Um roteiro irresistível para os apaixonados!

Em meio às paisagens selvagens, praias de areia branca, cenários bucólicos e cidadelas com feiras ao ar livre, a região está repleta de lugares românticos a serem explorados.

A Provence é um tradicional destino procurado por casais apaixonados, seja em lua de mel, em uma fugida de final de semana ou durante as férias.

Para tornar a sua visita à Provence ainda mais especial selecionamos um roteiro com as cidades mais românticas da região e o ponto de partida é Aix-en-Provence.

Reserve seu hotel em Aix-em-Provence.

Em Aix-en-Provence, a cidade das mil fontes, o romantismo está em toda parte!

Deixe-se encantar com o dourado das pedras das fachadas e com o verde transparente das fontes enquanto caminha pela cidade e, quando cansar, descanse a sombra dos plátanos.

Percorra a cidade antiga, o cours Mirabeau, e o Quartier Mazarin parando nos cafés, livrarias, jardins e mercados.

Aix-en-Provence é um livro de história a céu aberto. Basta passear a pé para descobrir seu excepcional patrimônio arquitetural e cultural.

No terraço de um café ou de um restaurante, nas feiras coloridas, você experimentará a arte de viver à Provençal.

Preferido dos apaixonados, o Jardin de la Bastide de Romégas, construídos em 1660,  tem arranjos de plantas suntuosos, bosques, pinheiros centenários, fontes e flores de Angélica que fazem deste um passeio obrigatório e encantador. Além da arquitetura do século XVII, típica de Aix, o jardim oferece uma vista de tirar o fôlego da montanha Sainte-Victoire.

Se afastando um pouco Aix, você encontra uma paisagem tipicamente provençal pontuada por ciprestes, vinhedos e oliveiras. Viaje nas paisagens de Cézanne!

Visite os vilarejos nas alturas, os locais históricos e faça passeios gastronômicos para degustar os produtos da região.

Em Bouc Bel Air, os Jardins d’Albertas são também uma visita obrigatória. Nele, músicos, pintores e dançarinos fazem parte da decoração dando ao lugar uma atmosfera romântica e única.

Percorrendo a região de Aix, os apaixonados podem fazer um pique nique aos pés da montanha Sainte-Victoire, apreciada pela vista panorâmica como símbolo da Provence no sul da França.

Em cerca de uma hora chega-se a Les Baux de Provence, uma das regiões vinícolas mais famosas do país, onde são produzidos os vinhos de Côte Du Rhône, como o Chateauneuf Du Pape. A cidade também é famosa pelos ciprestes no Vale do Rhôdano, que tanto inspiraram Van Gogh.

Se vier a região entre meados de junho e início de agosto, será possível deslumbrar-se no percurso de, aproximadamente 100 km, entre Aix-en-Provence e Moustiers-Sainte-Marie que passa pela cidade de Valensole, onde ficam as plantações de lavanda da região. Elas exalam um perfume delicioso e compõem uma paisagem paradisíaca, emolduradas pelas colinas onde se encontra a cidade de Moustiers.

A parada seguinte é na mais rústica, porém igualmente romântica, Moutiers-Sante Marie, que está localizada entre campos de lavanda e as Gorges du Verdon, os desfiladeiros do rio Verdon que tem 175 km de extensão e que alimenta o belo lago de Sainte-Croix. Listada como um dos mais belos vilarejos da França, Moutiers-Sante Marie é conhecida pela faiança, um tipo louça branca finamente decorada e um orgulho da região.

Reserve seu hotel em Moustiers-Sainte-Marie.

A cidade é perto de Gorges du Verdon, que é também um lugar belíssimo e perfeito para os apaixonados.

Além disso, Moutiers-Sante Marie, conta com os atrativos de toda cidade turística francesa como cafés, restaurantes e lojinhas de lembranças.

Entre o topo de duas colinas, pendurada por longas correntes e situada logo acima da capela de Notre-Dame-du-Beauvoir está a Estrela de Moustiers. Até o momento, 11 estrelas foram penduradas no local, uma após a queda da outra, e a estrela que é vista atualmente na cidade data de 1957 e mede 1,25m.

Depois de curtir essa região, siga para o sul em direção a Côte d’Azur que tem um dos melhores roteiros à beira mar da Europa.

Entre os vinhedos da Provence e os Alpes Marítimos, a Côte d’Azur é a mais completa tradução do savoir-vivre mediterrâneo. Picasso, o gênio cubista, passou seus últimos anos na região, que também foi fonte de inspiração para pintores como Matisse e Marc Chagall, além de lar de figurinhas do quilate de Brigitte Bardot, Charles Chaplin e Jean Cocteau.

Faça uma parada em Porquerolles, a maior das três ilhas d’Hyères, no Mar Mediterrâneo. As praias de areia branca, palmeiras e terra selvagem se encarregam de fazer a sedução e garantir que os apaixonados vivam momentos inesquecíveis.

Reserve seu hotel em Porquerolles.

Ao norte da ilha, magníficas praias de areias finas e mar transparente são irresistíveis; enquanto ao sul, as falésias sobre o mar, riachos e picos. Você pode admirar esse ambiente selvagem do farol, com uma vista de 360 graus, de tirar o fôlego!

A partir daí, siga em direção para Nice fazendo uma parada em Cannes e Antibes.

Nice, com localização estratégica é a cidade mais indicada para servir de base para sua exploração na região, além disso, a cidade merece bem mais do que um dia da sua atenção.

A vocação artística de Nice vem desde os tempos em que o pintor Henri Matisse adotou a cidade para morar e, o museu em sua homenagem, em um bairro afastado do centro, é uma visita imperdível.

Reserve seu hotel em Nice.

Beirando a praia de pedrinhas, que tem um bom trecho aberto ao público e até um pouquinho de areia em sua parte norte, o Promenade des Anglais é a maior demonstração da pompa local, num desfile de casarões impressionantes e hotéis com diárias que chegam a quatro dígitos. A avenida culmina na colina coroada pelo Château de Nice, do século 11, de onde se tem uma vista fabulosa para a praia e a marina.

A Place Messena é uma das mais originais da França, com piso quadriculado e esculturas do artista catalão Jaume Plensa posicionadas sobre pedestais altíssimos. Este é o ponto de partida para um passeio romântico explorando o lindo centrinho e o parque que cobre o leito do rio Paillon.

Em Cannes aproveite o charme do centro antigo, o Suquet, em torno do castelo medieval. Na praia, que tem areia, estão alguns dos beach clubs mais badalados da Riviera.

Um passeio pelo chiquérrimo Boulevard de la Croissete, que é um grande shopping Center de luxo a céu aberto é obrigatório na cidade do festival de cinema mais famoso do mundo.

Vale dar uma passadinha em Antibes, diante do mar que inspirou Picasso em sua A Alegria de Viver, famosa tela em que predominam o azul e o amarelo solar. A principal atração da cidade é o antigo ateliê do pintor, convertido em museu, além de reminiscências da vila de pescadores evidentes nos barcos ancorados na orla, o que dá o toque romântico ao lugar.

Um trecho cinematográfico da viagem é entre Nice e Èze, passando sobre a mítica cidadezinha de Saint-Jean-Cap-Ferrat.

Localizado no alto de uma colina, Èze é um vilarejo medieval de menos de 3 mil habitantes, com ruelas tomadas por galerias de arte, lojinhas e cafés, que rodeiam as ruínas de um castelo e uma igreja. Uma das sedes das fábricas de perfumes Galimard e Fragonard, o povoado é um dos pontos mais altos da região.

Com fôlego, vale descer até a estação de trem Èze-sur-Mer pela trilha de uma hora com o nome de Nietzsche, o filósofo alemão, que viveu ali no século 19.

Saint-Paul-de-Vence, a 18 quilômetros de Nice, é outro presente para os apaixonados. A vila foi moradia do pintor Chagall, que está sepultado lá. Um ótimo museu, o Fondation Maeght, vale ser visitado.

Apenas uma ladeira de 8 km separa Èze da exuberância de Mônaco, o segundo menor país do mundo depois do Vaticano. Edifícios de luxo e uma orla do Mediterrâneo lotada de iates gigantes compõe o cenário do principado que exibe o mais exclusivo circuito da Fórmula 1, no mês de maio.

Do alto da parte antiga de Mônaco, onde está o palácio do príncipe Albert II, se tem a melhor vista e, com certeza, jamais será esquecida!

Mesmo que você não goste de jogos, faça uma visita ao Cassino de Monte Carlo, construído em 1863 por Charles Garnier, o arquiteto da Ópera de Paris.

Sente no Café de Paris e observe o vai e vem do luxo que circula pelo principado, nas pessoas e carros fabulosos.

Programe sua viagem com tempo, pois nesse roteiro existem muitas cidades próximas às citadas que merecem um tempinho para serem exploradas. Assim você aproveitará muito mais esse roteiro romântico!

 

Reserve seu hotel na Provence com o Booking, nosso parceiro e onde eu sempre faço nossas reservas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.