As férias de verão na Europa estão se aproximando e muitos brasileiros procuram visitar o continente nessa época, pois o clima é mais próximo do nosso, além de coincidir com as férias escolares de julho, por aqui.

É bom ficar atento a todos os detalhes para a sua viagem transcorrer como você deseja, um sucesso!

O passaporte é documento obrigatório para os brasileiros entrarem na Europa e, desde 2013 o Conselho da União Europeia estabeleceu novas regras para o ingresso de estrangeiros no continente. Das novas regras, duas se aplicam à validade do passaporte:

  • A validade do passaporte deve ser maior do que três meses após a saída do continente.

O passaporte do viajante tem que ter, no mínimo, três meses de validade a partir da data de saída do território europeu. Assim sendo, se você pretende fazer uma viagem à Europa em novembro de 2015 e retornar ao Brasil em 15 de janeiro de 2016, por exemplo, a validade do passaporte deve ser, pelo menos, até o dia 15 de abril de 2016.

O ideal é se informar com o consulado do país ou dos países por onde passará.

A Inglaterra, por exemplo, não faz parte do acordo e o prazo de validade do passaporte é de seis meses. Já na República da Irlanda, o passaporte deve ter, no mínimo, um ano de validade. 

  • O passaporte tem que ser emitido nos últimos dez anos.

Essa segunda norma estabelece que o passaporte do viajante deva ter sido emitido nos últimos dez anos. Entretanto, não se aplica aos viajantes brasileiros, uma vez que a validade do passaporte é de apenas cinco anos.

Outra exigência para quem pretende desembarcar na Europa é o Certificado de Schengen, um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30 mil euros (aproximadamente 88 mil reais) que é exigido de turista para garantir atendimento médico em caso de doença ou acidente.

Reserve seu hotel com a gente!!!

Temos uma parceria com o Booking.com e reservando através do blog você ajuda a mantê-lo, pois ganhamos uma pequena comissão e você conta com a qualidade de um dos líderes em reservas on line sem pagar mais por isso. Clique aqui!

2 Responses

  1. Viviane Martins

    OIá Katia, tudo bem?
    Você sabe me dizer se esta regra da validade do passaporte, que deve ter pelo menos a partir de 3 meses após saída do país, ainda está válida?
    Meu tio viajará em 5 setembro para Europa e voltará dia 19 setembro ao Brasil. Seu passaporte vence em 20 março 2017. Está dentro do período de validade tanto para 3 quanto para os 6 meses, certo?

    Responder
    • Katia Braga
      Katia Braga

      Olá Viviane, tudo bem e você?
      A princípio, está perfeitamente dentro do prazo para os países que fazem parte do Tratado de Schengen, entretanto, alguns países como Inglaterra e Irlanda têm prazos diferente. Acrescentei essa informação agora no post. É sempre bom consultar o site do consulado ou entrar em contato por telefone.

      Abs,
      Kátia

      Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.