como o torimandju (pastel de frango grelhado).

End.: Rua das Casuarinas, 94 Itaipava – RJ

Tel.: +55 24 2222-3143

Trutas do Rocio

O Restaurante rústico e integrado a natureza foi construído em 1990 às margens do rio Quilombo e tem o cardápio inspirado nas trutas frescas e defumadas.

End.: Estrada da Vargem Grande, 6.333  Rocio Petrópolis – RJ

Tel.: +55 24 2291-5623

Site: http://www.trutas.com.br/

Mais recentemente, as raízes do Vale Gourmet se estenderam até o Centro Histórico de Petrópolis, onde encontraram dois excelentes restaurantes:

Leopoldina

No belo casarão do século XIX do Hotel Solar do Império orestaurante Imperatriz Leopoldina, com suas paredes pintadas a mão por Dominique Jardy, é uma atração à parte. A gastronomia contemporânea, internacional e brasileira é servida num ambiente requintado e encantador tornando a experiência ainda mais especial.

End.: Avenida Koeler, 376 Petrópolis – RJ

Tel.: +55 24 2103-3000

Site: http://www.solardoimperio.com.br/

Churrascaria Majórica

A tradicional Churrascaria Majórica, que se notabiliza pela qualidade das carnes ali servidas.

End.: Rua do Imperador, 754 – Centro, Petrópolis – RJ

Tel.: +55 24 2242-2498

Site: http://www.majorica.com.br/

[/column]

Evidentemente não foram citados todos aqueles que, com sua gastronomia, contribuíram ou contribuem de alguma forma para a formação e consolidação do conceito de Vale dos Gourmets, mas para quem aprecia a boa gastronomia esta é uma ótima seleção.

Em alguns desses restaurantes é fundamental fazer reserva antecipada. Entretanto, para seu total conforto recomendo que faça reserva sempre que quiser um bom lugar em qualquer uma dessas opções que selecionei.

As informações estão atualizadas até o mês de maio de 2014, mas é conveniente entrar no site ou telefonar para o restaurante escolhido a fim de tirar qualquer dúvida.

Agora você já tem mais algumas razões para subir a serra!

Reserve já seu hotel em Itaipava!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.