Recentemente fiz uma matéria sobre as vantagens de viajar na baixa temporada, agora trago dicas de alguns destinos perfeitos para esses meses.

Praias do Nordeste

O clima é quente praticamente o ano inteiro e entre os meses de agosto e novembro é o melhor período. Destinos como Fortaleza (CE), Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Natal (RN), Praia do Forte (BA), Porto de Galinhas (PE) e Maragogi (AL) ficam muito mais tranquilos e, cerca de 30% mais baratos. Os resorts da região podem ter redução de até 50% nas diárias. A baixa temporada turística pode ser uma excelente oportunidade para conhecer aquele resort tão desejado!

Fernando de Noronha (PE)

Apesar de ser o período de chuvas, entre abril e junho, isso não impedirá que você aproveite todas as atividades de Noronha como mergulho e passeios de barco. Melhor é ficar atento às condições do mar, que estão muito melhor entre abril e setembro, quando o Mar de Dentro (litoral voltado para o continente) tem as melhores condições para mergulho.

Litoral de Santa Catarina

O período indicado é de março a junho, quando o clima de outono mostra os dias mais claros e ensolarados, a temperatura mais amena e com menos chuvas, além das praias estarem mais vazias. Florianópolis, Laguna, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul e Ibituba são ideais para essa época, inclusive para os praticantes do surf.

Serra Catarinense (SC)

Bem próxima do litoral, essa região também pode ser visitada nos meses de março a junho, sem prejuízo de aproveitamento, principalmente, para os adeptos do turismo de aventura.

Serra Gaúcha (RS)

O movimento nas cidades é bem menor de fevereiro a maio e a partir da segunda quinzena de agosto até outubro, período em que pode-se conseguir bons descontos não só em hotéis, mas nos ingressos dos parques temáticos Aldeia do Papai Noel e Parque de Neve, que funcionam diariamente o ano inteiro. Grandes eventos acontecem nesse período, como a Festa da Colônia, em Gramado (agosto), a Festa da Uva, em Caxias do Sul (fevereiro e março), a Festa da Vindima, em Bento Gonçalves e Garibalde (janeiro a março), a Semana do Bebe de Canela (maio) e a Festa Nacional da Música de Gramado (outubro).

Cidades históricas de Minas Gerais

Uma ótima época para aproveitar a região é de abril a setembro, pois em abril as chuvas diminuem, sendo uma boa oportunidade para fazer o roteiro Minas Colonial, passando por Tiradentes, São João del Rei, Ouro Preto, Mariana e Congonhas. Essas cidades têm um rico acervo arquitetônico barroco que contam parte importante da história do país, principalmente, pelas obras de Aleijadinho.

Belo Horizonte e Brumadinho

Esses dois destinos se conjugam e podem ser aproveitados de abril a setembro. Em abril as chuvas diminuem e visitar o centro histórico de Belo Horizonte e o Instituto Inhotim, em Brumadinho, maior museu a céu aberto do mundo com mais de 500 obres é muito mais tranquilo.

Lençóis Maranhenses (MA)

Entre maio e setembro, passado o período das chuvas, as lagoas entres as dunas ficam cheias e belíssimas. Destino perfeito para quem gosta de turismo de aventura, longas caminhadas e interação com comunidades tradicionais. O maior campo de dunas brasileiro está inserido nos municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. O ideal é se programar com, pelo menos, 60 dias de antecedência para conseguir melhores preços.

Pantanal (MS e MT)

A paisagem muda completamente dependendo do período seco ou chuvoso. Entre abril e setembro, época em que as águas começam a baixar, é ideal para conhecer a fauna e a flora, observar pássaros, desfrutar de uma temperatura mais amena e noites estreladas. A probabilidade de visibilidade dos animais nesse período é bem maior.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Com o final das chuvas, os meses de abril e maio, são ideais para ver a exuberância da vegetação do cerrado e, além disso, as cachoeiras são mais seguras, com menos risco de tromba d’água. Somente o município de Alto Paraíso possui mais de 120 cachoeiras catalogadas. Este é um destino perfeito para quem gosta de caminhadas longas, esporte e atividades na natureza. O clima místico é muito presente em toda região.

Bonito (MS)

De março a junho os descontos chegam a 30% e a observação da fauna marinha com snorkel, no rio da Prata, incluindo o almoço custa R$184 por pessoa, enquanto que nos meses de dezembro a fevereiro esse valor é de R$218. Por ser um período chuvoso, alguns passeios podem ficar prejudicados, mas ao todo são mais de 30 atrativos para aproveitar.

Parque Estadual do Jalapão (TO)

De maio a setembro é o período de seca no Tocantins, o que melhora o acesso ao parque e aos atrativos, entretanto os preços não costumam variar muito em relação à alta temporada.

Canindé de São Francisco (SE)

O outono é a melhor época para registrar imagens durante o passeio de catamarã no Cânion do Xingó, pois entre março e junho os raios solares realçam a tonalidade verde esmeralda do Rio São Francisco ao refletirem sobre as águas. No verão e entre maio e agosto, ocorrem chuvas rápidas.

Foz do Iguaçu (PR)

Entre março e junho as diárias nos hotéis podem custar até 40% menos, além de os principais atrativos serem menos concorridos.

Rio de Janeiro (RJ)

A cidade do Rio de Janeiro é um excelente destino em qualquer época do ano, mas de março a junho e de agosto a novembro os atrativos são menos concorridos, a temperatura é mais amena e os preços são mais atraentes.

Serra Fluminense (RJ)

As cidades serranas do Rio de Janeiro, como Petrópolis, Teresópolis e Itaipava são um ótimo destino nos meses de março a junho e agosto a novembro, porque o clima é ameno, estão mais vazias do que no verão e no inverno e os preços bem mais acessíveis.

Penedo e Mauá (RJ)

Duas cidades praticamente vizinhas e com forte turismo no inverno, Penedo e Mauá estão na Serra da Mantiqueira, próximas a Minas Gerais e São Paulo. São destinos que nos meses de março e abril e, de agosto a outubro ficam mais tranquilas e com o clima bem ameno, sem o rigor do inverno. A gastronomia, as cachoeiras e a natureza são os grandes atrativos da região que oferece pousadas charmosas e românticas. Nesses meses os preços ficam muito atraentes.

Campos do Jordão (SP)

No alto da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, este é tradicionalmente um dos destinos mais concorridos durante o inverno. Entretanto, Campos do Jordão é um encanto o ano inteiro, não só pelas belezas naturais e paisagens que se alternam de acordo com a estação do ano, mas pela gastronomia e hotelaria atraente da cidade. Em março e abril o clima de outono tem dias claros e ensolarados realçando as folhas de Plátano, que já estão caindo e tingindo a cidade de dourado. Entre setembro e dezembro, a primavera enche a cidade de cor e o clima continua perfeito.

Armação dos Búzios (RJ)

Destino concorridíssimo no verão, Búzios também é uma delícia na baixa temporada, pois o clima é sempre quente durante o dia e ameno à noite. De março a maio e de setembro a novembro o balneário está mais tranquilo e quem o visitar nessa época vai aproveitar as praias mais vazias e preços mais atraentes.

Com tantas opções de destinos fantásticos, espero que você não perca tempo e faça logo as malas! Aproveite porque a hora é essa!!!

Não perca as opções de destinos internacionais para aproveitar na baixa temporada e as vantagens de viajar para a Europa na baixa temporada.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.