É muito bom quando se tem dicas importantes de como chegar e circular em uma cidade que não se conhece, assim como informações necessárias para se aproveitar ao máximo a estada. Por isso, preparei essas dicas pra você planejar a sua viagem a Milão!

Como circular na cidade

Se você pretende viaja para Milão, veja aqui algumas informações que facilitarão seu planejamento de viagem.

Milão é uma cidade cosmopolita, industrial, plana, com extensas e eficientes linhas de metrô e de ônibus. É uma cidade que favorece as caminhadas e é facilmente explorada a pé, o que é sempre uma ótima opção, pois você terá mais contato com a riquíssima arquitetura.

“As atrações turísticas estão próximas umas das outras e você não precisará quebrar a cabeça para chegar até elas.”

O metrô de Milão funciona diariamente das 6h às 0h30 e conta com três linhas: M1 (vermelha), M2 (verde) e M3 (amarela). Há ainda diversas opções de ônibus, trem e trolleybus, que juntos cobrem toda a cidade, operando diariamente a partir das 4h30.

Os itinerários e horários, tanto para metrô quanto para ônibus, estão disponíveis no site da ATM (Azienda Trasporti Milanesi).

Com o serviço GiroMilano, o passageiro pode planejar sua viagem e se informar sobre tarifas individuais e sobre os cartões de viagem.

Uma boa dica para economizar em transportes é adquirir o cartão turístico Milano Card que tem duas modalidades: a primeira custa 6.50€ e tem validade de 24 horas e a segunda custa 13€ e é válida por 3 dias. Com o cartão você tem direito de viajar de graça em todos os transportes públicos da cidade, além de descontos nos museus, restaurantes, tours, lojas monumentos, exposições e muito mais. Também está incluído um serviço de atendimento médico (não substitui o seguro viagem) de 24h durante a sua viagem.

Há diversos serviços turísticos para sua comodidade:

  • Autostradale que saí pela manhã da Praça do Duomo e faz um giro de três horas pela cidade.
  • ATMosfera, um bonde “estiloso” equipado com restaurante que passa ao lado das principais atrações turísticas. As reservas devem ser feitas com bastante antecedência.
  • Milano City Sightseeing é um ônibus de dois andares que percorre as principais regiões da cidade, com explicações disponíveis em diversos idiomas.
  • Zani Viaggi oferece ônibus pela manhã e à tarde que parte do Foro Bonaparte e realizam um tour de três horas, com informações em inglês e espanhol.
Como chegar

De avião

Três aeroportos servem a cidade de Milão:

Aeroporto Internacional Malpensa, a 48 km da cidade, é o mais importante na região norte da Itália e recebe os voos intercontinentais em dois terminais de passageiros.

É facilmente acessível pelo sistema público de transportes. O trajeto entre o Milano Malpensa e a cidade pode ser feito por trem (Trenord/Malpensa Express), que parte do terminal 1 e segue até as estações Milano Cadorna ou Milano Centrale. Existem ainda duas empresas (STIE Autostradale e Air Pullman) que fazem o transporte via ônibus executivo, ligando o aeroporto à estação Milano Centrale.

Aeroporto Linate que recebe principalmente os voos domésticos e os do próprio continente europeu. Está localizado a apenas 7 km de Milão e também é acessível pelo sistema de transporte público. O trajeto pode ser feito por ônibus urbano (ATM Bus – linhas 75 e X73), que dura cerca de 25 minutos. A ATM oferece ainda o serviço de ônibus executivo para a estação Milano Centrale.

Entre Malpensa e Linate: os transportes do Malpensa Shuttle saem de Linate a partir das 6:00, a cada 90 minutos e partidas de Malpensa funcionam das 8:00 às 21:30 saindo a cada 90 minutos.

Aeroporto Internacional Orio al Serio está localizado em Bergamo, cerca de 50 km de Milão, e serve ao tráfego das companhias aéreas de baixo custo, como a Ryanair, por exemplo. O aeroporto de Bergamo, Linate e Malpensa formam o sistema aeroportuário de Milão e o mais importante da Itália. O ônibus Expresso Terravision de baixo custo conecta o aeroporto de Bergamo com a Estação Milan Centrale.

Se você optar por pegar um táxi de/para qualquer um dos aeroportos, certifique-se que tenha o adesivo “Taxi autorizzato per il Servizio aeroportuale lombardo” no para-brisas. Isso significa que o seu taxímetro está ajustado para este caminho, e que você pagará a tarifa exibida. Outros táxis sem o adesivo podem dobrar a tarifa.

De trem

Os trens, a partir da estação Milano Centrale, na Praça Duca d’Aosta, ligam Milão à Florença, Roma, Veneza, além de outras cidades italianas e da Europa. A estação tem ligação com os principais meios de transporte público.

De carro

As estradas italianas são fantásticas e muito bem sinalizadas, sem contar que viajar de carro pelo país é uma delícia e super recomendável. O que eu quero dizer é que é muito tranquilo alugar um carro e se deslocar de uma cidade para outra. Deve-se apenas ter atenção a velocidade e saber como se locomover de carro dentro das cidades e seus centros históricos. Em Milão, como em várias outras cidades, não se anda de carro pelo centro histórico, salvo moradores e carros autorizados.

Melhor época

Milão pode ser visitada em qualquer época do ano, pois a cidade possui uma enorme variedade de atrativos indoor, como museus, galerias e restaurantes que podem amenizar as baixas temperaturas das épocas de frio, principalmente entre dezembro e fevereiro.

Da mesma forma, oferece espaçosos parques e excelentes gelaterias que, com certeza, irão proporcionar bem estar durante calor entre junho e agosto. Vale lembrar que, em agosto, além do calor a cidade é invadida por grupos de turistas europeus, o que pode deixar algumas regiões quase intransitáveis. Maio e setembro são meses em que o tempo é extremamente propício para caminhadas e lazer nos parques e a cidade tem um fluxo menor de turistas.

Informações úteis

Pontos de Informações turísticas:

Posto de Informação Turística Piazza Castello
Piazza Castello, 1 (esquina com Via Beltrami)
Tel: 39 (02) 7740-4343

Posto de Informação Estação Milano Centrale
Galeria de Partida – em frente às plataformas 13 e 14
Tel: 39 (02) 7740-4318 ou 39 (02) 7740-4319

Posto de Informação Aeroporto Milano Malpensa
Piso Térreo – Chegada B
Tel: 39 (02) 5858-0080


Portal de turismo de Milão

Site da província de Milão

Site de informações gerais sobre a cidade


Consulado Geral do Brasil em Milão

Corso Europa, 12
Tel: 39 (02) 777-1071
http://milao.itamaraty.gov.br

Fuso horário+4 (horário de Brasília)

ClimaTemperado, com verão fresco (média de 29º C) e inverno de – 2ºC a – 6ºC

DDICódigo do país: 39
Código de acesso da cidade: 02

Moeda: Euro

Documentos necessários: 

Obrigatório passaporte com validade de no mínimo três meses além da data prevista de retorno. Brasileiros não precisam de visto de turismo para permanências de até 90 dias na Itália.

Assistência viagem: 

Para entrar na Itália, assim como nos demais países do Tratado de Schengen, é necessário comprovar a contratação de assistência viagem, que garanta uma cobertura mínima de 30 mil euros para assistência médica em caso de saúde ou doença.

Tomadas/energia elétrica: 

220 volts, com tomadas de dois e de três pinos vertical, padrão L. Muita atenção ao levar aparelhos elétricos, pois se forem desenhados para 110V devem ser usados com transformador. É necessário o uso de um adaptador universal de tomadas.

Veja outros artigos sobre Itália e no acompanhe pelo Facebook e também pelo Instagram.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.