A caipirinha, originalmente feita com cachaça e limão, é a bebida nacional e se tornou conhecida em todo o mundo e caiu no gosto dos gringos!

Hoje, é uma marca registrada e ganhou diversas versões, podendo ser preparada de diferentes maneiras: com vodca, rum, saquê, a tradicional cachaça, entre outras possibilidades, dependendo da criatividade. Diversas frutas complementam a bebida que é sempre finalizada com açúcar e gelo. O limão é a fruta mais tradicional e campeã entre os estrangeiros que pedem o drink, mas outras frutas como maracujá, lima da pérsia, morango, kiwi, tangerina, lichia, entre tantas outras, além das combinações entre deliciosos sabores como é o caso das frutas vermelhas e os pedacinhos de pimenta dedo de moça que dão um toque bem exótico, são sucesso absoluto.

O drink, que não pode faltar nas comemorações, festas e eventos, surgiu no início do século XX, no interior de São Paulo, como um remédio caseiro.

No Rio de Janeiro, a caipirinha combina com quase todos os momentos do carioca, seja na praia, nas reuniões com os amigos ou nos bares e restaurantes. O clima sempre pede uma bebida geladinha e, com todo respeito à cerveja gelada, a caipirinha também é perfeita!!!

Selecionamos ótimos bares onde você encontra as melhores versões da bêbeda genuinamente brasileira!

Academia da Cachaça

São os hits da casa e além da tradicional de limão, é possível provar sabores como abacaxi, lima, maracujá ou ainda fruta do conde.

Caipirinha de fruta de conde (Foto: Berg Silva)

Caipirinha de fruta de conde (Foto: Berg Silva)

Endereços:
Rua Conde Bernadote, 26, lojas E, F e G – Leblon
Av. Armando Lombardi, 800, loja 65 L – Barra da Tijuca

Armazém Devassa

Localizado na badalada esquina da Visconde de Pirajá com Aníbal de Mendonça, em Ipanema, o restaurante tem comando da experiente chef Andrea Tinoco. Com menu renovado em 2015, o espaço tem novidades como os mini beefburguer de picanha, com queijo cheddar, molho barbecue e servido com batatas fritas fininhas, que podem ser consumidos como entradas ou petiscos. No restaurante, pratos como o risoto de camarão com aspargos frescos e o picadinho carioca, com arroz, feijão branco, farofa de alho, ovo pochê e banana fazem sucesso. No parte do bar, há pedidas como os stickadinhos (palitos de mozzarella empanados acompanhados de molho de tomate com orégano) e combinado armazém, com calabresa flambada na cachaça, aipim frito, bolinho de bacalhau e carne seca. Para beber, além das tradicionais cervejas fabricadas pela casa, as caipivokas variadas são ótimas opções.

Endereço:

Rua Visconde de Pirajá, 539 – Ipanema

Tel.:(21) 2125-405950

www.devassa.com.br

Aconchego Carioca

Além do fantástico bolinho de feijoada da chef Kátia Barbosa, experimente a caipirinha de caju feita com Cachaça Magnífica ou vodka, além de outros sabores, coma a de seriguela ou carambola.

Caipirinha de caju (Foto: divulgação)

Caipirinha de caju (Foto: divulgação)

Endereços:
Rua Barão de Iguatemi, 379 – Praça da Bandeira
Rua Rainha Guilhermina, 48 – Leblon

Temporada

O chef argentino Christian Garcia está à frente da cozinha e apresenta um cardápio rico em pescados frescos e frutos do mar. Já, a carta de drinques é assinada pela conceituada mixologista Sandra Mendes. Receitas exclusivas e tradicionais fazem parte do menu que possui uma seção dedicada as caipirinhas: Caipivodka da Paz (Vodka, abacaxi, acerolas), Caipivodka do Chico (Vodka, melancia, gengibre, manjericão), Caipirinha Quitéria (Cachaça prata, limão tahiti, cajú, gengibre) e Caipirinha Osório (Cachaça, uvas rosadas, canela, hortelã) são alguns sabores entre os imperdíveis! O restaurante que veio com uma proposta temporária, já se consagra e firma pé em um dos melhores points da cidade!

Endereço:

Avenida Francisco Bhering, 65 – Copacabama

Tel.: (21) 2523-0066

T.T. Burger

Uma opção especial da hamburgueria do chef Thomas Troigros é o Sacode de Caipirinha, feita com receita especial de sorvete de limão com gengibre, batido com folhas de hortelã e cachaça ou vodka. Ainda tem o doce do melado de cana, que enfeita o copo.

Sacode de caipirinha (Foto: Tomas Rangel - Divulgação)

Sacode de caipirinha (Foto: Tomas Rangel – Divulgação)

Endereços:
Rua Francisco Otaviano, 67 – Arpoador
Avenida Ataulfo de Paiva, 1.240 – Leblon
Avenida Olegário Maciel, 460, loja D – Barra da Tijuca

Bar Astor

Localizado na charmosa esquina das avenidas Vieira Souto e Rainha Elizabeth, desde que aportou no Rio, vindo de São Paulo, o Astor destaca-se nos roteiros cariocas. A varanda concorridíssima oferece uma vista deslumbrante da orla do Arpoador ao Leblon e durante o verão dá para aplaudir o pôr do sol sem se levantar da cadeira! No cardápio, pratos emblemáticos que reconfortam estômagos há gerações e uma carta que reúne o melhor da coquetelaria. Os drinques à base de gim são famosos entre os clientes, além das caipirinhas e da torneira de chope exclusiva de Bohemia Imperial. Da cozinha saem petiscos como o Beliscão (aperitivo de linguiça), os bolinhos e arroz e as almôndegas picantes (cozinhas em chope Stella Artois e servidas em molho Roti). Ostras e mexilhões frescos, além dos sanduíches variados, também merecem destaque no menu.

Endereço:

Avenida Vieira Souto, 110 – Ipanema

Tel.: (21) 2523-0085

www.barastor.com.br

Kiosque do Português

O negócio que foi criado por pai e filho na praia do Leblon migrou para o Complexo Lagoon, mas a famosa variedade de sabores de caipirinhas e caipvodkas continua sendo um dos grandes atrativos da casa, além, é claro, dos quitutes deliciosos. As caipifrutas que estão entre as mais pedidas são: tangerina com gengibre, lichia, morango com amora e manga com amora.

Endereço:

Av. Borges de Medeiros, 1424 – Complexo Lagoon – Lagoa Rodrigo de Freitas

Tel.: (21) 2239 9936

http://kiosquedoportugues.com.br/

Bar do Davi 

Localizado no morro do Chapéu Mangueira, com um ambiente simples, o bar do pescador e mergulhador David Vieira Bispo é muito frequentado por turistas. A feijoada de frutos do mar com feijão branco, lula, polvo, peixe e camarão acompanhada de uma das ótimas opções de caipirinha é uma excelente pedida!

Endereço

Ladeira Ary Barroso, 66 Loja 3 – Leme

Tel.: (21) 7808-2200

Bar e Restaurante Urca

Não bastasse a vista maravilhosa do mar, o Bar Urca lançou novos sabores bem refrescantes de caipirinha, como graviola, carambola, cajá, manga, kiwi, pêssego, amora, seriguela, caju e abacaxi com pimenta. Todas podem ser pedidas com cachaça ou vodka importada.

Foto: Berg Silva

Endereço:

Rua Cândido Gaffré, 205 – Urca

Baretto Londra 

O Barreto, a versão carioca da filial de São Paulo tem uma grande variedade de pratos fantásticos, como o salmão marinado que é espetacular, além de uma imensa variedade de caipirinhas, uma melhor que a outra.

Endereço:

Avenida Vieira Souto, 80 – Hotel Fasano – Ipanema

Tel.: (21) 3202-4000

http://www.fasano.com.br/gastronomia/restaurante/23

Kaçuá

Aipim frito, mexilhão ao coco, carne-seca desfiada e queijo coalho com melaço são alguns dos pratos mais solicitados no cardápio do restaurante nordestino que também conta com excelentes marcas de cachaça e variados sabores de caipirinhas com frutas exóticas.

Endereço:

Rua Senador Rui Carneiro, 220 – Recreio dos Bandeirantes

Tel.: (21) 2490-2607
kacua.com.br

Palaphita Kitch

O lugar já é conhecido pelas boas opções de drinks e as caipirinhas são mais um ponto forte. As “caipiras nativas”, por exemplo, são frutas típicas do norte, como cupuaçu, umbu, graviola e cajá, que podem ser preparadas com vodka negra, cachaça prata ou ouro.

Endereço:

Av. Epitácio Pessoa, s/n – Quiosque 20 – Parque do Cantagalo – Lagoa Rodrigo de Freitas

Meza Bar 

Com um ambiente moderno, o Meza Bar oferece diversos tipos de caipirinhas e coquetéis, além de pratos quentes e petiscos.

Endereço:

Rua Capitão Salomão, 69 – Botafogo

Tel.: (21) 3239-1951

www.mezabar.com.br

Simon Boccanegra

O barman do ex-Entretapas e Gusto preparou uma série de drinks de verão, como o Limoncello, que já vem sendo conhecido como licor de caipirinha. Seu preparo inclui cachaça artesanal, raspas de limão taiti, limão siciliano e lima da pérsia.

Endereço:

Rua Aires Saldanha, 98 B – Copacabana

Papo de Bar 

Localizado no Shopping Downtown, tem uma agradável varanda, um ótimo menu com sanduíches de filé com queijo, baurus clássicos, linguiça Toscana, o clássico bolinho de arroz recheado come queijo mozzarella e manjericão dividindo espaço com sabores delicados como wrap de salmão defumado, cream cheese e molho de alcaparras no pão folha. Caipirinhas diversas acompanham essas delícias!

Endereço:

Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca

Tel.: (21) 3982-2060

Quiosque Cavalo Marinho

Ambiente agradável, cardápio variado e ótimas opções de caipirinhas de cachaça e vodka com um visual fantático!

Endereço: Av. Lúcio Costa, Praça 01 – Quiosques 01 e 02 –

Telefone: (21) 7851-9120

http://www.quiosquecavalomarinho.com.br/

Receitas incríveis e exóticas para você curtir os mais variados sabores de caipirinhas:

Caipirinha de Maçã Verde e Pimenta

Igredientes

4 fatias de maçã verde
3 gostas de molho de pimenta
1 dose de uísque envelhecido (50 ml)
1 colher de açúcar

Modo de preparo

Masserar a maçã verde e o açúcar. Logo em seguida acrescentar o uísque e as gotas de molho de pimenta. Misturar tudo em uma coqueteleira. Servir em um copo baixo para que a fruta possa ser consumida depois. Faça a decoração com uma pimenta do reino e uma fatia de maçã.

Caipirinha de tangerina e pimenta rosa

Ingredientes

5 gomos de tangerina
1 dose de cachaça
½ colher de pimenta rosa
Açúcar a gosto

Modo de preparo

Misture a tangerina e a pimenta, amassando bem, enquanto acrescenta a cachaça. Misture e adicione gelo a gosto.

Caipirinha de Lichia

Igredientes

4 lichias em conserva
1 dose de vodca (50 ml)
30 ml de elixir de rosas
1 colher de açúcar

Modo de preparo

Masserar a lichia com o açúcar e o elixir de rosas. Logo em seguida acrescentar a vodca. Misturar tudo em uma coqueteleira e servir em um copo baixo para que as frutas possam ser consumidas depois. Faça a decoração de sua preferência.

Caipirinha com mel, limão siciliano e gengibre

Ingredientes

¼ xícara (chá) de mel
Gelo a gosto
2 limões siciliano (suco)
1 colher (sopa) de gengibre fresco cortado em lâminas
6 folhas de hortelã fresca
1/3 xícara (chá) de vodca

Modo de preparo

Coloque o mel nas laterais de dentro do copo de caipirinha (como se fosse cobertura de milk shake). Adicione gelo picado no fundo do copo, depois o suco de limão siciliano, o gengibre fatiado e as folhas de hortelã. Coloque a vodca e adoce se desejar.

Caipivodca de Abacaxi com Physalis

Ingredientes

15 physalis
½ xícara (chá) de abacaxi bem docinho picado
Açúcar ou adoçante a gosto
½ xícara (chá) de vodca (ou a gosto)
4 pedrinhas de gelo

Modo de preparo

Lave bem as physalis e corte-as ao meio. Em um copo grande ou coqueteleira coloque as physalis, o abacaxi e o açúcar. Com um pilão macere as frutas com açúcar até formar uma polpa. Adicione o gelo e complete com a vodca.

Caipirinha de Romã

Ingredientes

1 xícara (chá) de semente de romã
2 colheres (chá) de xarope ou ½ xícara (chá) de suco de xarope de romã ou suco
¾ xícara (chá) de vodca
2 colheres (sopa) de hortelã fresca cortada em tirinhas
Gelo moído
Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de Preparo

Em uma coqueteleira, coloque as sementes, o açúcar, a hortelã e o xarope de romã. Macere bem com um pilão. Adicione um pouco de gelo e a vodca. Misture na coqueteleira por 1 minuto. Coloque mais gelo em um copo e complete com a caipirinha.

Caipirinha de mix de frutas

Ingredientes

8 uvas rosadas sem semente, cortada ao meio
1 carambola, cortada em fatias
1 kiwi, cortado em cubos
1 colher (sopa) de framboesa (fresca ou congelada)
½ maracujá azedo (polpa)
½ xícara (chá) vodca, saquê ou cachaça
Gelo a gosto
Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo

Coloque as frutas dentro de uma coqueteleira, adicione a vodca, gelo e o açúcar/adoçante. Misture bem (aproximadamente 2 minutos). Pode-se também colocar as frutas em um copo de caipirinha e amassá-las levemente. Sirva imediatamente.

Caipirinha de abacaxi com capim limão e gengibre

Ingredientes
1 xícara (chá) de abacaxi cortado em cubos
2 colheres (sopa) de gengibre fresco, sem casca cortado em fatias finas
3 talos de capim limão fresco (capim santo/erva cidreira)
1 xícara (chá) de vodca ou cachaça
Açúcar, mel ou adoçante a gosto
Gelo moído

Modo de preparo

Macere o abacaxi, gengibre, capim limão e o açúcar. Adicione o gelo moído e complete com a vodca.

Caipirinha de manga, gengibre e pimenta dedo da moça

 

Ingredientes

50 gr de manga picada

1 cm de gengibre

1 pimenta dedo de moça pequena sem sementes

½ xícara (chá) de vodca, saquê ou cachaça

Açúcar a gosto

Gelo picado

Modo de preparo

Macere a manga, o gengibre e a pimenta no açúcar. Acrescente a vodca, saquê ou cachaça e o gelo. Misture bem.

 

 

Precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Faça sua reserva clicando no banner do Booking no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão do Booking. Você reserva uma ótima hospedagem com preço bacana e ainda contribui com a manutenção do blog.

Seguro viagem brasil 728x90

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.