A meio caminho entre o Rio (176 km) e São Paulo (279 km), Penedo é a única colônia finlandesa no Brasil e os primeiros finlandeses chegaram à cidade na década de 20. Os costumes da colônia continuam preservados e podem ser observados através da gastronomia, da cultura, da arquitetura enxaimel e das festas como os bailes do Clube Finlândia.

Penedo, distrito de Itatiaia, está na Serra da Mantiqueira e, a natureza é um forte atrativo com matas nativas, cachoeiras e quedas d’água cristalinas. A região oferece inúmeras atividades ligadas ao ecoturismo ou a simples contemplação.

Na região conhecida como Alto Penedo estão as quedas d’água mais conhecidas, como Três Cachoeiras e Poção do Rio das Pedras. A Cachoeira de Deus, com 15 metros é uma das mais bonitas da região.

Cavalgadas pelas trilhas desbravam rios e vales em roteiros que podem levar de uma hora a dois dias, sempre com guias.

Outra ótima opção para conhecer a região são os passeios de quadriciclo, que podem ser feitos em três roteiros diferentes. Todos levam a alguma cachoeira como a Cachoeira da Lontra (uma hora e meia), Cachoeira Três Bacias (50 minutos) ou a Cachoeira de Deus (uma hora e meia).

Mais uma razão para subir a Mantiqueira é a sensacional gastronomia com forte influência da cozinha nórdica e destaque para as trutas que são criadas nos rios e lagos da região.

O chocolate fabricado em Penedo, da mesma forma que os sorvetes artesanais finlandeses, as geleias e os doces caseiros da região são delícias que não passam despercebidas e podem ser comprados e degustados nas muitas lojas da cidade, principalmente por perto da Pequena Finlândia.

Visitar uma das fábricas de chocolate, também é uma atividade obrigatória. As mais concorridas são a Casa do Chocolate e a Fábrica de Chocolate e em ambas é possível acompanhar, através de vidros, parte do processo de produção.

No Shopping Pequena Finlândia as lojinhas de artesanato, de doces e de chocolate são parada obrigatória antes ou depois de visitar a casa de verão do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe as crianças o ano todo.

Se todos esses motivos ainda não são suficientes, que tal uma esticada à Serrinha do Alambari, onde a natureza preservada faz da região um dos melhores lugares para caminhadas, cavalgadas e banhos de rio e de cachoeira. Os destaques da região também ficam por conta dos trutários, que além da pesca, oferecem degustação dos patês e das casquinhas à base do peixe. Entre agosto e outubro, as trilhas ficam mais belas com o colorido de milhares de borboletas que se somam aos pinheiros e quaresmeiras.

Serrinha do Alambari está a 15 km de Penedo no caminho para Visconde de Mauá. Além de Serrinha do Alambari, Itatiaia, Visconde de Mauá, Maromba e Maringá são destinos a curta distância que valem a pena conhecer se você tiver um pouco mais de tempo.

O Parque Nacional de Itatiaia está a apenas 13 km de distância e oferece 30 mil hectares de mata nativa preservada com belas cachoeiras e uma rica fauna e flora. Na parte baixa do parque, trilhas conduzem às quedas d´água e mirantes, enquanto que na parte alta, a mais de 2.200 metros de altitude, os atrativos são os picos das Agulhas Negras e das Prateleiras.

As charmosas vilas de Visconde de Mauá, Maromba e Maringá estão a 30 km de distância e são alguns dos destinos de inverno mais concorridas da região. Encravadas dentro da Serra da Mantiqueira, possuem várias quedas d´água, como as do Vale do Alcantilado e para os mais corajosos, programas radicais como o tobogã da Cachoeira do Escorrega. A gastronomia e a hotelaria são pontos fortes nesses destinos com restaurantes estrelados e pousadas de luxo.

Compras

Chocolates, doces, geleias e sorvetes, artesanato em tear, velas aromáticas, artigos em madeira e peças para decoração entre outras coisas lindas do artesanato local. Roupas e outros itens em couro podem ser comprados na Av. Mangabeira, e eu recomendo, pois os preços são ótimos!

Como chegar

De carro

Tanto quem vem do Rio de Janeiro como quem vem de São Paulo segue pela Via Dutra (BR-116) até a saída 311. Daí siga pela RJ-163, entre Itatiaia e Resende.

De ônibus

Saindo do Rio de Janeiro, a empresa Cidade do Aço faz o trecho Rio/Penedo.

Saindo de São Paulo, a Viação Cometa faz o percurso até Itatiaia. A partir de Itatiaia, ônibus urbanos da Viação Penedo (3381-8861) cobrem o percurso Itatiaia/Penedo.

De avião

O aeroporto mais próximo fica no Rio de Janeiro, a 176 quilômetros.

Circulando na cidade

Para circular pelo centro de Penedo, onde ficam os restaurantes, shoppings e lojas, o melhor é caminhar a pé. Já para curtir a natureza, conhecer as cachoeiras, a Serrinha do Alambari e o entorno da região, é preciso um carro.

Informações Úteis

Portal Turístico

Av. Casa das Pedras, s/n – Trevo principal

Tel.: +55 24 3351-1704

Banco

24 Horas – Supermercado Praça Finlândia e Posto Shell (ao lado do Portal Turístico)

Passeio de Quadriciclo:

Haras Karamuru: Av. das Mangueiras, 2.671

Tel.: +55 24 3351-2210

From Penedo: Rua Finlândia, 150

Tel.: +55 24 3351-1380

Fábricas de Chocolate:

Casa do Chocolate

Av. Casa das Pedras, 10

Fábrica de Chocolate

Praça Finlândia, s/n

Leia tudo sobre Penedo e siga-nos também no Facebook e no Instagram.

3 Responses

  1. Claudia

    Adorei as dicas.Importante saber q só tem 2 caixas em Penedo e as vezes 1 ainda fica sem funcionar.Os passeios aqui são todos no dinheiro não aceita cartões.Dica importante para os viajantes.

    Responder
    • Filipe74

      Pra evitar perder tempo tirando dinheiro, melhor trazer um pouco para algumas despeseas. Mas a maioria do comércio e hotéis aceita cartão de crédito / débito.
      Penedo acabou de receber um novo asfaltamento no centro e está de portas abertas para receber os turistas que quiserem conhecer um pouco desse pedaço da Europa encravado na Mata Atlântica do Sul Fliminense.

      Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.