Sim, o rio Tejo por si só é uma grande atração! Um dos principais e mais famosos rios do mundo, o Tejo é o rio mais extenso da Península Ibérica, nascendo na Serra de Albarracín, na Espanha, a 1593 metros de altitude, e desaguando no Oceano Atlântico, formando um estuário em Lisboa depois de percorrer 1.007 quilômetros.  

Do estuário do Tejo, a atual região de Belém, partiram as naus e as caravelas dos navegadores que realizaram os descobrimentos portugueses.

No dia do terremoto de 1755, uma onda assolou a cidade, fazendo o rio subir inundando Lisboa, além de outras localidades em suas margens.

Em Lisboa, o estuário do Tejo é atravessado por duas pontes: A Ponte 25 de Abril, uma das maiores pontes suspensas da Europa com quase 2 km. A 25 de Abril é também a mais antiga, inaugurada em 1966 como Ponte Salazar, ligando a capital à cidade de Almada. E Ponte Vasco da Gama com cerca de 17,2 km de comprimento, inaugurada em 1998, ligando Lisboa a Alcochete, Moita e Montijo.

O local mais largo do rio chama-se Mar da Palha, um lago e fica entre Lisboa, Vila Franca de Xira e Benavente.

A Reserva Natural do Estuário do Tejo, com sede em Alcochete, criada em 1916 com uma área de 14 560 hectares, é local de nidificação de várias espécies de aves. Golfinhos também podem ser avistados desde que a poluição do rio melhorou.

Ao longo do rio encontram-se diversos monumentos erigidos praticamente na sua margem, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, sendo os dois ícones do estilo manuelino, declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco; a Praça do Comércio, uma das maiores da Europa com cerca de 36.000 m²; e no seu final, praticamente na fronteira com o mar, encontra-se uma pequena ilha com o Forte de São Lourenço e o Farol do Bugio.

É possível admirar o Tejo de diversas formas: Do altos dos diversos miradouros da cidade, navegando pelo rio, atravessando suas pontes ou da maneira mais simples e deliciosa, caminhando ao longo de suas margens!

Sua Viagem começa aqui! Planeje conosco!!!

Reserve seu hotel em Lisboa com o Booking

Faça seu Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem

Alugue seu carro com a Rentalcars

Compre passeios e excursões com Ticketbar

 

Gostou desse artigo? Então leia outras postagens sobre Lisboa.

Siga o Cruzando Mundo no Instagram, no Twitter e curta a nossa fanpage no Facebook

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Ao reservar seu hotel pelos links dos posts, pelos banners do site Booking.com ou clicando aqui, o blog recebe uma pequena comissão, o que nos ajuda a mantê-lo atualizado e você não paga nada mais por isso.

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.