Neste post vou mostrar cada atrativo de Puerto Madero, dique por dique e para você ter um panorama geral do bairro, não deixe de ver a primeira parte: Um passeio em Puerto Madero.

Escuela de Bellas Artes de la Cárcova

É a sede do “Museu de Calcos”, onde são exibidas reproduções de esculturas clássicas em tamanho natural. Também funcionam oficinas e salões de aula. No parque interior, há uma fonte “mourisca”, árvores antigas e uma “parrilla” (churrascaria).

Fuente de las Nereidas (Fonte das Nereidas)

Uma obra belíssima da artista Lola Mora (1866-1936), considerada uma das melhores fontes de Buenos Aires. A fonte esculpida em mármore de Carrara, é um tributo às mulheres da Argentina, que são representadas por Vênus (deusa grega). A obra estava destinada à “Plaza de Mayo”, mas os nus causaram polêmica e foi colocada na Avenida Leandro N. Além, onde esteve durante quinze anos, quando foi levada para a Costanera Sur. Lola Mora foi o primeiro artista escultor argentino a se tornar famoso, muito corajosa e a frente de seu tempo, foi duramente criticada, somente sendo reconhecida após sua morte.

Reserva Ecológica

Um lugar totalmente fora do circuito turístico e cheio de beleza e encanto. A maior área verde de Buenos Aires merece uma manhã em qualquer roteiro pela cidade. Fomos apresentados a essa maravilha da natureza em pleno centro urbano por um amigo que queria nos mostrar o que os portenhos fazem em seus finais de semana ensolarados.

3

Sem a intervenção humana, a fauna e a flora locais foram colonizando terrenos ganhos do rio durante a década de 1970. Em 1986, o governo portenho elevou a zona à categoria de Reserva Ecológica. É um parque onde as pessoas vão para tomar sol, caminhar, andar de bicicleta, praticar esporte etc. Há passeios guiados durante o dia e a noite.

Costanera Sur

Passeie descompromissadamente pela Costanera, você se surpreenderá com uma paisagem linda da Reserva, de Puerto Madero com suas belíssimas e modernas torres envidraçadas, vistas por outro ângulo, apreciará enormes árvores centenárias e sentirá um delicioso cheiro de parrilla no ar vindo dos quiosques, o que lhe despertará o interesse para a outra margem de Puerto Madero… Nessa extensa e larga calçada ao longo da Reserva Ecológica, os portenhos correm, caminham, andam de patins e simplesmente se entregam às parrillas e empanadas nos quiosques que estão ao longo dos cerca de 20 quarteirões da Costanera. Vários monumentos e esculturas foram colocados na Costanera Sur: o Monumento ao Plus Ultra, o Monumento à Espanha, a Estátua de Luis Viale e a Fonte das Nereidas. Também se encontra na Costanera Sur, a Reserva Ecológica de Buenos Aires e o Museu de Calcos da Escola de Belas Artes Ernesto de la Carcova.

Edifício Malecón

Dique 1

Construído em 1999, foi projetado por um dos escritórios de arquitetura mais importantes dos Estados Unidos. O Edifício Malecón é considerado o primeiro edifício inteligente e com arquitetura sustentável em Puerto Madero e um dos primeiros em Buenos Aires. Também era uma novidade na época de sua construção o uso do alumínio para a caixa, sendo este o primeiro edifício em que se aplica este método no Mercosul.

Igreja Nuestra Señora de la Esperanza

Dique 2

Desenhada pelos arquitetos Poli, Casano e Zubillaga, foi inaugurada na década de 1900. O design do templo, com elementos de estilo românico – muros de tijolos, teto de madeira– assemelhando-se a arquitetura do porto. A nave circular possui um altar principal envidraçado voltado para os jardins e uma lagoa, em analogia a cidade de Buenos Aires, situada nas margens do Rio da Prata.

Molino Porteño (Moinho Portenho)

Dique 2

Na margem Leste do dique está localizado o Moinho Portenho, cuja construção é de 1891. Elaborou farinhas até 1956. Seu estilo, expoente da arquitetura funcional portuária foi declarado parte do patrimônio nacional.

Monumento al tango

Dique 2

O Monumento ao Tango é uma estrutura de aço que evoca as dobras do acordeão e tem um design dinâmico inspirado na dança. É um trabalho abstrato de três metros e meio de altura com a forma de “fole”, que está se referindo ao “bandoneoninstrumento”, emblemático do Tango. Inaugurado em no Dia da Música, em 2007.

Edifício Molinos Rio de la Plata (Moinhos Rio da Prata)

Dique 3

Eram os antigos silos do porto, concluídos em 1902, A construção acompanhou a época mais próspera do Porto de Buenos Aires e permitiam organizar a carga e descarga dos produtos segundo o tempo de armazenagem.

Buquê (barco) Museo Fragata Sarmiento

Dique 3

A fragata Presidente Sarmiento tornou em 1897 o primeiro navio de treinamento da Argentina construído especificamente para este fim. Construído na Inglaterra, fez 39 viagens ao redor do mundo. Hoje é ancorado e funciona como museu.

Puente de la Mujer (Ponte da Mulher)

Dique 3

É, sem dúvida, uma bela ponte e tanto durante o dia como a noite, proporciona um visual espetacular. Primeira obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava construída na América Latina, a ponte pedonal gira 90 graus para permitir a passagem dos navios. Sua construção levou 12 meses e foi concluída em 2001. Foi transportada, em partes, da Espanha para Buenos Aires em vários embarques.

A estrutura de plástico da obra é interpretada pelo autor como a figura de um casal dançando tango, onde o mastro representa o homem e a silhueta curva da ponte, a mulher.

Monumento a Cristóvão Colombo e Parque Colón

Sua construção foi impulsada por Antonio Devoto, um próspero imigrante italiano, em razão do centenário da independência argentina. A obra é do escultor Arnaldo Zocchi e foi inaugurada em 1921. A figura de Colombo, em mármore de Carrara, pesa 38 toneladas e mede 6,25 metros de altura.
O monumento conserva marcas dos projéteis disparados durante o bombardeio à Praça de Maio de 1955, quando aviões da Marinha tentaram desalojar à força o Presidente Perón.

Hilton Buenos Aires

Dique 3
O hotel possui uma proposta arquitetônica que muda a paisagem do bairro e uma infraestrutura de eventos que pode atender a uma grande demanda. Conta com um “foyer” envidraçado de 600 m² e 421 aposentos.

O Hilton se contrapondo as enormes torres do bairro. Em frente, o Iate Clube.

O Hilton se contrapondo as enormes torres do bairro. Em frente, o Iate Clube.

Antena Monumental ou Mastro dos Italianos

Este monumento foi erguido em comemoração a visita do príncipe Umberto di Savoia, Coroa da Itália, feita na Argentina em 1924. Trás uma mensagem de gratidão para com o “povo hospitaleiro argentino . O autor da obra foi Gaetano Moretti, que realizou a pedido do Governo italiano como um tributo a Argentina.

O monumento é decorado com figuras de bronze e inscrições em latim e italiano, e coberto com a figura do Leão Alado de São Marcos, inspirado no de Veneza.

Estação Puerto Madero

À estação chega um serviço de trens de alta categoria (com ar condicionado e música funcional) que aproveita o túnel de 1912 que une o porto com o Oeste de Buenos Aires.

Buquê (barco) Museo Corbeta Uruguay

Dique 4

Foi construído pelos estaleiros britânicos e adquirido em 1872 pelo presidente Sarmiento. Entre 1898 e 1961 foi o barco-escola da Armada Argentina. Possui 85 metros de comprimento e 13,3 metros de largura. Em 1991 foi à Antártida para resgatar a expedição sueca do Antártico que havia naufragado aprisionada pelo gelo. Atualmente integra com a Fragata Sarmiento, o Museu do Mar e de Navegação.

Museu Fortabat

Dique 4

O museu foi fundado em 2008 pela empresária e colecionadora Amalia Fortabat, com 96 anos, que está entre as mulheres mais ricas de todo o país. Amante inveterada das artes plásticas, pode ter sido uma das maiores colecionadoras particulares de obras de artistas argentinos. Ela contratou o arquiteto Rafael Viñoly para construir uma sede para essa coleção particular no dique 4 de Puerto Madero. O prédio foi construído para aproveitar ao máximo a luz natural e demorou dez anos para ser terminado.

A entrada custa 15 pesos e o museu funciona de terça a domingo, das 12 às 21h. As visitas guiadas em espanhol acontecem todos os dias às 15 e às 17h. Não há visitas em português.

A coleção conta com obras de várias épocas e países, desde um classicismo do século XIX até obras modernas, incluindo um retrato da própria colecionadora feito por Andy Warhol. São quatro andares de quadros e algumas esculturas ou objetos da Antiguidade como máscaras egípcias e vasos gregos.

Torre Repsol-YPF

A Torre Repsol-YPF é um edifício de escritórios pertencente a empresa petroleira espanhola com sede em Madri, Repsol-YPF. Foi inaugurado no final de 2008 e o curioso é que o edifício tem um bosque de eucaliptos do 26º andar até 31º.

Monumento a Fangio

Comemorando 10 anos da morte do penta campeão mundial, a DaimlerChrysler Argentina, Repsol YPF e a Fundação Fangio fizeram a doação de um monumento a Juan Manuel Fangio, com sua Flecha de Prata, o lendário Mercedes-Benz W196.

O monumento foi colocado no Boulevard Azucena Villaflor, entre Juana Manso e Paine Aime, em frente ao novo edifício da DaimlerChrysler Argentina. Criado pelo artista catalão Joaquim Sabaté Ros, o monumento fundido em bronze, pesa mais de 3 toneladas.

Não tenha pressa… Puerto Madero tem muito a lhe apresentar e entre um passeio e outro, faça um “pit stop” num dos muitos e diversificados restaurantes do bairro.

Reserve seu hotel em Buenos Aires com o Booking, nosso parceiro e onde eu sempre faço nossas reservas.

Sua Viagem começa aqui! Planeje conosco!!!

Reserve seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem

Alugue seu carro no Rio com a Rentalcars

Compre passeios e excursões com Ticketbar

 

Gostou desse artigo? Então leia outras postagens publicadas sobre Buenos Aires.

Siga o Cruzando Mundo no Instagram, no Twitter e curta a nossa fanpage no Facebook

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Ao reservar seu hotel pelos links dos posts, pelos banners do site Booking.com ou clicando aqui, o blog recebe uma pequena comissão, o que nos ajuda a mantê-lo atualizado e você não paga nada mais por isso.

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.