Pode-se dizer que este é um daqueles lugares onde a exuberância da natureza extrapola a imaginação, por isso se prepare para as mais belas surpresas ao visitar o Delta do Parnaíba.

No coração da “Rota das Emoções“, que contempla também Jericoacoara e Lençóis Maranhenses, o Delta do Rio Parnaíba reserva uma série de paisagens e surpresas que dificilmente são esquecidas depois de exploradas pelos olhos e sentidos.

Localizado no extremo norte do Estado do Piauí, na divisa com o Maranhão, é o único delta das Américas que deságua em mar aberto e um dos maiores do mundo. Suas ramificações, braços formados pelo rio, antes de encontrar o mar, desenham um arquipélago com mais de 75 ilhas, dunas, lagoas de água doce, além de uma exuberante floresta tropical.

Dois terços do Delta do Parnaíba ficam em território maranhense, mas o acesso mais fácil é pelo Piauí, a partir da cidade histórica de Parnaíba, que está a 470 km de Fortaleza, no Ceará e a 332 km de Teresina, capital do estado do Piauí. Em Parnaíba também está a melhor estrutura de hospedagem.

As maiores ilhas da região, Canárias, Igaraçu, Ilha do Caju, Ilha da Melancieira e Tutóia, são dotadas de boa infraestrutura para visitação.

Este santuário ecológico de rara beleza mantém áreas de preservação que protegem seus mangues, igarapés, lagoas naturais e a fauna silvestre compondo uma paisagem aparentemente selvagem.

O viajante pode escolher entre navegar igarapés, escalar dunas imensas, nadar em lagoas formadas pela água da chuva ou em praias selvagens, deslizar sobre as ondas em pranchas de surfe, kitesurfe ou windsurfe, ou ainda, observar os bichos na natureza como as revoadas lindíssimas de guarás-vermelhos e uma importante população de exemplares do raro peixe-boi-marinho e cavalos marinhos.

Em meio a tanta água e ilhas, o meio de transporte mais popular é o barco, portanto, basta embarcar numa das lanchas que partem do Porto das Barcas, em Parnaíba, ou do Porto dos Tatus, distante 11 quilômetros da cidade, e deixar-se encantar por tudo que este lugar incomum tem para mostrar.

O diferencial do Delta do Parnaíba está na capacidade de um só local oferecer tantas atividades diversificadas aos visitantes, sendo a maior atração turística do Estado do Piauí. Turistas do mundo inteiro vêm até a cidade de Parnaíba, a segunda mais importante do Estado, para conhecer de perto o famoso Delta do rio mais importante da região.

Diante de toda essa singularidade, o Delta do Parnaíba reserva ainda mais surpresas. Dentro de um mesmo ecossistema ele encerra diferentes e pitorescas paisagens: rios, lagoas, dunas, banhados, praias desertas de areia branquíssima e os vários tipos de mangue da região, tudo isso reunido num só lugar. É o grande presente que o Rio Parnaíba dá à natureza do Brasil. Ao desembocar no Oceano Atlântico, o rio que separa o Maranhão do Piauí abre-se em cinco braços que, juntos, formam o único delta em mar aberto das Américas e o segundo mais extensos do mundo.

O Artesanato

O Estado do Piauí tem um dos melhores e mais bonitos artesanatos do país, onde a relação do homem com a natureza é sua principal fonte de inspiração. Do interior do Estado, nascendo da forte interação com a terra, vem uma genuína vocação para a cerâmica, enquanto no litoral encontramos novas vertentes para as artes manuais.

Das fibras da carnaúba e das taboas, os artesãos de Luís Correia e Parnaíba produzem móveis, balaios e objetos de decoração. Com um toque feminino, as artesãs da Ilha Grande de Santa Isabel dão cores às palhas e criam verdadeiras obras.

Ainda em Ilha Grande, encontramos as famosas rendeiras do Morro da Mariana. Em 2001 elas tiveram seus trabalhos consagrados no São Paulo Fashion Week, quando o estilista Walter Rodrigues levou as trabalhadas rendas para suas criações.

Melhor época:

As temperaturas são altas durante todo o ano, mas se o interesse maior for contemplar as lagoas e as muitas espécies de aves, a melhor época é entre os meses de fevereiro e julho, quando a chuva se faz presente. Para quem gosta de velejar, o período dos ventos mais constantes acontece entre setembro e dezembro.

Como chegar: 

Pode-se chegar ao Delta de carro, ônibus e avião. Uma vez na região, o ideal é contratar guias locais, pois há lugares dentro do parque que só é possível chegar com guias e veículos autorizados.

De carro

De carro, a partir de Teresina, siga pela BR-343 até a cidade de Parnaíba. São 332 km de Teresina à Parnaíba por estrada asfaltada e de boa qualidade.

A partir de Fortaleza, são 489 km e o acesso é feito pela BR-020 até a BR-222. Siga em frente até passar por Forquilha, pegue a primeira saída para a CE-187 e vire à esquerda na CE-224. Siga pela PI-211, e então vire à esquerda na PI-213 até a BR-343.

Saindo de São Luís, siga pela BR-135 até passar por Santa Rita, vire à esquerda na BR-222 e continue pela MA-034. Vire à direita na PI-214 e à esquerda na PI-211 até a BR-343. São 557 km.

De avião

Voos regulares saem das principais capitais do Brasil para os aeroportos de Teresina, Fortaleza e São Luís. A cidade de Parnaíba conta com um aeroporto que opera apenas voos regionais, fretados, com as capitais mais próximas, como Teresina e São Luís. A partir dos aeroportos, o restante do trajeto é feito de carro 4×4 ou ônibus até Parnaíba.

Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho 

Rodovia BR-343, s/nº, Parnaíba – PI

Tel: (86) 3323-5052

Aeroporto de Teresina – Senador Petrônio Portella (Teresina – PI)

Aeroporto de Teresina, s/nº , Bairro Aeroporto

Tel: (86) 3133-6270

Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza – CE)

Av. Senador Carlos Jereissati, 3.000, bairro Serrinha

Tel: (85) 3392-1030

Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado (São Luís – MA)

Av. dos Libaneses, s/nº, São Cristóvão

Tel: (98) 3217-6100

De ônibus

Empresas de ônibus cobrem esse trajeto em aproximadamente seis horas em diversos horários diários:

Rodoviária de Terezina – (86) 3218-1761

Também há saídas diárias a partir de Fortaleza e São Luís.

Onde Ficar:

Os passeios são realizados a partir de Parnaíba, que conta com boa infraestrutura para receber turistas, muitas pousadas e hotéis, desde os mais simples até os mais luxuosos, além de ótimos restaurantes.

Informações Importantes:

Sites oficiais

Secretaria de Turismo do Piauí: www.turismo.pi.gov.br

Prefeitura Municipal de Parnaíba: www.parnaiba.pi.gov.br

DDD – 86

Informações turísticas

Há posto de informações no Porto das Barcas, em Parnaíba, às margens do rio Igaraçu.

Telefones úteis

Prefeitura de Parnaíba – (86) 3315-1128

Aeroporto de Parnaíba – (86) 3323-5007

Tomadas/energia elétrica – 220V

O que levar na mala

O clima é sempre quente, portanto pede roupas leves e de banho. Repelente, um par de tênis e mochila são indispensáveis.

Veja também O Melhor do Delta do Parnaíba – GUIA CRUZANDO MUNDO e siga-nos também no Facebook e no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.